quarta-feira, 24 de abril de 2019

Los Indios Tabajaras - Discografia Completa

Imagem relacionada
A trajetória dos Índios Tabajaras dificilmente encontrará paralelo com qualquer outra pessoa, vindo de onde vieram e alcançando, no chamado mundo civilizado, o que alcançaram. Tudo pareceria a criação de um delirante ficcionista, não fosse a mais concreta realidade.
Primeiro, por suas origens. São índios brasileiros autênticos, da raça tupi-tabajara, nascidos na remota e agreste serra de Ibiapaba, dentro do então isolado município cearense de Tianguá, na divisa com o Piauí.
Na língua tupi, receberam os nomes de Mussaperê e Herundy, que significam O Terceiro e O Quarto, pois estavam nessa ordem de nascimento dos filhos do cacique Ubajara, ou Senhor das Águas, ao todo trinta e quatro irmãos.
Levados com a família pelo tenente Hildebrando Moreira Lima para a serra do Cariri, recebem dele nomes de branco: Antenor Moreira Lima (Mussaperê) e Natalício Moreira Lima (Herundy). Ouvindo seu canto em tupi, já que não falavam o português, o tenente reconhece neles qualidades para eventualmente tentar a sorte no sul do Brasil.
Do Cariri, em 1933, partem caminhando a pé, com o sonho de chegarem ao Rio de Janeiro, então a capital do Brasil, a milhares de quilômetros de distância. São nessa ocasião dezesseis índios, os pais e quatorze filhos. As dificuldades durante a marcha são imensas. Chegam primeiramente a Pernambuco, depois a Alagoas e à Bahia. Numa feira do Nordeste, compram uma velha viola e vão aprendendo os primeiros acordes sozinhos, como podiam. Mesmo assim tem de trocá-la, num momento de necessidade, por uma cuia de feijão.
Na capital baiana, Salvador, conseguem receber a proteção do governador, que lhes fornece passagens gratuitas para o Rio de Janeiro, onde chegam no início de 1937. Mais de três anos já se tinham transcorrido desde a decisão de conhecer a Cidade Maravilhosa.
Desembarcaram do navio Almirante Jaceguai e, devido a uma reportagem de jornal dando notícia da odisseia, são acolhidos pelo Albergue Leão XIII. Mussaperê e Herundy, dedilhando a viola e o violão e entoando cantos indígenas, mas com roupas de branco, passam logo a se apresentar nas feiras-livres, até que são levados para a Casa de Caboclo, um teatrinho voltado para a cultura regional brasileira. Não foram, porém, bem sucedidos, talvez porque procurassem negar que eram índios, não obstante o aspecto físico não deixar nenhuma dúvida sobre sua origem.
Além disso, quase nada falavam do português, por conseguinte analfabetos, acima de tudo amedrontados, porque muito ingenuamente, acreditaram em alguém que lhes disse que, no Rio de Janeiro, caso descobrissem que eram índios, seriam imediatamente mortos! Demoraram, por isso, mais tempo para se adaptarem aos costumes da cidade grande.
Outra oportunidade apareceria através de um contrato oferecido pelo apresentador radiofônico Paulo Roberto, para cantarem na Rádio Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro, em 1942, com a condição expressa de fazerem publicidade de sua verdadeira origem, um fator positivo de interesse e não negativo como julgavam. Os Irmãos Tabajara são dois bugres...fazendo sucesso no rádio carioca. São interessantíssimos no gênero que aprenderam naturalmente, quando não pensavam em cantar no rádio. Artistas por índole, dedilham magistralmente a viola e o violão, arrancando das cordas efeitos de grande beleza e emotividade - publicava a revista Carioca, de 25.7.1942.
Passam a atuar também nos cassinos da Urca e da Pampulha, em Belo Horizonte. Em 1944, vão a São Paulo para, em seguida, empreenderem uma longa temporada por toda a América Latina, que se estenderá até 1949. Começam pela Argentina, onde o sucesso foi grande e depois rumam para o Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Cuba e México. Às vezes só ganhavam o suficiente para a alimentação e o prosseguimento da viajem.
Mussaperê já vinha se interessando pelos autores clássicos: Beethoven, Bach, Litzt, Mozart e outros grandes mestres. Quando chegam ao México ainda só sabiam tocar de ouvido, sem nenhum conhecimento teórico musical. Num espetáculo, são apresentados pelo ator mexicano Ricardo Montalbán como "analfabetos musicais", um modo peculiar encontrado para dizer que, apesar disso, tocavam bem, mas que os acabou instigando a aprender música.
Mussaperê volta para Caracas e toma lições com Francisco Christancho, maestro da sinfônica da capital venezuelana, e prossegue seus estudos no Brasil. Herundy, por sua vez, volta a Buenos Aires, onde compra uma casa, e também passa a se dedicar ao estudo da música e do canto.
EUROPA
Dois anos depois, reúnem-se novamente e partem para uma excursão à Europa. A música clássica passa então a predominar em seu repertório. Tornam-se respeitados em vários países como intérpretes de Tchaikovsky, Sibelius, Targa, Falla, Villa-Lobos, Chopin e outros. As adaptações instrumentais são feitas por Mussaperê, que as passa para o irmão. Incluem também em seus espetáculos músicas folclóricas europeias, cantando-as nos diversos idiomas, sempre com os maiores aplausos do público e a melhor crítica, a ponto de terem a agenda tão cheia de compromissos que têm de recusar muitos convites.
Foi uma demorada excursão que terminaria em Madri, onde o êxito não foi menor. No retorno ao Brasil, no entanto, sentiram que não passavam de uns ilustres desconhecidos e que a música que faziam não correspondia ao interesse das gravadoras e das emissoras. É quando fazem três discos na gravadora Continental, lançados em 1953/54: Tambor Índio/Acara Cary (16.869), Pássaro Campana/Fiesta Linda (16.913) e Te Besaré/Te Quiero Mucho Más (16.972).
AMÉRICA
Cientes de que santo de casa não faz milagre, como diz o ditado, partem, em 1954, para uma nova excursão pelo exterior, a fim de se exibirem inicialmente no Rádio City de Nova Iorque, precedida de uma pequena temporada em Cuba. Gravam, em 1957, na RCA Victor americana, um Lp. chamado Sweet and Savage (Doce e Selvagem), no qual incluem o bolero Maria Helena, de Lorenzo Barcelata, melodias brasileiras e outros standars latinos, que todavia passa despercebido.
Voltam ao Brasil, encetando nova tentativa de penetrar no mundo artístico de sua terra. Não obtendo a mesma aceitação do exterior, resolvem encerrar as atividades artísticas. Como as economias feitas, efetuam a compra de uma propriedade rural na localidade de Araruama, distante cerca de cem quilômetros do Rio de Janeiro, com mais da metade da área coberta por mata virgem. Com a maioria dos trinta e quatro irmãos, fazem da agricultura seu novo meio de existência, procurando reproduzir a vida tribal de sua infância no contato com a natureza.
O RETORNO
Estavam nessa vida anônima e calma, quando a mão do destino começou a agir. No verão de 1963, um produtor da Rádio WNEW, de Nova Iorque, para fazer o fundo musical de um programa humorístico, procura na discoteca da emissora uma música instrumental qualquer. Experimenta daqui e dali e, por acaso, puxa da prateleira justamente o Lp. Sweet and Savage, encontrando logo na primeira faixa em Maria Helena, o que estava querendo.
Assim, diariamente, o fox Maria Helena foi sendo tocado nesse programa de grande audiência. Não tardaria muito para que muitos ouvintes fossem se encantando e passassem a indagar quem eram aqueles grandes instrumentistas e como poderiam adquirir o disco.
Esses pedidos eram encaminhados à R.C.A. Victor, que, dado o volume das cartas, mandou editar um compacto simples, que, para sua surpresa, começou a ser vendido em todos os Estados Unidos em números impressionantes, a ponto de alcançar o 4º lugar no hit parade! Daí para o relançamento do Sweet and Savage, aquele de 1957, foi um passo. Resultado: 2º lugar entre os estéreos e 4º lugar entre os monos no ano de 1963!
Os executivos da R.C.A. Victor, diante de fatos tão inacreditáveis, comunicaram-se com sua filial do Rio de Janeiro, com a ordem expressa de que aqueles índios fossem localizados e embarcados imediatamente para Nova Iorque, pois queriam produzir com eles novos discos.
Encontrá-los, porém não foi nada fácil. Ninguém sabia onde tinham se escondido. Por fim, são encontrados no seu retirado sítio de Araruama, às margens da lagoa do mesmo nome.
Pensávamos que fosse brincadeira. Só acreditamos mesmo quando recebemos a passagem de ida-e-volta e ajuda de custo para seguir com destino a Nova Iorque com tudo pago...Ficamos hospedados nos melhores hotéis e só não gostamos mesmo foi do tal caviar servido todos os dias contava Mussaperê.
Em apenas trinta e seis dias, gravam em Nova Iorque dois Lps. e dois compactos, com destaque especial para Moonlight and Shadows, Solamente Una Vez e Always In My Heart, tendo esta última vendido rapidamente 200 mil cópias e ido para o 3º lugar nas paradas.
Os convites para se apresentarem por todos os Estados Unidos não cessam de chegar, assim como para a Europa e o Japão, onde também se tornam ídolos. Em muitos concertos são acompanhados por orquestras filarmônicas. No início dos anos 70, já estão com 48 Lps. gravados e oito milhões de cópias vendidas.
Tudo parece mesmo criação de algum delirante ficcionista, mas é a vida real e fantástica de dois pobres índios, que de uma aldeia perdida numa serra brasileira, um dia iniciaram sua jornada, rumo ao sucesso internacional, caminhando a pé.
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira.

The trajectory of Indians Tabajaras hardly find parallel with any other person, from where they came from and reaching in the so-called civilized world, which achieved. Everything would seem to create a delirious fiction writer, was not the most concrete reality.
First, by its origins. Are authentic Brazilian Indians of the Tupi-tabajara race, born in remote and harsh saw Ibiapaba within the then isolated Cearense municipality of Tianguá, on the border with Piauí.
In the Tupi language, they received the names of Mussaperê and Herundy, which means the Third and the Fourth, as they were in that birth order of the children of Ubajara cacique, or Lord of Waters, in all thirty-four brothers.
Taken with family by Lieutenant Hildebrand Moreira Lima to the hills of Cariri receive his white names: Antenor Moreira Lima (Mussaperê) and Natalício Moreira Lima (Herundy). Listening to her singing in Tupi, since they did not speak Portuguese, Lieutenant recognizes in them qualities to eventually try their luck in southern Brazil.
Cariri in 1933, leave walking on foot, with the dream of reaching the Rio de Janeiro, then the capital of Brazil, thousands of kilometers away. Are at that time sixteen Indians, parents and fourteen children. The difficulties in movement are immense. They arrive first to Pernambuco, then Alagoas and Bahia. A fair in the Northeast, buy an old guitar and they learn the first chords alone, as they could. Still you have to change it in a moment of need, a bean bowl.
In Salvador, Salvador, can receive the protection of the governor, who provides them with free tickets to Rio de Janeiro, where they arrive in early 1937. More than three years have elapsed since the decision had to know the Marvelous City.
Disembarked from the ship Almirante Jaceguai and due to a newspaper report giving news Odyssey, are welcomed by Hostel Leo XIII. Mussaperê and Herundy, strumming the guitar and the guitar and singing Indian songs, but with white clothing, then go on to present at fairs-free until they are taken to the Casa de Caboclo a playhouse facing the Brazilian regional culture. There were, however, successful, perhaps because they seek to deny that they were Indians, despite the physical aspect leave no doubt about its origin.
Moreover, almost nothing spoke Portuguese, therefore illiterate, above all frightened because very naively believed someone who told them that in Rio de Janeiro, where they found out that they were Indians, would be killed immediately! They slow, so more time to adapt to the customs of the big city.
Another opportunity would appear through a contract offered by radio presenter Paulo Roberto, to sing on Radio Cruzeiro do Sul, in Rio de Janeiro in 1942, with the express condition to advertise their true origin, a positive factor of interest and not negative as they thought. The Tabajara Brothers are two buggies ... making success in Rio radio. Are very interesting in the genre have learned naturally, when they did not think to sing on the radio. Artists by nature, masterfully strum the guitar and the guitar, plucking the strings effects of great beauty and emotionality - published the Carioca magazine from 25.07.1942.
They begin to also act in the casinos of Urca and Pampulha in Belo Horizonte. In 1944, they go to Sao Paulo to then undertake a long season throughout Latin America, which will last until 1949. They begin by Argentina, where success was great and then head for Chile, Peru, Ecuador, Colombia, Venezuela, Cuba and Mexico. Sometimes only they earned enough for food and the continuation of the journey.
Mussaperê had already been interested by classical authors: Beethoven, Bach, Litzt, Mozart and other great masters. When they arrive to Mexico still only could play by ear without any musical theoretical knowledge. A spectacle, are presented by the Mexican actor Ricardo Montalbán as "musical illiterates," a peculiar way found to say that nevertheless played well, but that ended up instigating learning music.
Mussaperê back to Caracas and take lessons with Francisco Christancho, conductor of the symphony of the Venezuelan capital, and continued his studies in Brazil. Herundy, turn back to Buenos Aires, where buying a house, and also happens to be devoted to the study of music and song.
EUROPE
Two years later, they meet again and depart for a tour to Europe. Classical music then begins to predominate in his repertoire. They become respected in many countries such as Tchaikovsky interpreters, Sibelius, Targa, Falla, Villa-Lobos, Chopin and others. The instrumental adaptations are made by Mussaperê, that goes to his brother. also include in their shows European folk songs, singing them in different languages, always with the greatest applause from the audience and the best critical to the point of having the agenda so full of commitments that have to refuse many invitations.
It was a long tour would end in Madrid, where success was no less. Returning to Brazil, however, they felt that there were only a few illustrious unknown and that the music did not correspond to the interests of record companies and broadcasters. It is when they make three albums in the Continental label, launched in 1953/54: Drum Indian / Acara Cary (16,869), Campana Bird / Fiesta Linda (16,913) and Te Besaré / Te Quiero Mucho Más (16,972).
AMERICA
Aware that house saint does not do miracles, as the saying goes, leave in 1954 for a new tour of the exterior, in order to initially exhibit at Radio City in New York, preceded by a short stay in Cuba. They record in 1957 on RCA Victor American, one Lp. called Sweet and Savage (Sweet and Wild), which include the bolero Maria Helena, Lorenzo Barcelata, Brazilian and other Latin tunes standars, which still goes unnoticed.
Return to Brazil, engaging new attempt to break into the art world of his land. Not getting the same acceptance from abroad, decide to terminate the artistic activities. As the savings made, perform the purchase of a farm in the town of Araruama, distant about one hundred kilometers from Rio de Janeiro, with more than half of the area covered by virgin forest. With most of the thirty-four brothers, make agriculture their new way of life, trying to reproduce the tribal life of his childhood in contact with nature.
THE COMEBACK
They were in this anonymous and quiet life, when the hand of fate began to act. In the summer of 1963, a producer of Radio WNEW, New York, to the background music of a comedy show, looking at the network of disco instrumental music whatsoever. Try here and there and, by chance, pull the shelf just the Lp. Sweet and Savage, finding just the first track in Maria Helena, which was wanting.
So every day, the fox Maria Helena was being played this premium program. Not too be long so that many listeners were delighting and to begin to ask who those great musicians and how they could get the disc.
These requests were sent to R.C.A. Victor, that given the volume of letters sent edit a simple compact, which, to his surprise, began to be sold in the United States in impressive numbers, to the point of reaching the 4th place in the hit parade! Hence for the revival of Sweet and Savage, that 1957 was a step. Result: 2nd place among stereos and 4th place among the monos in 1963!
Executives R.C.A. Victor, before as unbelievable facts, communicated with a subsidiary of Rio de Janeiro, with the express order that those Indians were located and immediately shipped to New York because they wanted to produce them with new discs.
Find them, but it was not easy. No one knew where they had been hiding. Finally, they are found in its withdrawn Araruama site, the pond banks of the same name.
We thought it was a joke. Only believe it when we receive passing round-trip and per diem to follow bound for New York with all expenses paid ... We were staying in the best hotels and just not like it was from such caviar served every day had Mussaperê .
In only thirty-six days recording in New York two LPs. and two compact, with special emphasis on Moonlight and Shadows, Solamente Una Vez and Always In My Heart, the latter quickly sold 200,000 copies and gone to 3rd place on the charts.
Invitations to submit by the United States do not cease to arrive, as well as to Europe and Japan, where also become idols. In many concerts are accompanied by philharmonic orchestras. In the early 70s, already with 48 LPs. recorded eight million copies sold.
Everything seems even creating some delusional fiction writer, but it is the real and fantastic life of two poor Indians, that of a village lost in Brazil saw one day began their journey towards international success, walking on foot.
The above is not a complete biography of the artist, but important parts of your life and career.

LINK MAGNET (CLIQUE E FAÇA DOWNLOAD POR SEU PROGRAMA TORRENT)

7 comentários:

  1. Quais são os outros oito discos de Los Índios Tabajaras que não aparecem ?

    ResponderExcluir
  2. Discografia disponível para download via programa torrent!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Paulo,
      Bom dia!!!
      Tem um disco de Los Indios Tabajaras que procuro
      RCA 100 ANOS DE MÚSICA VOL 1 DE LOS INDIOS TABAJARAS.
      VOCÊ O TERIA ?
      Grato,
      Sérgio

      Excluir
  3. Prezado João Paulo,
    Grato pela atenção e aproveitando você por acaso teria mais discos do Luperce Miranda, Augusto Calheiros e Nerize Paiva.
    Agradeço mais uma vez a sua atenção.
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No link conta com os seguintes discos:
      1957 - Los Indios Tabajaras [1977 LP]
      1958 - Sweet and Savage [CD RCA LIVING STEREO 1995]
      1963 - Maria Helena (1971) LP
      1964 - Always In My Heart LP
      1964 - Always In My Heart.[1986 RCA Victor]CD
      1966 - Siempre en mi Corazon LP
      1966 - Twin Guitars In A Mood For Lovers LP
      1967 - Los Indios Tabajaras LP
      1967 - Temas Clássicos LP
      1969 - Canciones de las Islas LP
      1970 - Con Orquesta y Coros LP
      1970 - Los Indios Tabajaras LP (
      1972 - Lo Mejor De Los Indios Tabajaras LP
      1972 - Suave Como un Amanecer LP
      1973 - Los Exitos De Los Indios Tabajaras 2LP
      1973 - Musica de Peliculas - Reproduzir LP de Temas de Filmes Favoritos
      1991 - CD 24 Melodias Inolvidables
      2000 - 20 Greatest Hits [Sun records] CD
      2004 - CD 20 Grandes Exitos [RCA Victor]
      2012 - Musica de Ensueno 2CD

      Excluir
  4. Do Luperce Miranda não tem mais discos, pois a maioria de suas gravações foram em 78rpm

    ResponderExcluir