terça-feira, 5 de outubro de 2021

Altamiro Carrilho - 11 Discos

Altamiro Aquino Carrilho

* 21/12/1924

+ 15/8/2012

Filho de Lyra de Aquino Carrilho e Octacilio Gonçalves Carrilho, cirurgião dentista que gostava de ajudar as pessoas menos favorecidas. Membro de uma família de oito irmãos, entre eles, o flautista Álvaro Carrilho. Seu avô materno, Carlos Manso de Aquino, era tão apaixonado por música que ao nascer sua primeira filha lhe deu o nome de Lyra. Nome também de sua banda: Lyra de Orion - que tocava no coreto da praça onde as famílias da cidade se reuniam para ouvir e aplaudir.

Aos 15 anos mudou-se com a família para São Gonçalo (Niterói), no Rio de Janeiro. Logo depois, a família transferiu-se para o bairro de Bonsucesso, subúrbio do Rio de Janeiro. Trabalhou como farmacêutico e continuou seus estudos de música à noite, até conseguir comprar uma flauta de segunda mão. Consagrado no Brasil inteiro, é considerado uma lenda viva do choro, tendo se apresentado em mais de 48 países, sempre com absoluto sucesso.

Cidadão Carioca (título concedido pela Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro). Com mais de uma centena de discos gravados, considerava-se discípulo de Patápio Silva. Faleceu aos 87 anos de idade, em uma clínica no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, devido a problemas respiratórios.

Em 1938, integrou a banda de seu avô "Banda Lira de Arion", na qual tocava caixa de guerra. Pouco tempo depois, tocando flauta, venceu com maestria o programa de calouros de Ary Barroso. No ano de 1943, participou pela primeira vez de uma gravação, na ocasião, no disco de Moreira da Silva. Três anos depois, a convite de Ademar Nunes, foi contratado pela Rádio Sociedade Fluminense, atuando na orquestra da emissora. Em 1946, passou a integrar o conjunto de César Moreno, com o qual atuou nas rádios Tupi e Tamoio. No ano de 1948, na Rádio Tupi, integrou o conjunto de Rogério Guimarães.

Em 1950, formou seu primeiro conjunto e atuou com o mesmo na Rádio Guanabara. Em 1951, Canhoto o convidou para fazer parte de seu regional. Na ocasião, substituiu Benedito Lacerda. Neste mesmo ano, participou do filme "Mulher do Diabo", de Milo Marbisch. No ano de 1955, formou a Bandinha de Altamiro Carrilho, com a qual gravaria dezenas de discos, sempre com muito sucesso. No mesmo ano, teve o baião "Elegante" e o samba "Viva o samba" gravados em interpretação de cítara por Avena de Castro em disco Copacabana. No ano seguinte, com a gravação de seu maxixe "Rio antigo", no LP homônimo, vendeu quase 980 mil cópias. Por essa época, manteve, com sucesso, um programa na TV Tupi, em horário nobre. Neste mesmo ano seu programa "Em tempo de música" obteve altos índices de audiência lançando definitivamente sua bandinha à nível nacional. No ano de 1957, afastou-se do Regional do Canhoto. Em 1958, foi agraciado com o troféu Microfone de Ouro, instituído pela revista Radiolândia, depois de escolhido por um júri de críticos especializados e representantes de agências de propaganda como o "Melhor instrumentista do ano" no Rádio.

Em 1960, sua composição "Dúvida cruel", parceria com Del Loro, foi gravada por Gilberto Alves no LP "Ontem e hoje" da gravadora Copacabana. Em 1962, lançou pela gravadora Copacabana o LP "O melhor para dançar - Flauta e órgão" no qual interpretou em dueto com o maestro e instrumentista Aloysio Figueiredo as composições "Melodia in F", de A. Rubinstein, "Jalouise", de J. Gade, "Mulata assanhada", de Ataulfo Alves, "Around the world", de V. Young e H. Adamson, "O barquinho", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, "Meu destino em suas mãos", de Nello Nunes e Lúcio Cardim, "Palhaçada", de Haroldo Barbosa e Luis Reis, "Never on Sunday", de Hadjiakis e Larue, "Per omnia saecula saeculorum amen", de Miguel Gustavo, "Frenesi", de Alberto Dominguez, "Poema das mãos", de Luis Antônio, e "Caravan", de Mills, Duke Ellington e Tizol. Em 1963, excursionou pela Europa e União Soviética, onde foi aplaudido de pé, sendo considerado pela crítica como um dos melhores solistas de flautim do mundo.

Morou no México por um ano e excursionou por vários países da América do Sul e nos Estados Unidos. Apresentou-se também no Chile, Bermudas, E.U.A, Japão, Portugal, Espanha, Noruega e França. Em 1971, convidou Maurício Carrilho, filho de seu irmão mais novo Álvaro Carrilho (também flautista) para tocar com ele (só flauta e violão) em um programa na TV Globo.

Nos anos de 1974 e 1975, foi o responsável pelo arranjo e atuou como músico nos volumes 1, 2 e 3 da coleção "100 Anos de Música Popular Brasileira" da série "MPB 100 ao vivo - Projeto Minerva", lançados pela Tapecar, em oito LPs. Os discos foram resultado da série radiofônica dirigida por Ricardo Cravo Albin na Rádio MEC. Ainda em 1975, gravou o LP "Antologia do chorinho", muito elogiado pela crítica. No disco, fez uma seleção musical de grandes artistas do choro, incluindo entre eles Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Luiz Americano, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, K-Ximbinho, Waldir Azevedo, Bonfiglio de Oliveira e Pixinguinha. No ano seguinte, participou, ao lado do modinheiro Paulo Tapajós, do show "Do choro ao samba", também dirigido e apresentado por Ricardo Cravo Albin, realizado em várias cidades do Brasil.

Em 1977, lançou o LP "Antologia do chorinho 2". Nesta edição, gravou Rossini Ferreira, Benedito Lacerda, Nelson Alves, Catulo da Paixão Cearense, Sivuca, e seus choros "Acorda, Luiz" e "Urubu-Rei". Ainda neste ano, lançou também o LP "Antologia da flauta", elogiado na contra-capa por Ricardo Cravo Albin: "Eu apenas diria que este é seu melhor disco como solista: sua sonoridade está mais amadurecida, mais cheia e mais limpa. Sua maneira de tocar está mais contida, o que confere a alguns de seus solos novas e insuspeitáveis belezas".

Em 1983, compôs "Que saudade dele", música gravada no LP "Bem Brasil", em homenagem ao amigo Waldir Azevedo. Nesse disco, lançado no mesmo ano, gravou outras 12 composições próprias. Em 1985, participou do álbum triplo "Velhos sambas...velhos bambas". No ano de 1987, integrou o conjunto que acompanhava Elizeth Cardoso e com o qual a cantora fez, com grande sucesso, turnê por algumas cidades japonesas. 

Em 1992, comemorou 50 anos de choro lançando o LP "50 anos de chorinho", pela gravadora PolyGram. Ganhou o Prêmio Sharp de 1997 na categoria "Melhor Disco Instrumental" com o CD "Flauta maravilhosa" e lançou, no ano seguinte, o CD "Chorinhos didáticos", pelo qual o aluno de música aprende ouvindo, tocando com play back e lendo as partituras anexas ao CD. Em 1998, recebeu do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso uma Comenda Especial em reconhecimento por seu talento e sua incansável luta pela nossa música.

Em julho de 2000, realizou uma grande e elogiada apresentação no Teatro Municipal de São Paulo para comemorar os 125 anos de nascimento do chorinho. Deste show resultou a produção de um CD gravado ao vivo. Em 2001, apresentou-se em shows com seu regional - formado por cavaquinho, pandeiro e violão de 7 cordas - por diversas cidades e festivais de música do país, sempre com um repertório que inclui clássicos do choro como "Rosa", de Pixinguinha e Otávio de Souza, "Tico Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro, "Atraente", de Chiquinha Gonzaga, e "Brasileirinho", de autoria de Waldir Azevedo, além de composições próprias como "Aeroporto Galeão", "Deixa o Breque pra Mim" e "Oriental". Gravou, ao todo, mais de 70 discos e compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Em 2001, pela gravadora alemã Teldec, com produção de Rildo Hora, e juntamente com Carlos Malta, Sivuca, Henrique Cazes, Época de Ouro, Pedro Amorim, Joel Nascimento, Maria Tereza Madeira e Ademilde Fonseca, participou do disco "Chorinho". Durante os anos de 2001 e 2002, manteve um programa musical na Rádio MEC AM, no qual recebia vários convidados para lançamentos de música instrumental (principalmente choro). Em 2004, comemorou 60 anos de carreira com show no bar Mistura Fina, na Lagoa, bairro do Rio de Janeiro. Em 2005, gravou seu primeiro DVD, no Teatro Municipal de Niterói, em show no qual contou casos da música popular, além de interpretar músicas como "Samba de morro", "Enigmático", "Canarinho teimoso", "Ingênuo", "Ainda me recordo", "Flor amorosa", "Tico tico no fubá", "Espinha de bacalhau", "Pedacinhos do céu", "Na Glória", "Asa branca" e outras. No mesmo ano, apresentou-se no festival "Na cadência do choro" realizado no Circo Voador ao lado da cantora Ademilde Fonseca.

Em 2007, apresentou-se no programa "Senhor Brasil" apresentado por Rolando Boldrin na TV Cultura de São Paulo interpretando o clássico "Tico tico no fubá", de Zequinha de Abreu, e uma coletânea intitulada de "Músicas do cuco", de diversos autores. Em 2009, foi lançado em edição bilíngüe o songbook com 12 composições de sua autoria dentro da série "Clássicos do choro brasileiro". Estão presentes suas composições "Aeroporto do Galeão", "Beija flor", "Caco de vidro" e "Vivaldino". Além das partituras, acompanha o songbook um CD com as músicas com interpretações do flautista e seu regional, composto pelos músicos Pedro Bastos no violão de sete cordas, Mequinho no violão de seis cordas, Eber Freitas na percussão e Maurício Verde no cavaquinho, além dos convidados Carlos Malta, Toninho Carrasqueira, Mário Sève, Marcelo Bernardes, Dirceu Leite e Eduardo Neves. Ainda nesse ano, autografou e fez show na livraria Saraiva, no centro do Rio de Janeiro no lançamento do livro e da caixa com quatro DVS que disseca sua obra e que foi intitulada de "A fala da flauta". Também, em 2009, prestou depoimento ao Museu da Imagem e do Som dentro do projeto Depoimentos para a posteridade daquela entidade. O depoimento feito na Sala Glauber Rocha foi feito perante uma mesa formada por Ana de Hollanda, Beth Carvalho, o gaitista Maurício Einhorn, e os bandolinistas Déo Rian e Bruno Rian. Na ocasião contou diversas histórias de sua vida, desde a mais tenra idade, e lembrou que certa feita, ainda criança pediu uma flauta de presente de natal e ao ganhá-la trancou-se no quarto para tocá-la. No emocionante depoimento, um dos momentos mais marcantes foi quando o amigo Maurício Eihorn lembrou que certa vez, passando por dificuldades financeiras foi pedir ajuda ao flautista que além de lhe emprestar dinheiro dividiu com ele o que havia na geladeira.

Em 2010, foi eleito integrante da ACAM (Arquivo Público Nacional), sendo recebido (como padrinho) por Ricardo Cravo Albin. No mesmo ano, teve quatro gravações suas incluídas na coletânea "Chorinho do Brasil - Vol. 2", da Warner Music, "Quem é Bom Já Nasce Feito", com Ari Duarte; "Urubu rei"; "Esquerdinha na gafieira", e "Saliente", este último, parceria com Armando Nunes. Em 2011, foi lançado pelo selo Discobertas em convênio com o ICCA - Instituto Cultural Cravo Albin a caixa "100 anos de música popular brasileira" com a reedição em 4 CDs duplos dos oito LPs lançados com as gravações dos programas realizados pelo radialista e produtor Ricardo Cravo Albin na Rádio MEC em 1974 e 1975. Nesses CDs estão incluídas suas gravações em solo de flauta para os volumes 1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8. Nesses discos, conforme informações do encarte originais, "foi não só o maestro responsável pelos arranjos, como também é o principal solista instrumental, no que ele, aliás, se confirma como um dos maiores músicos do Brasil em todos os tempos".

Em 2012, apresentou-se no Sesc Santana, em São Paulo, juntamente com os grupos Bora Barão e Choro da Casa, que são integrante do Movimento Sincopado, um coletivo de chorões de São Paulo. O show contou ainda com a presença do violonista Ruy Weber. Nesse show, interpretou composições suas como "Aeroporto do Galeão" e "Rio Antigo".


Son of Lyra de Aquino Carrilho and Octacilio Gonçalves Carrilho, dentist who liked to help the less fortunate. Member of a family of eight brothers, including flutist Álvaro Carrilho. His maternal grandfather, Carlos Manso de Aquino, was so passionate about music that when his first child was born he named her Lyra. Also his band's name: Lyra de Orion - who played in the bandstand in the square where the city's families gathered to listen and applaud. 

At age 15, he moved with his family to São Gonçalo (Niterói), in Rio de Janeiro. Soon after, the family moved to the Bonsucesso neighborhood, a suburb of Rio de Janeiro. He worked as a pharmacist and continued his music studies at night, until he was able to buy a secondhand flute. Consecrated throughout Brazil, he is considered a living legend of choro, having performed in more than 48 countries, always with absolute success. 

Cidadão Carioca (title granted by the City Council of Rio de Janeiro). With more than a hundred records recorded, he considered himself a disciple of Patápio Silva. He died at the age of 87, in a clinic in the neighborhood of Laranjeiras, Rio de Janeiro, due to respiratory problems. 

In 1938, he joined his grandfather's band "Banda Lira de Arion", in which he played war box. Shortly thereafter, playing the flute, he masterfully won Ary Barroso's freshman show. In 1943, he participated for the first time in a recording, at the time, on Moreira da Silva's album. Three years later, at the invitation of Ademar Nunes, he was hired by Rádio Sociedade Fluminense, playing in the station's orchestra. In 1946, he joined César Moreno's group, with which he worked on Tupi and Tamoio radios. In 1948, at Rádio Tupi, he joined Rogério Guimarães' ensemble.

In 1950, he formed his first ensemble and acted with it at Rádio Guanabara. In 1951, Canhoto invited him to be part of his regional. At the time, he replaced Benedito Lacerda. That same year, he participated in the film "Devil's Woman", by Milo Marbisch. In 1955, he formed the Bandinha de Altamiro Carrilho, with which he recorded dozens of albums, always with great success. In the same year, he had the baião "Elegante" and the samba "Viva o samba" recorded in a zither interpretation by Avena de Castro on an album Copacabana. The following year, with the recording of his maxixe "Rio Antigo", on the homonymous LP, he sold almost 980 thousand copies. Around that time, he successfully ran a program on TV Tupi, in prime time. In that same year, his program "Em tempo de Música" obtained high ratings, definitely launching his little band on a national level. In 1957, he left the Regional do Canhoto. In 1958, he was awarded the Golden Microphone trophy, created by Radiolândia magazine, after being chosen by a jury of specialized critics and representatives of advertising agencies as the "Best Instrumentalist of the Year" in Radio.

In 1960, his composition "Dúvida cruel", in partnership with Del Loro, was recorded by Gilberto Alves on the LP "Ontem e Hoje" by the Copacabana label. In 1962, he released the LP "The best for dancing - Flute and organ" on the Copacabana label, in which he performed in a duet with conductor and instrumentalist Aloysio Figueiredo the compositions "Melodia in F", by A. Rubinstein, "Jalouise", by J Gade, "Mulata assanhada", by Ataulfo ​​Alves, "Around the world", by V. Young and H. Adamson, "O barquinho", by Roberto Menescal and Ronaldo Bôscoli, "My destiny in your hands", by Nello Nunes and Lúcio Cardim, "Palhaçada", by Haroldo Barbosa and Luis Reis, "Never on Sunday", by Hadjiakis and Larue, "Per omnia saecula saeculorum amen", by Miguel Gustavo, "Frenesi", by Alberto Dominguez, "Poema das Mãos" ", by Luis Antônio, and "Caravan", by Mills, Duke Ellington and Tizol. In 1963, he toured Europe and the Soviet Union, where he received a standing ovation, being considered by critics as one of the best piccolo soloists in the world. 

He lived in Mexico for a year and toured several countries in South America and the United States. He has also performed in Chile, Bermuda, USA, Japan, Portugal, Spain, Norway and France. In 1971, he invited Maurício Carrilho, son of his younger brother Álvaro Carrilho (also a flutist) to play with him (only flute and guitar) in a program on TV Globo.

In 1974 and 1975, he was responsible for the arrangement and performed as a musician in volumes 1, 2 and 3 of the collection "100 Anos de Música Popular Brasileira" of the series "MPB 100 ao vivo - Projeto Minerva", released by Tapecar, in eight LPs. The records were the result of a radio series directed by Ricardo Cravo Albin on Rádio MEC. Also in 1975, he recorded the LP "Antologia do chorinho", much praised by critics. On the record, he made a musical selection of great choro artists, including among them Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Luiz Americano, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, K-Ximbinho, Waldir Azevedo, Bonfiglio de Oliveira and Pixinguinha. The following year, he participated, alongside modinheiro Paulo Tapajós, in the show "Do choro ao samba", also directed and presented by Ricardo Cravo Albin, performed in several cities in Brazil.

In 1977, he released the LP "Antologia do chorinho 2". In this edition, he recorded Rossini Ferreira, Benedito Lacerda, Nelson Alves, Catulo da Paixão Cearense, Sivuca, and his choros "Acorda, Luiz" and "Urubu-Rei". Later this year, he also released the LP "Antologia da fluta", praised on the back cover by Ricardo Cravo Albin: "I would just say that this is his best album as a soloist: his sound is more mature, fuller and cleaner. way of playing is more contained, which gives some of his solos new and unsuspected beauty".

In 1983, he composed "Que saudade ele", a song recorded on the LP "Bem Brasil", in honor of his friend Waldir Azevedo. On this album, released in the same year, he recorded 12 other compositions of his own. In 1985, he participated in the triple album "Velhos sambas ... Velhos bambas". In 1987, he joined the group that accompanied Elizeth Cardoso and with which the singer toured some Japanese cities with great success.

In 1992, he celebrated 50 years of choro by releasing the LP "50 anos de chorinho" on the PolyGram label. He won the 1997 Sharp Award in the category "Best Instrumental Disc" with the CD "Fluta marvelous" and launched, the following year, the CD "Chorinhos didactic", through which the music student learns by listening, playing with play back and reading the sheet music attached to the CD. In 1998, she received a Special Commendation from the President of the Republic, Fernando Henrique Cardoso, in recognition of her talent and her tireless struggle for our music. 

In July 2000, she performed a large and acclaimed performance at the Municipal Theater of São Paulo to commemorate the 125 years of the birth of chorinho. This show resulted in the production of a live recorded CD. In 2001, he performed in concerts with his regional - formed by cavaquinho, tambourine and 7-string guitar - in several cities and music festivals in the country, always with a repertoire that includes choro classics such as "Rosa" by Pixinguinha and Otávio de Souza, "Tico Tico no Fubá", by Zequinha de Abreu, "Carinhoso", by Pixinguinha and João de Barro, "Atraente", by Chiquinha Gonzaga, and "Brasileirinho", by Waldir Azevedo, in addition to his own compositions such as "Aeroporto Galeão", "Deixa o Breque pra Mim" and "Oriental". She recorded, in all, more than 70 albums and composed about 200 songs of the most varied rhythms and styles. In 2001, by the German label Teldec, produced by Rildo Hora, and together with Carlos Malta, Sivuca, Henrique Cazes, Época de Ouro, Pedro Amorim, Joel Nascimento, Maria Tereza Madeira and Ademilde Fonseca, he participated in the album "Chorinho". During 2001 and 2002, she maintained a musical program on Rádio MEC AM, in which she received several guests for instrumental music releases (mainly choro). In 2004, he celebrated 60 years of his career with a show at Mistura Fina bar, in Lagoa, a neighborhood in Rio de Janeiro. In 2005, he recorded his first DVD, at Teatro Municipal de Niterói, in a show in which he told cases of popular music, as well as performing songs such as "Samba de morro", "Enigmático", "Canarinho stubborn", "Ingénuo", "Still I remember", "Flor amorosa", "Tico tico no cornmeal", "Cod spine", "Little pieces of heaven", "Na Glória", "White Wing" and others. In the same year, he performed at the festival "Na cadência do choro" held at Circo Voador alongside singer Ademilde Fonseca.

In 2007, he appeared in the program "Senhor Brasil" presented by Rolando Boldrin on TV Cultura in São Paulo, interpreting the classic "Tico tico no fubá", by Zequinha de Abreu, and a collection entitled "Músicas do cucko" by several authors. In 2009, the songbook with 12 compositions by her in the series "Clássicos do choro Brasileiro" was released in a bilingual edition. His compositions "Aeroporto do Galeão", "Beija flor", "Caco de Vidro" and "Vivaldino" are present. In addition to the scores, the songbook includes a CD with songs with interpretations by the flutist and his regional, composed by the musicians Pedro Bastos on the seven-string guitar, Mequinho on the six-string guitar, Eber Freitas on the percussion and Maurício Verde on the cavaquinho, in addition to guests Carlos Malta, Toninho Carrasqueira, Mário Sève, Marcelo Bernardes, Dirceu Leite and Eduardo Neves. Later that year, he autographed and performed at Saraiva bookstore, in downtown Rio de Janeiro, at the launch of the book and the box with four DVS that dissects his work and was entitled "A fala da fluta". Also, in 2009, he gave testimony to the Museum of Image and Sound within the project Testimonies for posterity of that entity. The testimony given in the Sala Glauber Rocha was made before a table formed by Ana de Hollanda, Beth Carvalho, the harmonica player Maurício Einhorn, and the mandolin players Déo Rian and Bruno Rian. At the time, he told several stories of his life, from an early age, and recalled that once, as a child, he asked for a flute for Christmas and when he got it, he locked himself in his room to play it. In the emotional statement, one of the most memorable moments was when his friend Maurício Eihorn recalled that once, going through financial difficulties, he went to ask the flutist for help, who, in addition to lending him money, shared with him what was in the refrigerator.

In 2010, he was elected a member of the ACAM (National Public Archive), being received (as godfather) by Ricardo Cravo Albin. In the same year, he had four of his recordings included in the compilation "Chorinho do Brasil-Vol. 2", by Warner Music, "Quem é Bom Já Nasce Feito", with Ari Duarte; "King vulture"; "Esquerdinha na gafieira", and "Saliente", the latter, in partnership with Armando Nunes. In 2011, the label Discobertas, in partnership with ICCA - Instituto Cultural Cravo Albin, launched the box "100 Years of Brazilian Popular Music" with the reissue on 4 double CDs of the eight LPs released with the recordings of programs made by radio host and producer Ricardo Cravo Albin on Rádio MEC in 1974 and 1975. These CDs include his flute solo recordings for volumes 1, 2, 3, 4, 6, 7 and 8. On these discs, according to information in the original booklet, "it was not only the conductor responsible for the arrangements, as well as the main instrumental soloist, in which he, incidentally, confirms himself as one of the greatest musicians in Brazil of all times".

In 2012, he performed at Sesc Santana, in São Paulo, together with the groups Bora Barão and Choro da Casa, who are members of the Movimento Sincopado, a collective of chorões from São Paulo. The show also had the presence of guitarist Ruy Weber. In this show, he performed his compositions as "Aeroporto do Galeão" and "Rio Antigo".

Fonte / Source

https://dicionariompb.com.br/altamiro-carrilho/dados-artisticos

6 comentários: