sábado, 30 de agosto de 2014

Maria Bethânia - Discografia Completa.

Maria Bethânia Vianna Telles Veloso
Nasceu dia 18/6/1946 em, Santo Amaro da Purificação, BA 
Cantora. 
Filha de José Telles Veloso, funcionário público do Departamento de Correios e Telégrafos, e de Claudionor Vianna Telles Veloso, mais conhecida como dona Canô. Irmã de Caetano Veloso, que sugeriu seu nome aos pais devido a uma valsa do compositor pernambucano Capiba. Aos 13 anos de idade, mudou-se, com a família, de Santo Amaro para Salvador.
Iniciou sua carreira artística em 1963, atuando na peça teatral "Boca de ouro", de autoria de Nelson Rodrigues e direção de Alvinho Guimarães. A peça foi musicada por Caetano Veloso, que abria o espetáculo cantando um samba de Ataulfo Alves. Ainda nesse ano, conheceu, em Salvador, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Djalma Correa, Pitti, Alcivando Luz e Fernando Lona, grupo com o qual se apresentou nas comemorações da inauguração do Teatro Vila Velha de Salvador, em 1964, nos shows "Nós por exemplo" e "Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova". Apresentou, também em 1964, "Mora na filosofia", seu primeiro show individual, quando conheceu Nara Leão.
Em 1965, a musa da bossa nova convidou-a para substituí-la na peça "Opinião", apresentada no Teatro Opinião (RJ), com direção musical de Dori Caymmi e direção geral de Augusto Boal. Seguiu, então, para o Rio de Janeiro, acompanhada por seu irmão Caetano Veloso. Estreou no dia 13 de fevereiro, dividindo o palco com Zé Kéti e João do Vale, no lugar de Suzana de Moraes (filha de Vinícius), pois Nara Leão já havia se afastado semanas antes. Destacou-se no cenário artístico por sua marcante interpretação de "Carcará", passando a figurar entre as estrelas da época. Do Rio, o espetáculo seguiu para São Paulo, onde foi apresentado, com o mesmo sucesso, no Teatro Ruth Escobar. Ainda em 1965, gravou seu primeiro disco, um compacto simples contendo "Carcará" e a canção "É de manhã", primeiro registro de uma composição de Caetano Veloso. Lançou, nesse mesmo ano, um compacto duplo, com as músicas "Carcará", "No Carnaval", "Mora na Filosofia" e "Só eu sei", seguido por seu primeiro LP, "Maria Bethânia", e pelo disco "Maria Bethânia canta Noel Rosa". Participou, também nesse ano, do espetáculo "Arena canta Bahia", dirigido por Augusto Boal, ao lado de Gal, Gil, Caetano, Pitti e Tom Zé, que estreou no TBC, antigo palco do Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo. Também com direção de Boal, o mesmo grupo realizou o show "Tempo de Guerra". A imagem de cantora de protesto, gerada pelo espetáculo "Opinião", não a agradou, uma vez que preferia o perfil de cantora de boleros e canções românticas, apesar de toda a sua dramaticidade teatral. Decidiu, então, voltar para Salvador.
Em 1966, retornou ao Rio de Janeiro, assinando, em seguida, um contrato de seis meses com a TV Record. Nesse mesmo ano, dividiu o palco do Teatro Opinião com Vinicius de Moraes e Gilberto Gil, apresentando o show "Pois é", com roteiro de Capinam, Torquato Neto e Caetano Veloso, direção musical de Francis Hime e direção geral de Nélson Xavier. Participou, ainda, do I Festival Internacional da Canção, defendendo "Beira Mar", de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Em 1967, lançou, com Edu Lobo, o LP "Edu Lobo e Maria Bethânia".
Apresentou-se, até 1970, em casas noturnas, como Cangaceiro e Boite Barroco, no Rio de Janeiro, e Blow Up, em São Paulo. Atuou nos espetáculos "Yes, nós temos Maria Bethânia" (Teatro de Bolso, RJ) e "Comigo me desavim" (Teatro Miguel Lemos, RJ).
Foi contratada pela Odeon, em 1968, lançando os LPs "Recital na Boite Barroco", "Maria Bethânia" e "Maria Bethânia ao vivo".
Em 1970, apresentou-se no espetáculo "Brasileiro profissão esperança", de Paulo Pontes, com direção de Bibi Ferreira, no Teatro Casa Grande (RJ).

Vianna Telles Veloso Maria Bethania 
Was born on 6/18/1946 in Santo Amaro da Purification, BA 
Singer. 
Daughter of José Telles Veloso, public official of the Department of Posts and Telegraphs, and Claudionor Vianna Telles Veloso, better known as Dona Canô. Sister of Caetano Veloso, who suggested his name to parents due to a waltz composer Capiba Pernambuco. At 13 years old, he moved with his family from Santo Amaro to Salvador. 
He began his artistic career in 1963, acting in the play "golden-mouthed", authored by Nelson Rodrigues, directed by Alvinho Guimarães. The piece has music by Caetano Veloso, who opened the show singing a samba Ataulfo ​​Alves. Later that year, he met in Salvador, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Djalma Correa, Pitti, and Fernando Alcivando Light Canvas, group that performed at the celebrations of the opening of the Teatro Vila Velha in Salvador in 1964, in shows "We for example" and "Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova." Presented, also in 1964, "Lives in the philosophy," his first individual show, when he met Nara Leão. 
In 1965, the muse of bossa nova invited her to replace her in the play "Opinion," presented at Theatre Review (RJ), with musical direction by Dori Caymmi and general direction of Augusto Boal. He then proceeded to Rio de Janeiro, accompanied by her brother Caetano Veloso. Premiered on February 13, sharing the stage with Zé Keti and João do Vale, in place of Suzana de Moraes (daughter of Vinicius) as Nara Leão had already departed weeks before. He excelled in the art scene for his remarkable interpretation of "Caracara", ranking among the stars of the era. Rio, the show went to São Paulo, where he was presented with the same success at the Teatro Ruth Escobar. In 1965, he recorded his first album, a simple compact containing "Caracara" and the song "It's morning," first recorded composition of Caetano Veloso. Launched in the same year, a double compact with the songs "Caracara", "At Carnival," "Lives in philosophy" and "Only I know," followed by their first LP, "Maria Bethania", and the album "Maria Bethany sings Noel Rosa ". He also participated in this year's show "Arena sings Bahia", directed by Augusto Boal, alongside Gal, Gil, Veloso, Tom Zé and Pitti, which premiered at TBC, a former stage of the Brazilian Comedy Theater in St. Paul. Also directed by Boal, the same group performed the show "Time of War". The image of the protest singer, generated by the show "Opinion", not pleased, since the preferred profile singer of boleros and romantic songs, despite all his theatrical drama. He then decided to go back to Salvador. 
In 1966, he returned to Rio de Janeiro, signing, then a six-month contract with TV Record. That same year, shared the stage with the Theatre View Vinicius de Moraes and Gilberto Gil, presenting the show "Yes," with a screenplay by Capinam, Torquato Neto and Caetano Veloso, musical direction by Francis Hime and general direction of Nelson Xavier. Furthermore, I participated in the International Song Festival, advocating "Beira Mar" by Caetano Veloso and Gilberto Gil. 
In 1967, launched with Edu Lobo, LP "Edu Lobo and Maria Bethania." 
He introduced himself, until 1970, in nightclubs, and as Cangaceiro Boite Baroque, in Rio de Janeiro, and Blow Up in São Paulo. Acted in spectacles "Yes, we have Maria Bethania" (Pocket Theatre, RJ) and "Me me desavim" (Teatro Miguel Lemos, RJ). 
Was hired by Odeon in 1968, releasing the LPs "Boite Baroque Recital in", "Maria Bethania" and "Maria Bethania live." 
In 1970, she appeared on the show "Brazilian profession hope," Paul Bridges, directed by Bibi Ferreira Theater in Casa Grande (RJ). 

Link Torrent.

Leia mais em / Read more at  :
http://www.dicionariompb.com.br/maria-bethania/dados-artisticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário