segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Eumir Deodato - Discografia

Eumir Deodato de Almeida nasceu no dia 22/6/1942 no Rio de Janeiro, RJ.

Em 1959, iniciou sua carreira profissional, apresentando-se em shows de bossa nova ao lado de Roberto Menescal e Durval Ferreira. Escreveu arranjos para os primeiros discos de Wilson Simonal e Marcos Valle.

Em 1964, lançou o LP “Inútil paisagem”, com músicas de Tom Jobim.

Em seguida gravou, com Os Catedráticos, os LPs “Impulso! Samba” (1964), “Tremendão” (1964) e “Ataque”, neste último registrando canções de sua autoria, como “Ataque” e “Razão de viver” (c/ Paulo Sérgio Valle).

Convidado por Augusto Marzagão, presidiu a comissão de seleção prévia das primeiras edições do Festival Internacional da Canção (FIC), com a responsabilidade de escolher os compositores que se apresentariam no Maracanãzinho (RJ). No II FIC, realizado em 1967, três músicas de Milton Nascimento (c/ Fernando Brant) foram selecionadas para serem apresentadas no evento (“Travessia”, “Maria minha fé” e “Morro velho”), razão pela qual é citado como responsável pelo lançamento do compositor.

Em 1967, mudou-se para Nova York (EUA), convidado para escrever arranjos para Luiz Bonfá, tendo atuado, em seguida, como arranjador do disco “Beach samba”, de Astrud Gilberto.

Foi então contratado por Creed Taylor para trabalhar em discos de outros artistas lançados pela gravadora CTI, como Tom Jobim, Walter Wanderley, Paul Desmond, Aretha Franklin (“Let me in your life”), Frank Sinatra (“Sinatra & Co.”), Roberta Flack (“Killing me softly”, “Chapter” e “Quiet fire”). Atuou também com Wes Montgomery, Ray Bryant e Stanley Turrentine.

Em 1969, lançou, com João Donato, o LP “Donato/Deodato”.

Em 1972, gravou o LP “Percepção”.

No ano seguinte, escreveu um arrojado arranjo para “Assim falou Zaratrusta”, de Richard Strauss (tema musical do filme de Stanley Kubrick “2001: uma odisséia no espaço”), faixa incluída em seu disco “Prelude”, que atingiu a marca de cinco milhões de cópias vendidas.

Foi premiado pelas revistas “Billboard”, “Cashbox”, “Record World” e “Playboy”, além de ter recebido um Grammy, na categoria Melhor Performance Instrumental pop/rock, e uma indicação para Melhor Artista Pop.

Depois de apresentar-se no Hollywood Bowl com o CTI All-Stars Band, formou seu próprio grupo. Estreou no Madison Square Garden de Nova York em 1973.

Após sete anos de turnês pelo mundo, voltou a concentrar-se em trabalhos de estúdio, atuando também como produtor musical em discos de diversos artistas, como Earth, Wind & Fire, Michael Franks, Gwen Guthrie, Chuck Mangione, Breakfast Club, The Dazz Band, One Way, Com-Funk-Shun, Pretty Poison, Kevin Rowland, White Lion, Brenda K. Starr e Kool & The Gang (“Celebration”, “Ladies night”, “Something special” e “As one”).

Ainda na década de 1970, lançou os LPs “Deodato 2” (1973), “Whirl winds” (1974), “Deodato/Airto in concert”, com Airto Moreira (1974), “Artisty” (1974), “First cuckoo” (1975), “Very together” (1976), “Love island” (1978) e “Knights of fantasy” (1979).

Entre 1979 e 1983, atuou com o grupo pop Kool and the Gang.

Trabalhou em diversas trilhas sonoras de filmes de Hollywood, como “The onion field”, “The black pearl”, “Ghostbusters II”, “White nights”, “The girl from Ipanema”, “The adventures” (gravada com Tom Jobim e com a Orquestra Sinfônica de Londres), “The gentle rain”, “Target risk”, “The reporter”, “Beat street” e “Body rock”, entre outras. Algumas de suas gravações foram incluídas em trilhas sonoras de filmes como “Being there” e “O exorcista”, entre outros.

Na década de 1980, gravou os discos “Night cruiser” (1980), “Happy hour” (1982) e “Motion” (1985).

Em 1990, lançou os CDs “In concert: live at Felt Forum. The 2001 concert” e “Somewhere out there”, este último contando com a participação dos vocalistas Tara Kennedy, Tom Hammer e Joe James.

Em 1994, participou, como convidado especial, da turnê ao Japão da cantora francesa Clémentine.

Trabalhou com a cantora islandesa Björk, assinando os arranjos dos discos “Post” (1995), “Telegram” (1996) e “Homogenic” (1997).

Ainda na década de 1990, participou, como arranjador, produtor ou tecladista, de discos de Gal Costa, Ithamara Koorax (“Almost in love”) Titãs (“Vol. II”) e Carlinhos Brown (“Omelete man”).

Atuou com várias orquestras sinfônicas, destacando-se a St. Louis Symphony, a Cincinatti Symphony, a New York Philarmonica e a Orchestra di Musica Leggera dellUnione Musicisti di Roma.

Constam entre os intérpretes de suas composições artistas como George Benson, Lee Ritenour, Sarah Vaughan, Milt Jackson, Joe Pass, Duke Pearson, Perez Prado e The Emotions, entre outros.

Ao longo de sua carreira, participou, como instrumentista, arranjador ou produtor musical, de mais de 450 discos (incluindo compilações).

Foi contemplado com 16 Discos de Platina, como artista, arranjador ou produtor, sendo considerado uma personalidade internacional no mercado norte-americano de música.

Em 2000, escreveu os arranjos da trilha sonora do filme “Bossa nova”, de Bruno Barreto.

Lançou, em 2007, o CD “Eumir Deodato Trio – Ao vivo no Rio”, gravado na Sala Cecília Meirelles (RJ), onde apresentou-se acompanhado por Marcelo Mariano (baixo) e Renato Massa Calmon (bateria). No repertório, “Also Sprach Zarathustra” (Richard Strauss), “Rhapsody In Blue” (George Gershwin), “Sabiá” (Tom Jobim e Chico Buarque), “Berimbau” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) e “Samba de uma nota só” (Tom e Newton Mendonça), esta última com o arranjo criado para a trilha sonora do filme “Bossa Nova” (2000), de Bruno Barreto, do qual foi diretor musical, e ainda “Carly & Carole”, de sua autoria, canção composta em homenagem às cantoras e compositoras Carly Simon e Carole King.

Em 2007 e 2008 a gravadora Atração relançou, em CD, os cinco álbuns gravados por Eumir Deodato e seus Catedráticos do Samba entre 1964 e 65 para a gravadora Equipe: “Tremendão”, “Samba Nova Concepção” “Impulso!”, “Ataque” e “O Som dos Catedráticos”. Nas diferentes formações da banda para gravar os álbuns estiveram músicos como Dom Um Romão (bateria), Maurílio (trompete), Raul de Souza e Edson Maciel (trombone), Wilson das Neves (bateria), Dauteth Azevedo (guitarra) e Tenório Jr., entre outros. Nos repertórios foram incluidos clássicos como “Samba de Verão” (Marcos e Paulo Sergio Valle), “Estamos Aí”( Durval Ferreira, Maurício Einhorn e Regina Werneck), “Menina Certinha”(Luiz Fernando Freire e Durval Ferreira) e “Samba Novo”(Durval Ferreira e Newton Guimaraes Chaves), “My Manne Shelly (Henry Mancini), “O Sol Nascerá” (Cartola e Elton Medeiros), “Diz que Fui por Aí” (Zé Ketti e H. Rocha), “Tremendão”, “De Presente” e “Baiãozinho” (as três de Eumir Deodato).

Em 2010, apresentou-se no Rio de Janeiro, no projeto “Multiplicidade”, ao lado do artista gráfico Breno Pineschi. O espetáculo, realizado no Teatro Oi Casa Grande, foi apontado como um dos 10 Melhores Shows de 2010 do jornal ”O Globo” na edição de 28 de dezembro de 2010. No mesmo ano lançou o álbum “The Crossing”, com participações como a do cantor Al Jarreau, o percussionista Airto Moreira e o baterista Billy Cobhan. As faixas gravadas foram “Double Face”, “I Want You More”, “The Crossing”; “Night Passage”; “No Getting Over You”; “Summertime”; “Rule My World”; “Border Line” e “Double Face”.


Eumir Deodato de Almeida was born on June 22, 1942, in Rio de Janeiro, RJ.

In 1959, he began his professional career, performing in bossa nova shows alongside Roberto Menescal and Durval Ferreira. He wrote arrangements for the first albums of Wilson Simonal and Marcos Valle.

In 1964, he released the LP “Inútil Paisagem”, featuring songs by Tom Jobim.

He then recorded, with Os Catedráticos, the LPs “Impulso! Samba” (1964), “Tremendão” (1964), and “Ataque”, the latter including his own compositions, such as “Ataque” and “Razão de Viver” (with Paulo Sérgio Valle).

Invited by Augusto Marzagão, he chaired the preliminary selection committee for the first editions of the Festival Internacional da Canção (FIC), responsible for choosing the composers who would perform at Maracanãzinho (RJ). At the second FIC, held in 1967, three songs by Milton Nascimento (co-written with Fernando Brant) were selected for the event (“Travessia”, “Maria Minha Fé”, and “Morro Velho”), which is why Deodato is often credited with launching the composer's career.

In 1967, he moved to New York (USA), invited to write arrangements for Luiz Bonfá. He later worked as the arranger for Astrud Gilberto's album “Beach Samba”.

He was then hired by Creed Taylor to work on albums of various artists released by CTI Records, such as Tom Jobim, Walter Wanderley, Paul Desmond, Aretha Franklin (“Let Me In Your Life”), Frank Sinatra (“Sinatra & Co.”), and Roberta Flack (“Killing Me Softly”, “Chapter”, and “Quiet Fire”). He also collaborated with Wes Montgomery, Ray Bryant, and Stanley Turrentine.

In 1969, he released the LP “Donato/Deodato” with João Donato.

In 1972, he recorded the LP “Percepção”.

The following year, he wrote a bold arrangement for “Also Sprach Zarathustra” by Richard Strauss (the theme from Stanley Kubrick's film “2001: A Space Odyssey”), which was included in his album “Prelude”. This record sold five million copies.

He received awards from Billboard, Cashbox, Record World, and Playboy magazines, in addition to winning a Grammy in the category of Best Pop/Rock Instrumental Performance and earning a nomination for Best Pop Artist.

After performing at the Hollywood Bowl with the CTI All-Stars Band, he formed his own group, debuting at Madison Square Garden in New York in 1973.

After seven years of world tours, he returned to focusing on studio work, also acting as a music producer for albums by various artists, such as Earth, Wind & Fire, Michael Franks, Gwen Guthrie, Chuck Mangione, Breakfast Club, The Dazz Band, One Way, Com-Funk-Shun, Pretty Poison, Kevin Rowland, White Lion, Brenda K. Starr, and Kool & The Gang (“Celebration”, “Ladies' Night”, “Something Special”, and “As One”).

In the 1970s, he also released the LPs “Deodato 2” (1973), “Whirlwinds” (1974), “Deodato/Airto in Concert” with Airto Moreira (1974), “Artistry” (1974), “First Cuckoo” (1975), “Very Together” (1976), “Love Island” (1978), and “Knights of Fantasy” (1979).

Between 1979 and 1983, he performed with the pop group Kool & The Gang.

He worked on various Hollywood film soundtracks, including “The Onion Field”, “The Black Pearl”, “Ghostbusters II”, “White Nights”, “The Girl from Ipanema”, “The Adventurers” (recorded with Tom Jobim and the London Symphony Orchestra), “The Gentle Rain”, “Target Risk”, “The Reporter”, “Beat Street”, and “Body Rock”, among others. Some of his recordings were also featured in films such as “Being There” and “The Exorcist”, among others.

In the 1980s, he recorded the albums “Night Cruiser” (1980), “Happy Hour” (1982), and “Motion” (1985).

In 1990, he released the CDs “In Concert: Live at Felt Forum – The 2001 Concert” and “Somewhere Out There”, the latter featuring vocalists Tara Kennedy, Tom Hammer, and Joe James.

In 1994, he participated as a special guest in French singer Clémentine’s tour of Japan.

He collaborated with Icelandic singer Björk, arranging the albums “Post” (1995), “Telegram” (1996), and “Homogenic” (1997).

During the 1990s, he also worked as an arranger, producer, or keyboardist on albums by Gal Costa, Ithamara Koorax (“Almost in Love”), Titãs (“Vol. II”), and Carlinhos Brown (“Omelete Man”).

He performed with several symphony orchestras, including the St. Louis Symphony, Cincinnati Symphony, New York Philharmonic, and Orchestra di Musica Leggera dell’Unione Musicisti di Roma.

Artists who have interpreted his compositions include George Benson, Lee Ritenour, Sarah Vaughan, Milt Jackson, Joe Pass, Duke Pearson, Perez Prado, and The Emotions, among others.

Throughout his career, he participated as an instrumentalist, arranger, or music producer in more than 450 albums (including compilations).

He was awarded 16 Platinum Records as an artist, arranger, or producer and is considered an international figure in the American music market.

In 2000, he arranged the soundtrack for “Bossa Nova”, a film by Bruno Barreto.

In 2007, he released the CD “Eumir Deodato Trio – Live in Rio”, recorded at Sala Cecília Meireles (RJ), where he performed with Marcelo Mariano (bass) and Renato Massa Calmon (drums). The repertoire included “Also Sprach Zarathustra” (Richard Strauss), “Rhapsody in Blue” (George Gershwin), “Sabiá” (Tom Jobim and Chico Buarque), “Berimbau” (Baden Powell and Vinicius de Moraes), “Dindi” (Tom Jobim and Aloysio de Oliveira), and “One Note Samba” (Tom and Newton Mendonça), the latter arranged for the “Bossa Nova” (2000) film soundtrack, where he was the music director. It also featured his own composition “Carly & Carole”, a tribute to singers and songwriters Carly Simon and Carole King.

In 2007 and 2008, Atração Records reissued on CD the five albums recorded by Eumir Deodato & Os Catedráticos between 1964 and 1965.

In 2010, he performed in Rio de Janeiro at the Multiplicidade Project alongside graphic artist Breno Pineschi. That year, he also released the album “The Crossing”, featuring Al Jarreau, Airto Moreira, and Billy Cobham.

Leia mais em/Read more at:
https://dicionariompb.com.br/artista/eumir-deodato/


LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário