quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Nelson Faria - 9 cd´s.

Nelson Jairo Sanches Faria
* 23/03/1963 Belo Horizonte, MG, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor. 

Nelson Faria pertence a uma família musical. Seu tio avô, Fructuoso Vianna, foi um dos principais compositores brasileiros para piano clássico, e suas obras aparecem em todas as antologias do final do século XIX e do século XX. A avó, Carmosina Vianna Sanches, era professora de piano e canto coral, e a mãe cantava de forma amadora; todos os seus cinco irmãos têm alguma formação musical e Nelson, o mais novo, foi o único a seguir carreira.  
O primeiro instrumento foi o piano, ensinado pela mãe; dessa época, ficou a lembrança da composição "Stormy weather", famosa canção americana escrita em 1933 por Harold Arlen e Ted Koehler, cuja interpretação mais conhecida é a de Billie Holiday. Outra lembrança marcante foi assistir em Belo Horizonte a um pianista - de cujo nome não se recorda - executar "Rhapsody in Blue", de George Gershwin – a primeira obra clássica a utilizar fortemente os elementos do jazz e do blues.
Mas o piano foi uma experiência passageira. Aos oito anos, começou a estudar violão com a mãe e com os irmãos e logo, não só formou um repertório de bossa nova que executava regularmente, como passou a acompanhá-los nas rodas de bossa nova.
Os estudos mais formais começaram em Brasília. “Aos 16 anos tive meu primeiro professor de violão, o ‘Gamela’ (Sidney Barros). Foi ele que me incentivou a fazer música profissionalmente.”
Aos 19, matriculou-se no GIT (Guitar Institute of Technology) em Los Angeles, onde teve como professores alguns dos maiores mestres do jazz e do fusion, como Joe Diorio, Joe Pass, Frank Gambale, Scotch Henderson, Ron Eschete. Também em Los Angeles, teve aulas particulares com Ted Greene, o mestre das chord melodies – técnica em que a guitarra, ao mesmo tempo em que sola, executa os acordes da harmonia e marca o ritmo.
“De volta ao Brasil, transferi meu curso iniciado de economia para licenciatura em Música na UnB (Universidade de Brasília). Em 1987 - aos 24 anos - fui convidado para dar aulas na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, onde terminei meu curso (era professor e aluno no mesmo curso, ao mesmo tempo...). Em 2001, ganhei a bolsa Virtuose do Ministério da Cultura, indo estudar arranjo e composição em Nova York. Tive como professores Manny Albam, Michael Abene e Jim McNeely”.
Gamela e Joe Diorio foram os professores que, segundo Nelson, delinearam sua estrada musical. Gamela com os ensinamentos sobre arranjos de violão brasileiro, durante a adolescência, e Joe Diorio com as informações sobre música e improvisação em geral, já no início da idade adulta e começo da profissionalização.
Dessa fase de aprendizado, ficaram alguns métodos e livros de partituras que Nelson Faria utiliza até hoje: "Fusion" e "Intervalic Designs", de Joe Diorio, "Real Books" - coletâneas de partituras de standards e clássicos do jazz e da música latina -, "Chord Chemistry" e "Modern Chord Progressions", de Ted Greene.
“Acredito que o músico com quem mais aprendi, tocando profissionalmente, foi Nico Assumpção. Trabalhamos muito em duo, trio (com diversos bateristas), e foi ele que me indicou para tocar com João Bosco. Nico era super-exigente e um músico de rara habilidade.”
Dos anos de formação, Nelson considera que, de uma forma ou de outra, tudo se reflete em sua música, com alguns destaques: “De mais agradável, a capacidade de improvisar; de mais útil, minha técnica, repertório, conhecimento do instrumento, leitura.”

Nelson Faria 
Jairo Nelson Faria Sanches 
* 23.03.1963 Belo Horizonte, MG, Brazil. 
Instrumentalist, arranger, composer. 

Nelson Faria belongs to a musical family. His great uncle, Fructuoso Vianna, was a leading Brazilian composers for classical piano, and his works appear in all anthologies of the late nineteenth century and the twentieth century. The grandmother, Carmosina Sanches Vianna, was a piano teacher and choir, and his mother sang in an amateur way; all five of his brothers have some musical and Nelson, the youngest formation, was the only one to pursue a career. 
The first instrument was the piano, taught by his mother; this time, was the memory of the composition "Stormy weather", famously written in 1933 by Harold Arlen and Ted Koehler, whose best-known song is the American interpretation of Billie Holiday. Another striking memory was watching in Belo Horizonte a pianist - whose name is not remembered - perform "Rhapsody in Blue" by George Gershwin - the first classic work strongly to use the elements of jazz and blues. 
But the piano was a passing experience. At eight, he began studying guitar with his mother and siblings and soon, not only formed a repertoire of bossa nova that ran regularly, as it came to accompany them on the wheels of bossa nova. 
The more formal studies began in Brasilia. "At 16 I had my first guitar teacher, the 'Trough' (Sidney Barros). It was he who encouraged me to make music professionally. "
At 19, she enrolled at GIT (Guitar Institute of Technology) in Los Angeles, where his teachers included some of the greatest masters of jazz and fusion, as Joe Diorio, Joe Pass, Frank Gambale, Scotch Henderson, Ron Eschete. Also in Los Angeles, took private lessons with Ted Greene, master of chord melodies - technique on the guitar, while outsole that performs the chords of harmony and sets the pace. 
"Back in Brazil, I transferred my course started saving for a degree in Music at UNB (University of Brasilia). In 1987 - at age 24 - I was invited to teach at Estacio de Sá University in Rio de Janeiro, where I finished my course (was a teacher and student in the same course at the same time ...). In 2001, I won the Virtuoso scholarship from the Ministry of Culture, going on to study composition and arrangement in New York. Had as teachers Manny Albam, Jim McNeely and Michael Abene. "
Trough and Joe Diorio were teachers who, according to Nelson, outlined his musical road. Trough with the teachings on arrangements of Brazilian guitar during adolescence, and Joe Diorio with information about music and improvisation in general, already in early adulthood and early professionalization. 
This learning phase, some methods were books and scores that Nelson Faria uses today: "Fusion" and "Intervalic Designs", Joe Diorio, "Real Books" - collections of scores of standards and classic jazz and Latin music - "Chord Chemistry" and "Modern Chord Progressions" by Ted Greene. 
"I believe the musician who learned more, playing professionally, was Nico Assumption. We work a lot in duo, trio (with various drummers), and it was he who appointed me to play with John Bosco. Nico was super picky and a musician of rare ability. "
The years of training, Nelson believes that, one way or another, everything is reflected in his music, with a few highlights: "In most enjoyable, the ability to improvise; more useful, my technique, repertoire, knowledge of the instrument, reading. "


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