terça-feira, 18 de julho de 2023

João Donato - 17 Discos

João Donato de Oliveira Neto

* 17/8/1934, Rio Branco - AC.
+ 17/7/2023, Rio de Janeiro - RJ.

Iniciou sua carreira profissional em 1949, como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, com o qual gravou, nesse ano, um 78 rpm contendo as canções "Brejeiro" (Ernesto Nazareth) e "Feliz aniversário" (Altamiro Carrilho e Ari Duarte). O selo omite sua participação no disco. Em seguida, substituiu Chiquinho do Acordeon no conjunto de Fafá Lemos em apresentação na boate Monte Carlo (RJ). Atuou depois em outras casas noturnas, como Plaza, Drink, Sacha's e Au Bon Gourmet, entre outras.

Em 1953, formou seu próprio grupo, Donato e Seu Conjunto, com o qual lançou, nesse ano, dois discos em 78 rpm: "Tenderly" (J. Lawrence e W..Gross)/"Invitation" (Bronislau Kaper) e "Já chegou a hora (Rubens Campos e Henricão)/"You Belong to Me" (Pee Wee King, Stewart e Price).

Fez parte do grupo Os Namorados, com o qual gravou três discos em 78 rpm: "Eu quero um samba" (Haroldo Barbosa e Janet de Almeida)/"Três Ave-Marias" (Hanibal Cruz), em 1953; "Palpite infeliz" (Noel Rosa)/"Pagode em Xerem (Sebastião Gomes e Alcebádes Barcelos), em 1953; e "Você sorriu" (Valdemar Gomes e José Rosa)/"Não sou bobo" (Nanai, Ari Monteiro e L. Machado), em 1954.

Ainda em 1954, formou o Trio Donato, com o qual lançou um 78 rpm contendo as canções "Se acaso você chegasse (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) e "Há muito tempo atrás (J. Kern e I. Gershwin).

Em 1956, mudou-se para São Paulo, onde atuou como pianista do conjunto Os Copacabanas e na Orquestra de Luís Cesar. Nesse mesmo ano, lançou, com o Donato e Seu Conjunto, um 78 rpm contendo as músicas "Farinhada" (Zé Dantas) e "Comigo é assim" (Luiz Bittencourt e José Menezes). Ainda em 1956, gravou seu primeiro LP, "Chá dançante", produzido por Tom Jobim para a gravadora Odeon. No repertório, as canções "Comigo é assim" (Luiz Bittencourt e Zé Menezes), "No Rancho Fundo" (Ary Barroso e Lamartine Babo), "Se acaso você chegasse" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), "Carinhoso" (Pixinguinha e João de Barro), "Baião" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), "Peguei um Ita no Norte" (Dorival Caymmi), "Farinhada" (Zé Dantas) e "Baião da Garoa" (Luiz Gonzaga e Hervé Cordovil).

Em 1958, voltou para o Rio de Janeiro e passou a dedicar-se exclusivamente ao piano. Nesse ano, gravou duas faixas no LP "Dance conosco": "Minha saudade", seu primeiro sucesso, e "Mambinho", ambas em parceria com João Gilberto. Nessa época, fez parte da Orquestra do Maestro Copinha, que se apresentava no Copacabana Palace (RJ).

Em 1959, viajou para o México com Nanai e Elizeth Cardoso. Em seguida, transferiu-se para os Estados Unidos, onde residiu durante três anos. Nesse país, atuou com Carl Tjader, Johnny Martinez, Tito Puente e Mongo Santa Maria. Excursionou com João Gilberto pela Europa.

Em 1962, voltou para o Brasil, casado com a atriz norte-americana Patricia del Sasser.

Em 1963, gravou o LP “Muito à vontade”, com Tião Neto (contrabaixo) e Milton Banana (bateria). O disco foi lançado pela Polydor, com destaque para suas composições “Sambou… Sambou” (c/ João Melo) e “Caminho de casa”. Também nesse ano, lançou o LP “A bossa muito moderna de João Donato e seu Trio”.

Em seguida, retornou aos Estados Unidos, onde viveu por mais dez anos. Nesse país, gravou um LP com o saxofonista Bud Shank e com a violonista Rosinha de Valença, além dos discos “Piano of João Donato – The sound new sound of Brazil”, “A bad Donato”, que contou com a participação do contrabaixista Ron Carter, e “Donato Deodato – Featuring João Donato arranged and conducted by Deodato”, com arranjos de Eumir Deodato. Atuou também com outros artistas, como Astrud Gilberto, Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery, entre outros. Suas músicas “Amazonas”, na gravação de Chris Montez, e “A rã” e “Caranguejo”, ambas gravadas por Sérgio Mendes, fizeram sucesso junto ao público norte-americano.

Em 1972, voltou para o Brasil e gravou o LP “Quem é quem”, lançado pela Odeon no ano seguinte. Esse disco apresenta a novidade de ter no repertório músicas com letras cantadas pelo próprio compositor, até então intérprete de música instrumental, com destaque para “Até quem sabe” (c/ Lysias Ênio) e “Chorou, chorou” (c/ Paulo César Pinheiro), entre outras.

Em 1974, assinou a direção musical e participou do show “Cantar”, realizado por Gal Costa no Teatro da Praia (RJ). O espetáculo foi registrado em disco, com um repertório que incluiu suas canções “Até quem sabe” e “A rã” (c/ Caetano Veloso).

Em 1975, gravou o LP “Lugar comum”, lançado pela Phonogram.

Em 1986, lançou o LP “Leilíadas”.

Em 1997, gravou, com o baterista Eloir de Morais, o CD “Café com pão”, pelo qual recebeu duas indicações para o Prêmio Sharp: Melhor Disco e Melhor Arranjador. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do CD na casa noturna Mistura Fina (RJ). Ainda nesse ano, lançou o CD “Coisas tão simples”, pela EMI/ Odeon, destacando-se no repertório quatro canções inéditas de sua autoria: “Fonte de saudade” (c/ Lisias Ênio), “Everyday” (c/ Norman Gimbel), “Summer of tentation” (c/ Toshiro Ono) e “Doralinda” (c/ Cazuza). O disco teve show de lançamento na casa noturna Mistura Fina (RJ).

Em 1998, apresentou-se novamente no Mistura Fina com o show “Café com pão”, acompanhado do baterista Eloir de Morais.

Em 1999, gravou o CD “Só danço samba”, interpretando exclusivamente obras de Tom Jobim. Ainda nesse ano, a Lumiar Discos & Editora lançou o “Songbook João Donato” (livro e três CDs), com a participação de Caetano Veloso, Gal Costa, Djavan e Daniela Mercury, entre outros artistas. O show de lançamento foi realizado no Bar do Tom (RJ), com Bororó (baixo acústico), Victor Bertrami (bateria), Ricardo Pontes (sax e flauta), Jessé Sadoc (trompete) e o próprio compositor ao piano, além da participação de Nana Caymmi, Marcos Valle, Os Cariocas e Angela Rô Rô, entre outros intérpretes.

Em 2000, atuou no projeto “Rio Sesc Instrumental”, no Sesc Copacabana (RJ), acompanhado por Jessé Sadoc (trompete), Ricardo Pontes (saxes e flauta), Nei Conceição (baixo) e Victor Bertrami (bateria). Nesse mesmo ano, realizou, na Praia de Copacabana, o show de encerramento do projeto “Rio-Bossa Nova 2000”. Também em 2000, gravou o CD “Amazonas”, acompanhado de Cláudio Slon (bateria) e Jorge Helder (baixo acústico), lançado pela Elephant Records de Vartan Tonoian (Denver, Colorado, EUA). O disco incluiu no repertório composições próprias, destacando-se “Glass beads” e “Coisas distantes”, ambas em parceria com João Gilberto. Apresentou-se no Memorial da América Latina, com a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo (SP), e no Mistura Fina (RJ), para lançamento do disco, acompanhado pelo contrabaixista Luis Alves (baixo) e Cláudio Slon (bateria), seguindo depois em turnê pela Europa, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, destacando-se uma mini-temporada no Blue Note de Nova York. Ainda em 2000, foi contemplado com o Prêmio Shell de Música pelo conjunto da obra e participou, do Free Jazz Festival (RJ), obtendo sucesso de público e crítica.

Em junho de 2001, compôs, na Floresta Amazônica, em parceria com o também pianista Everardo de Castro, o tema para piano e orquestra “Amazonas: um poema sinfônico”, com patrocínio do governo amazonense e roteiro de Ricardo Cravo Albin. Em setembro desse mesmo ano, apresentou a peça sinfônica, ao lado da Orquestra Amazonas Filarmônica, com arranjos do maestro Laércio de Freitas, regência do maestro Luiz Fernando Malheiro e narração de Ricardo Cravo Albin, no Teatro Amazonas, em Manaus.

Em 2002, lançou os CDs “Brazilian time”, “Remando na raia” e “Ê Lalá Lay-Ê” (DeckDisc), nesse último registrando exclusivamente parcerias com seu irmão, Lysias Ênio. Também nesse ano, apresentou-se, ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica, na Sala São Paulo. O concerto, gravado ao vivo, gerou o CD “The Frog”, lançado pelo selo Elephant Records. Ainda em 2002, viajou ao Japão, onde fez 10 apresentações ao lado da cantora Joyce.

Em 2003, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Apresentou-se em Cuba, Rússia e Japão, e em várias cidades brasileiras, lançando o CD “Managarroba”. O disco contou com a participação de Marisa Monte, Marcelo D2, Joyce e João Bosco. Ainda nesse ano, gravou, com Emílio Santiago, o CD “Emílio Santiago encontra João Donato” e, com Wanda Sá, o CD “Wanda Sá com João Donato”.

Em 2004, foi contemplado com o Prêmio Tim pelo disco “Emílio Santiago encontra João Donato”. Os dois artistas apresentaram-se no Bar do Tom (RJ), com o show “Emílio Santiago & João Donato”. Nesse mesmo ano, viajou para a Espanha, gravou um CD de bossa nova para o mercado russo e, em Cuba, gravou o CD “Sexto sentido”. Também em 2004, assumiu a produção musical do CD “Tita e Edson” (Lumiar Discos). Apresentou-se ao lado do saxofonista norte-americano Bud Shank no Chivas Jazz Festival (RJ). Ainda em 2004, apresentou-se, ao lado de Johnny Alf, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Wanda Sá, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Durval Ferreira, Eliane Elias, Marcos Valle, Os Cariocas e Bossacucanova, no espetáculo “Bossa Nova in Concert”, realizado no Canecão (RJ). O show foi apresentado por Miele e contou com uma banda de apoio formada por Durval Ferreira (violão), Adriano Giffoni (contrabaixo), Marcio Bahia (bateria), Fernando Merlino (teclados), Ricardo Pontes (sax e flauta) e Jessé Sadoc (trompete), concepção e direção artística de Solange Kafuri, direção musical de Roberto Menescal, pesquisa e textos de Heloisa Tapajós, cenários de Ney Madeira e Lídia Kosovski, e projeções de Sílvio Braga.

Em 2005, lançou seu primeiro DVD, “Donatural – João Donato ao vivo”, tendo entre seus convidados Leila Pinheiro, Joyce, Emílio Santiago, Angela Rô Rô e Gilberto Gil, e contando com uma banda de apoio formada por Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (baixos acústico e elétrico), Cidinho (percussão), Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn), Ricardo Pontes (sax e flauta) e Donatinho (teclados). Nesse mesmo ano, apresentou-se no Songbook Café (RJ) e participou da segunda apresentação do espetáculo “Bossa Nova in Concert”, no Parque dos Patins (RJ). Também em 2005, fez show de lançamento do DVD “Donatural” no Teatro Rival (RJ), com a participação de Leila Pinheiro e Marcelinho Da Lua.

Em 2006, lançou, com Paulo Moura, o CD “Dois Panos para Manga”, concebido em uma reunião na casa do diretor de TV Mario Manga. Nesta oportunidade, foi sugerida aos dois artistas a gravação de um disco que registrasse alguns dos temas degustados pelos freqüentadores do Sinatra-Farney Fã Club na década de 1950. No repertório, sua canção “Minha saudade” (c/ João Gilberto), além de “On a Slow Boat to China” (Frank Loesser), “Swanee” (George e Ira Gershwin), “That Old Black Magic” (Harold Arlen e Johnny Mercer), “Tenderly” (Walter Gross e Jack Lawrence), “Saudade mata a gente” (Antonio Almeida e João de Barro), “Copacabana” (Alberto Ribeiro e João de Barro) e ainda “Pixinguinha no Arpoador” e “Sopapo”, duas composições inéditas assinadas pelos dois artistas.

Como arranjador, destacam-se entre seus trabalhos os CDs “O homem de Aquarius”, de Tom Jobim, e “Minha saudade”, de Lisa Ono, além de discos de Fagner, Gal Costa e Martinho da Vila.

Em 2006, apresentou-se com Bud Shank no Mistura Fina (RJ). O encontro foi registrado pelos diretores Renato Martins e Felipe Nepomuceno.

No ano seguinte, lançou o CD “Uma tarde com Bud Shank e João Donato”, gravado nos dias 8 e de maio de 2004 no Studio Verde (RJ). O disco marcou o reencontro musical dos dois artistas depois de 30 anos (eles tocaram juntos em 1965, nos Estados Unidos). Também participaram do disco, em algumas faixas, Luis Alves (baixo), Robertinho Silva (bateria) e Eloir de Moraes (percussão). No repertório, canções de João Donato, “Gaiolas abertas” (c/ Martinho da Vila), “Joana” (c/ Ronaldo Bastos) e “Minha saudade” (c/ João Gilberto), além de “Night and day”, “Black orchid” (Cal Tjader), “But not for me (G. Gershwin e I. Gershwin), “There will never be another you” (M. Gordon e H. Warren) e “Yesterdays” (Jerome Kern e Otto Harbach).

Em 2008, lançou o DVD “Ao vivo no Rio de Janeiro”, registro do encontro musical com Bud Shank no Mistura Fina dois anos antes. No repertório, “Carousels’ e “Lotus Bud”, ambas de Bud Shank e Linda Shank, “Wildflower’s lullaby (Bud Shank), “Eager Beaver” e “Fascinating Rhythm”, ambas de Stan Kenton, “Lover Man – Oh, where can you be” (Jimmy Davis, Roger “Ram” Ramirez e James Sherman), “Summertime” (George Gershwin, Ira Gershwin, DuBose Heyward e Dorothy Heyward), “Night and Day” (Cole Porter) e “Manhã de Carnaval” (Antonio Maria e Luiz Bonfá), além de “Minha saudade”, de sua parceria com João Gilberto). Nos extras, “Fascinating Rhythm”, “Summertime e “Night and Day”. Nesse mesmo ano, participou do espetáculo “Bossa nova 50 anos”, realizado na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Também no elenco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Wanda Sá, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Zimbo Trio, Leny Andrade, Maria Rita, Fernanda Takai, Joyce, Marcos Valle e Patrícia Alvi, Bossacucanova e Cris Delanno. O show, em comemoração aos 50 anos da bossa nova, e também celebrando o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, teve concepção e direção de Solange Kafuri, direção musical de Roberto Menescal e Oscar Castro Neves, pesquisa e textos de Heloisa Tapajós, e apresentação de Miele e Thalma de Freitas. Ainda em 2008, gravou, com Raul de Souza, Luiz Alves e Robertinho Silva, o CD “Bossa eterna”, que teve show de lançamento no Mistura Fina (RJ). Nesse mesmo ano, apresentou-se, novamente ao lado de Raul de Souza, Luiz Alves e Robertinho Silva, no projeto “Sarau da Pedra”, realizado pela Repsol no Instituto Cultural Cravo Albin, com produção de Heloisa Tapajós e Andrea Noronha. Também nesse ano, lançou, com Carlos Lyra, Roberto Menescal e Marcos Valle, o CD “Os Bossa Nova”, contendo suas canções “De um jeito diferente” e “Até quem sabe”, ambas com Lysias Ênio, “A cara do Rio” (c/ Roberto Menescal) e “Entardecendo” (c/ Marcos Valle), além de “Samba do carioca” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), “Até o fim” (Carlos Lyra e Marcos Valle), “Sextante” (Carlos Lyra), “Gente” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), “Vagamente” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Ciúme” (Carlos Lyra), “Balansamba” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Bossa entre amigos” (Roberto Menescal e Marcos Valle), “Tereza da praia” (Tom Jobim e Billy Blanco), esta cantando em dueto com Roberto Menescal, e o meddley “Bewitched, bothered and bewildered” (Richard Rodgers e Lorenz Hart), ”Este seu olhar” (Tom Jobim), ”Só em teus braços” (Tom Jobim). Participaram também do disco os músicos Jorge Helder (baixo), Paulo Braga (bateria), Jessé Sadoc (trompete), Dirceu Leite (sax e flauta), Jaques Morelenbaum (cello) e Carlos Bala (bateria).

Em 2009, apresentou-se no Teatro Rival (RJ), com o repertório do disco “A bad Donato”, gravado em 1972, nos Estados Unidos. O espetáculo foi incluído na relação “Os Melhores Shows de 2009” do jornal “O Globo”, publicada ao final do ano.

Em 2010, lançou o CD “Sambolero”, tendo a seu lado de Luiz Alves (baixo) e Robertinho Silva (bateria). O disco, que contou com a participação de Zeca Pagodinho, na faixa “Sambou, sambou”, a única com vocais, e ainda Sidinho (percussão em “Surpresa”) e Ricardo Pontes (flauta em “Lugar comum”), foi contemplado com o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino. Nesse mesmo ano, inaugurou, no Espaço Tom Jobim (RJ), o “Circuito Bossa Nova”, mostrando o repertório do disco. Em parceria com Paula Morelenbaum, lançou, também em 2010, o CD “Água”, contendo suas canções “Flor de maracujá”, “Café com pão”, “Muito à vontade”, “Mentiras” e “E muito mais”, todas com Lysias Ênio, “Lugar comum”, “A paz” e “Tudo tem”, todas com Gilberto Gil, “A rã” (c/ Caetano Veloso), “Ahiê” (c/ Paulo César Pinheiro), “Entre amigos” (c/ Mongo Santamaria) e “Everyday” (c/ Norman Gimbel). Nesse mesmo ano, dividiu o palco do Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico (RJ) com João Donato, em show de lançamento do CD “Água”. O espetáculo contou com a participação do grupo Paraphernalia. Ainda em 2010, recebeu o Prêmio à Excelência Musical da Academia Latina do Grammy.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Leny Andrade, Walter Wanderley, Nara Leão, Roberto Menescal, Luís Carlos Vinhas, Milton Banana, Luiz Eça, Tito Madi, Maysa, Dóris Monteiro, Raul de Souza, Tamba Trio, Victor Assis Brasil, Maogani, Joyce, Bebel Gilberto, Os Cariocas, Simone, Fafá de Belém, Miúcha, Fagner, Leila Pinheiro, Baden Powell, Ithamara Koorax, Lisa Ono, Zizi Possi, Adriana Calcanhoto, Angela Ro Ro e Nana Caymmi e Leo Gandelman, entre outros.

Dividindo o palco com a cantora Maíra Freitas, apresentou-se, em 2011, no espaço Oi Futuro (RJ), pelo projeto “A Bossa do Samba”, concebido e dirigido por Solange Kafuri, com curadoria de Rildo Hora e Marco Antonio Bompet, arranjos e direção musical de Itamar Assiere, apresentação em vídeo de Tárik de Souza, pesquisa de Heloisa Tapajós, coordenação geral e direção de produção de Giselle Kafuri, e produção executiva de Humberto Braga. O show contou com a participação de Marcio Almeida (violão), Jorge Helder (baixo), Zé Canuto (sax e flauta) e Robertinho Silva (bateria).

Em 2012, apresentou-se no Studio RJ (RJ), dentro da série “Noite Jazzmania”, acompanhado por Luiz Alves (baixo), Ricardo Pontes (sax e flauta) e Robertinho Silva (bateria). Nesse mesmo ano, dividiu o palco do Teatro Sesc Ginástico com seu filho Donatinho. Também em 2012, lançou, em parceria com Joyce, o CD “Aquarius”, com suas canções “No fundo do mar”, “Luz da canção” e “E passa o carrossel”, parcerias de ambos, e “Amazonas, Pt. 2” (c/ Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti), além de “Chama o Donato” (Jorge Helder e Joyce) e ainda “Caymmi visita Tom”, “Tardes cariocas” e “Guarulhos Cha Cha Cha”, todas de Joyce, entre outras. Também em 2012, lançou, em parceria com Joyce, o CD “Aquarius”, com suas canções “No fundo do mar”, “Luz da canção” e “E passa o carrossel”, parcerias de ambos, e “Amazonas, Pt. 2” (c/ Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti), além de “Chama o Donato” (Jorge Helder e Joyce) e ainda “Caymmi visita Tom”, “Tardes cariocas” e “Guarulhos Cha Cha Cha”, todas de Joyce, entre outras.

Em 2013, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Canção, com “Eu não sei o seu nome inteiro”, de sua parceria com João Bosco e Francisco Bosco, incluída no CD “40 anos depois”, de João Bosco. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Studio RJ, para a gravação de um CD ao vivo, “Donato Jazz”, com o trio formado por Luiz Alves (baixo), Ricardo Pontes (sax e flauta) e Robertinho Silva (bateria). No repertório, parcerias com Gabriel Moura, Nelson Motta, Moacyr Luz e Ronaldo Bastos, além de Tom Jobim ( “Quando a lembrança me vem”).

Em 2014 apresentou-se no Espaço Furnas, no Rio de Janeiro, em show que comemorava seus 80 anos de vida e 65 de carreira. Tocou acompanhado pelos músicos Luiz Alves (contrabaixo), Robertinho Silva (bateria) e Ricardo Pontes (sopros).

O show deu origem aos discos “Live Jazz in Rio”, volumes 1 e 2. O CDs tiveram como algumas das composições as já conhecidas “Nasci para bailar” e “Emoriô” e as novas “Por aí” (com Moacyr Luz) e “Bolero digital” (com Nelson Motta). O lançamento do trabalho contou com uma estratégia de marketing empregada pelo artista: apenas o volume 1 foi disponibilizado para venda no mercado; o volume 2 só pôde ser comprado em seus shows.

Em 2016, lançou o disco “Donato Elétrico” com, como o próprio título propõe, uma sonoridade elétrica trazida pelos músicos Fender Rhodes, Farfisa, Clavinet, Pro-One e Moog. Com produção de Ronaldo Evangelista, o álbum foi composto por 10 faixas: “Here´s J. D.”, “Urbano”, “Frequência de onda”, “Espalhado”, “Tartaruga”, “Soneca do marreco”, “Combustão espontânea”, “Resort”, “Xaxado de Hércules” e “G8”. Após 14 anos, o músico voltou a lançar um CD de inéditas e, segundo a crítica, saiu-se muito bem em todas as experimentações sonoras a que o trabalho se propôs.

Em dezembro, o CD ficou na lista dos melhores discos do ano selecionados pelo jornal O Globo. Segundo a crítica publicada na época do lançamento “é um álbum que Daft Punk e Kendrick Lamar ouviriam com um sorriso no rosto”.

Em 2017, estreou na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, uma residência artística, projeto criado por Ivone Belem e batizado de “Toda essa bossa”. A proposta foi ocupar o espaço por todo o ano, variando os convidados e o estilo musical. Na estreia, Moacyr Luz, Tulipa Ruiz, Bnegão e Donatinho. O repertório, em suas próprias palavras, trazia apenas “música para balançar o quadril”.

Ainda em 2017, lançou o disco “Sintetizamor”, pela gravadora Deck Disc, em parceria com seu filho, Donatinho. O trabalho de 10 faixas inéditas contou com composições em parceria com Donatinho e outros autores, além de particpações especiais. As músicas incluídas no CD foram  “De toda a maneira” (c/ Donatinho e Davi Moraes), “Surreal” (c/ Donatinho, Domenico Lancelotti e Julia Bosco), “Quem é quem” (c/ Donatinho e Jean Kuperman), “Interstellar” (c/ Donatinho, Davi Moraes e Gabriela Riley), “Lei do amor” (c/ Donatinho e Rogê), “Clima de paquera” (c/ Donatinho), “Luz negra” (c/ Donatinho e Jonas Sá), “Vamos sair à francesa” (c/ Donatinho e Ronaldo Bastos), “Ilusão de nós” (c/ Donatinho e João Capdeville) e “Hao chi” (c/ Donatinho). Os arranjos e a produção musical do disco foram de Donatinho. Logo após, ainda em 2017, fez show do disco “Bluchanga” (2014), na Sala Baden Powell, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O espetáculo contou com versões de temas clássicos do jazz mundial como “Morning” (Clare Fisher) e “The mochican and the great spirit” (Horace Silver), além de músicas escritas ainda em 1960, quando era uma das atrações do clube de Jazz Trident, em Sausualito, na Califórnia, onde dividia palco com nomes como Chet Baker e Bud Shank. A noite também teve participação especial de Angela Ro Ro.

Em fevereiro de 2018, ao lado de seu filho, Donatinho, apresentou-se no Rio de Janeiro no Bar dos Descasados, no bairro de Santa Teresa. O repertório contou com as canções do álbum Sintetizamor, com as participações especiais de Domenico Lancellotii, Rogê e David Moraes. Ainda apresentaram as canções Lei do Amor, Luz Negra e Ilusão de Nós, além dos grandes clássicos de sua carreira e de músicas do álbum Zambê, o premiado trabalho autoral de Donatinho. Ainda neste ano, lançou mais três álbuns inéditos, que foram gravados no Brasil entre 1978 e 1989, mas nunca lançados. Com título que faz trocadilho com o nome do álbum norte-americano “A mad Donato” (1970), um dos discos mais cultuados de sua obra, a caixa “A mad Donato” apresentou álbuns gravados em período de menor visibilidade dele: “Gozando a existência” (1978), “Naquela base” (1988) e “Janela da Urca” (1989), e foi fruto da pesquisa iniciada pelo produtor Marcelo Fróes no acervo do artista. Além dos três álbuns, a caixa de CDs incluiu inédita coletânea com gravações raras com artistas como Alaíde Costa e Djavan.

Em 2018, seu primeiro disco de trabalho a ter letras, o “Quem é Quem” (1973), ganhou turnê nacional. O disco foi gravado e idealizado com orquestrações de Lindolpho Gaya, Dori Caymmi, Ian Guest e Laércio de Freitas. Na época, o disco não teve investimento da gravadora Odeon em distribuição e divulgação, e acabou ficando sem show de lançamento. O espetáculo integrou a série “Discos Históricos da MPB” na sala Baden Powell e foi idealizado e apresentado por Arnaldo De Souteiro, e contou com as participações de Wanda Sá, Arthur Verocai e Leny Andrade.

Em 2019, em comemoração aos seus 70 anos de carreira, apresentou-se em uma série de shows no Rio de Janeiro. Na ocasião, convidou o bloco carnavalesco do Cordão do Boitatá por se tratar de uma data pré-carnaval. A banda que o acompanhou foi formada por Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (contrabaixo), Ricardo Pontes (flauta e saxofone) e José Arimatéa (trompete). No repertório foram incluídas canções como “A rã” (c Caetano Veloso), “Nasci para bailar” (c Paulo Andre Barata), “Bananeira” (c Gilberto Gil), assim como canções de seu disco “Donato Elétrico” (2016) e “Sintetizador” (2017), que gravou com seu filho Donatinho. Ainda estiveram presentes canções de outros compositores como “Coisa nº4” (Moacir Santos) e “Xodó” (Dominguinhos). Ainda em 2019 se apresentou em show beneficente ao lado de Roberto Menescal, Carlos Lyra e Marcos Valle no Parque Lage (RJ). O repertório foi formado por canções inéditas além de grandes clássicos. Na ocasião também se apresentaram o DJ Marcelinho da Lua e Rodrigo Sha.

Em junho de 2021 João Donato lançou novo álbum com temas inéditos pela série Jazz is Dead com os produtores Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad. Com João Donato no Fender Rhodes, os temas foram compostos de forma colaborativa com os produtores e músicos Younge e Muhammad, que tocaram sintetizadores, um órgão Hammond B3, guitarra e baixo. O álbum ainda teve partcipações de Greg Paul e do cantor Loren Oden em”Nāo Negue Seu Coraçāo” e “Forever More”. Alé das músicas já citadas, respectivamente a primeira e a quarta do álbum, também foram incluídas no álbum “Aquarius (Bring Her Back Home To Me)”, “Desejo de Amor”, “Sua Beleza e Beleza”, “ Liasons”, “Adrian, Ali and Gregory”, “Vermelho Quente” e “Conexão Feat”. O projeto Jazz is Dead foi criado pelos músicos norte-americanos Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad voltado para shows deles. Depois tornou-se uma série de gravações em estúdio com nomes do jazz e da música brasileira com referência nos anos 1970. Os discos foram gravados em Los Angeles, no Linaer Labs Studios, em sistema analógico.

Em outubro de 2021 Lançou, com Jards Macalé, pela gravadora Rocinante, o álbum “Síntese do Lance”. A parceria entre os músicos teve Jards Macalé na voz e violão e João Donato na voz e piano. Os dois foram acompanhados por Guto Wirtti (baixo acústico), José Arimatéa(trompete), Kainã do Jêje (bateria), Luizinho do Jêje (percussão), Marlon Sette (trombone) e Neném da cuíca(percussão). As músicas gravadas no álbum foram Côco táxi (João Donato e Jards Macalé), Dona Castorina(João Donato), Ontem e hoje(Jards Macalé e Sylvio Fraga), Cururu (Marlon Sette e Sylvio Fraga), João Duke(Jards Macalé), Síntese do lance (João Donato e Marlon Sette / Adaptação de canção popular), Açafrão(João Donato, Marlon Sette e Sylvio Fraga), Um abraço do João(Jards Macalé e Joyce Moreno), O amor Vem da Paz(Jards Macalé e Ronaldo Bastos) e Lídice (Jards Macalé). O álbum foi produzido por Marlon Sette, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat; gravado por Pepê Monnerat, Edu Costa e Bráulio Passos no Estúdio Rocinante; mixado por  Pepê Monnerat no Estúdio Rocinante e masterizado por Alexandre Rabaço.  O álbum gerou um show homônimo que foi apresentado em 2021 e 2022.

Em agosto de 2022 lançou “Serotonina”. O álbum teve como ponto de partida uma proposta do produtor musical Ronaldo Evangelista, que fez uma seleção de manuscritos musicais e fitas demo do músico chegando a dez músicas que receberam o acabamento de João Donato. Depois, Evangelista convidou alguns compositores par escreverem as letras como Rodrigo Amarante, Mauricio Pereira, Felipe Cordeiro, Jorge Andrade, Céu  e Arruda. Além de Donato no piano Fender Rhodes, tocaram no trabalho Allan Abbadia (trombone), Bruno Buarque (bateria e percussão), Fábio Buarque (contrabaixo acústico) e Will Bone (flauta e trompete). A mixagem foi feita por Gustavo Lenza, Alexandre Kassin e Bruno Buarque. Os arranjos foram de João Donato com produção de Ronaldo Evangelista. A masterização foi de Felipe Tichauer. Foram incluídas no álbum, além de “Serotonina” (João Donato), as canções “Floriu” (João Donato e Céu), “Azul Royal” (João Donato e Maurício Pereira), “Simbora” (Donato e Anastácia), “Doce de Amora” (João Donato e arrudA), “Órbita” (João Donato e Ronaldo Evangelista), “Bonsbons” (João Donato e Ronaldo Evangelista), “Estrela do Mar” (Donato e Rodrigo Amarante), “Eu Gosto de Você” (João Donato, Felipe Cordeiro e Jorge Andrade), “Prata”(João Donato e Ronaldo Evangelista).

João Donato viveu no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele foi casado com a jornalista Ivone Belem, desde 2001. É pai de Jodel, Joana e Donatinho.

Morreu em 17 de julho de 2023, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. O artista enfrentava uma série de problemas de saúde e, recentemente, tratou uma infecção nos pulmões. Em junho, conforme publicado pelo filho Donatinho, ele esteve internado na Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro.


Joao Donato de Oliveira Neto

* 8/17/1934, Rio Branco - AC.
+ 7/17/2023, Rio de Janeiro - RJ.

He began his professional career in 1949, as a member of the group Altamiro Carrilho e Seu Regional, with which he recorded, that year, a 78 rpm containing the songs "Brejeiro" (Ernesto Nazareth) and "Feliz Birthday" (Altamiro Carrilho and Ari Duarte). . The seal omits its participation in the disc. He then replaced Chiquinho do Acordeon in Fafá Lemos's set in a presentation at the Monte Carlo nightclub (RJ). He later performed in other nightclubs, such as Plaza, Drink, Sacha's and Au Bon Gourmet, among others.

In 1953, he formed his own group, Donato e Seu Conjunto, with which he released two 78 rpm records that year: "Tenderly" (J. Lawrence and W..Gross)/"Invitation" (Bronislau Kaper) and " The time has come (Rubens Campos and Henricão)/"You Belong to Me" (Pee Wee King, Stewart and Price).

He was part of the group Os Namorados, with which he recorded three albums at 78 rpm: "I want a samba" (Haroldo Barbosa and Janet de Almeida) / "Três Ave-Marias" (Hanibal Cruz), in 1953; "Unhappy guess" (Noel Rosa)/"Pagode in Xerem (Sebastião Gomes and Alcebádes Barcelos), in 1953; and "You smiled" (Valdemar Gomes and José Rosa)/"I'm not silly" (Nanai, Ari Monteiro and L. Machado), in 1954.

Still in 1954, he formed the Trio Donato, with which he released a 78 rpm containing the songs "If you happen to arrive (Lupicínio Rodrigues and Felisberto Martins) and "There is a long time ago (J. Kern and I. Gershwin).

In 1956, he moved to São Paulo, where he worked as a pianist with the group Os Copacabanas and Orquestra de Luís Cesar. That same year, he released, with Donato and Seu Conjunto, a 78 rpm containing the songs "Farinhada" (Zé Dantas) and "Comigo é sim" (Luiz Bittencourt and José Menezes). Still in 1956, he recorded his first LP, "Chá Dançante", produced by Tom Jobim for the Odeon label. In the repertoire, the songs "Comigo é sim" (Luiz Bittencourt and Zé Menezes), "No Rancho Fundo" (Ary Barroso and Lamartine Babo), "If you happen to arrive" (Lupicínio Rodrigues and Felisberto Martins), "Carinhoso" (Pixinguinha and João de Barro), "Baião" (Luiz Gonzaga and Humberto Teixeira), "Peguei um Ita no Norte" (Dorival Caymmi), "Farinhada" (Zé Dantas) and "Baião da Garoa" (Luiz Gonzaga and Hervé Cordovil).

In 1958, he returned to Rio de Janeiro and dedicated himself exclusively to the piano. That year, he recorded two tracks on the LP "Dance Nós": "Minha saudade", his first hit, and "Mambinho", both in partnership with João Gilberto. At that time, he was part of the Maestro Copinha Orchestra, which performed at the Copacabana Palace (RJ).

In 1959 he traveled to Mexico with Nanai and Elizeth Cardoso. Then he moved to the United States, where he lived for three years. In that country, he performed with Carl Tjader, Johnny Martinez, Tito Puente and Mongo Santa Maria. He toured Europe with João Gilberto.

In 1962, he returned to Brazil, married to the American actress Patricia del Sasser.

In 1963, he recorded the LP “Very comfortable”, with Tião Neto (bass) and Milton Banana (drums). The album was released by Polydor, highlighting his compositions “Sambou… Sambou” (with João Melo) and “Caminho de casa”. Also in that year, he released the LP “A very modern bossa by João Donato and his Trio”.

He then returned to the United States, where he lived for another ten years. In that country, he recorded an LP with saxophonist Bud Shank and guitarist Rosinha de Valença, in addition to the albums “Piano of João Donato – The sound new sound of Brazil”, “A bad Donato”, which featured the participation of bassist Ron Carter, and “Donato Deodato – Featuring João Donato arranged and conducted by Deodato”, with arrangements by Eumir Deodato. He also performed with other artists, such as Astrud Gilberto, Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann and Wes Montgomery, among others. His songs “Amazonas”, recorded by Chris Montez, and “A rã” and “Caranguejo”, both recorded by Sérgio Mendes, were successful with the North American public.

In 1972, he returned to Brazil and recorded the LP “Quem é quem”, released by Odeon the following year. This album presents the novelty of having in its repertoire songs with lyrics sung by the composer himself, until then an instrumental music performer, with emphasis on “Até quem saber” (w/ Lysias Ênio) and “Chorou, cried” (w/ Paulo César Pinheiro ), among others.

In 1974, he signed the musical direction and participated in the show “Cantar”, performed by Gal Costa at Teatro da Praia (RJ). The show was recorded on disc, with a repertoire that included his songs “Até quem saber” and “A rã” (w/ Caetano Veloso).

In 1975, he recorded the LP “Lugar Comum”, released by Phonogram.

In 1986, he released the LP “Leilíadas”.

In 1997, he recorded, with drummer Eloir de Morais, the CD “Café com Pão”, for which he received two nominations for the Sharp Awards: Best Album and Best Arranger. That same year, he did a CD release show at the Mistura Fina nightclub (RJ). That same year, he released the CD “Coisastão simples”, by EMI/ Odeon, highlighting in the repertoire four original songs of his own: “Fonte de saudade” (w/ Lisias Ênio), “Everyday” (w/ Norman Gimbel ), “Summer of temptation” (w/ Toshiro Ono) and “Doralinda” (w/ Cazuza). The album had a launch show at the Mistura Fina nightclub (RJ).

In 1998, he performed again at Mistura Fina with the show “Café com Pão”, accompanied by drummer Eloir de Morais.

In 1999, he recorded the CD “Só danço samba”, exclusively interpreting works by Tom Jobim. That same year, Lumiar Discos & Editora launched the “Songbook João Donato” (book and three CDs), with the participation of Caetano Veloso, Gal Costa, Djavan and Daniela Mercury, among other artists. The launch show was held at Bar do Tom (RJ), with Bororó (acoustic bass), Victor Bertrami (drums), Ricardo Pontes (sax and flute), Jessé Sadoc (trumpet) and the composer himself on the piano, in addition to the participation by Nana Caymmi, Marcos Valle, Os Cariocas and Angela Rô Rô, among other performers.

In 2000, he performed in the project “Rio Sesc Instrumental”, at Sesc Copacabana (RJ), accompanied by Jessé Sadoc (trumpet), Ricardo Pontes (saxes and flute), Nei Conceição (bass) and Victor Bertrami (drums). That same year, he performed, on Copacabana Beach, the closing show of the “Rio-Bossa Nova 2000” project. Also in 2000, he recorded the CD “Amazonas”, accompanied by Cláudio Slon (drums) and Jorge Helder (acoustic bass), released by Vartan Tonoian's Elephant Records (Denver, Colorado, USA). The disc included in the repertoire own compositions, highlighting “Glass beads” and “Coisasdistantes”, both in partnership with João Gilberto. He performed at Memorial da América Latina, with the Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo (SP), and at Mistura Fina (RJ), for the release of the album, accompanied by bassist Luis Alves (bass) and Cláudio Slon (drums), following then on tour in Europe, Japan, Australia, New Zealand and the United States, highlighting a mini-season at the Blue Note in New York. Also in 2000, he was awarded the Shell Music Prize for his work as a whole and participated in the Free Jazz Festival (RJ), achieving public and critical success.

In June 2001, in the Amazon Rainforest, in partnership with pianist Everardo de Castro, he composed the theme for piano and orchestra “Amazonas: a symphonic poem”, sponsored by the Amazonian government and scripted by Ricardo Cravo Albin. In September of that same year, he presented the symphonic piece, alongside the Amazonas Philharmonic Orchestra, with arrangements by maestro Laércio de Freitas, conducting by maestro Luiz Fernando Malheiro and narration by Ricardo Cravo Albin, at Teatro Amazonas, in Manaus.

In 2002, he released the CDs “Brazilian time”, “Remando na raia” and “Ê Lalá Lay-Ê” (DeckDisc), in the latter registering exclusively partnerships with his brother, Lysias Ênio. Also that year, he performed alongside the Orquestra Jazz Sinfônica, at Sala São Paulo. The concert, recorded live, generated the CD “The Frog”, released by the Elephant Records label. Still in 2002, he traveled to Japan, where he made 10 presentations alongside the singer Joyce.

In 2003, he won the APCA Award (Paulista Association of Art Critics). He performed in Cuba, Russia and Japan, and in several Brazilian cities, releasing the CD “Managarroba”. The album had the participation of Marisa Monte, Marcelo D2, Joyce and João Bosco. That same year, he recorded, with Emílio Santiago, the CD “Emílio Santiago finds João Donato” and, with Wanda Sá, the CD “Wanda Sá com João Donato”.

In 2004, he was awarded the Tim Prize for the album “Emílio Santiago finds João Donato”. The two artists performed at Bar do Tom (RJ), with the show “Emílio Santiago & João Donato”. That same year, he traveled to Spain, recorded a bossa nova CD for the Russian market and, in Cuba, recorded the CD “Sexto Sentido”. Also in 2004, he took over the musical production of the CD “Tita e Edson” (Lumiar Discos). He performed alongside American saxophonist Bud Shank at the Chivas Jazz Festival (RJ). Also in 2004, he performed alongside Johnny Alf, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Wanda Sá, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Durval Ferreira, Eliane Elias, Marcos Valle, Os Cariocas and Bossacucanova, in the show “Bossa Nova in Concert ”, held in Canecão (RJ). The show was hosted by Miele and featured a backing band formed by Durval Ferreira (guitar), Adriano Giffoni (bass), Marcio Bahia (drums), Fernando Merlino (keyboards), Ricardo Pontes (sax and flute) and Jessé Sadoc ( trumpet), conception and artistic direction by Solange Kafuri, musical direction by Roberto Menescal, research and texts by Heloisa Tapajós, sets by Ney Madeira and Lídia Kosovski, and projections by Sílvio Braga.

In 2005, he released his first DVD, “Donatural – João Donato ao vivo”, with Leila Pinheiro, Joyce, Emílio Santiago, Angela Rô Rô and Gilberto Gil among his guests, and with a backing band formed by Robertinho Silva (drums). , Luiz Alves (acoustic and electric bass), Cidinho (percussion), Jessé Sadoc (trumpet and flugelhorn), Ricardo Pontes (sax and flute) and Donatinho (keyboards). That same year, he performed at the Songbook Café (RJ) and participated in the second presentation of the show “Bossa Nova in Concert”, at Parque dos Patins (RJ). Also in 2005, he performed at the launch of the DVD “Donatural” at Teatro Rival (RJ), with the participation of Leila Pinheiro and Marcelinho Da Lua.

In 2006, he launched, with Paulo Moura, the CD “Dois Panos para Manga”, conceived in a meeting at the home of TV director Mario Manga. On this occasion, the two artists were suggested to record an album that would record some of the themes enjoyed by the Sinatra-Farney Fan Club's visitors in the 1950s. In the repertoire, their song “Minha saudade” (with João Gilberto), in addition “On a Slow Boat to China” (Frank Loesser), “Swanee” (George and Ira Gershwin), “That Old Black Magic” (Harold Arlen and Johnny Mercer), “Tenderly” (Walter Gross and Jack Lawrence), “Saudade mata a nos” (Antonio Almeida and João de Barro), “Copacabana” (Alberto Ribeiro and João de Barro) and even “Pixinguinha no Arpoador” and “Sopapo”, two unpublished compositions signed by the two artists.

As an arranger, the CDs “O homem de Aquarius”, by Tom Jobim, and “Minha saudade”, by Lisa Ono, stand out among his works, in addition to records by Fagner, Gal Costa and Martinho da Vila.

In 2006, he performed with Bud Shank at Mistura Fina (RJ). The meeting was recorded by directors Renato Martins and Felipe Nepomuceno.

The following year, he released the CD “An afternoon with Bud Shank and João Donato”, recorded on May 8th and 2004 at Studio Verde (RJ). The disc marked the musical reunion of the two artists after 30 years (they played together in 1965, in the United States). Also participating in the album, in some tracks, Luis Alves (bass), Robertinho Silva (drums) and Eloir de Moraes (percussion). In the repertoire, songs by João Donato, “Open Gaiolas” (w/ Martinho da Vila), “Joana” (w/ Ronaldo Bastos) and “Minha saudade” (w/ João Gilberto), in addition to “Night and day”, “ Black orchid” (Cal Tjader), “But not for me (G. Gershwin and I. Gershwin), “There will never be another you” (M. Gordon and H. Warren) and “Yesterdays” (Jerome Kern and Otto Harbach ).

In 2008, he released the DVD “Ao vivo no Rio de Janeiro”, recording the musical encounter with Bud Shank at Mistura Fina two years earlier. In the repertoire, “Carousels' and “Lotus Bud”, both by Bud Shank and Linda Shank, “Wildflower's lullaby (Bud Shank), “Eager Beaver” and “Fascinating Rhythm”, both by Stan Kenton, “Lover Man – Oh, where can you be” (Jimmy Davis, Roger “Ram” Ramirez and James Sherman), “Summertime” (George Gershwin, Ira Gershwin, DuBose Heyward and Dorothy Heyward), “Night and Day” (Cole Porter) and “Manhã de Carnaval” (Antonio Maria and Luiz Bonfá), as well as “Minha saudade”, from his partnership with João Gilberto). In the extras, “Fascinating Rhythm”, “Summertime and “Night and Day”. That same year, he participated in the show “Bossa nova 50 anos”, held on Ipanema Beach, in Rio de Janeiro. Also in the cast, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Wanda Sá, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Zimbo Trio, Leny Andrade, Maria Rita, Fernanda Takai, Joyce, Marcos Valle and Patrícia Alvi, Bossacucanova and Cris Delanno. The show, in celebration of the 50th anniversary of bossa nova, and also celebrating the anniversary of the city of Rio de Janeiro, was conceived and directed by Solange Kafuri, musically directed by Roberto Menescal and Oscar Castro Neves, research and texts by Heloisa Tapajós, and presentation by Miele and Thalma de Freitas. Also in 2008, he recorded, with Raul de Souza, Luiz Alves and Robertinho Silva, the CD “Bossa Eternal”, which had a launch show at Mistura Fina (RJ). That same year, he performed again alongside Raul de Souza, Luiz Alves and Robertinho Silva, in the project “Sarau da Pedra”, carried out by Repsol at the Cravo Albin Cultural Institute, with production by Heloisa Tapajós and Andrea Noronha. Also in that year, he released, with Carlos Lyra, Roberto Menescal and Marcos Valle, the CD “Os Bossa Nova”, containing his songs “De um homem diferent” and “Até quem saber”, both with Lysias Ênio, “A cara do Rio ” (w/ Roberto Menescal) and “Entardecendo” (w/ Marcos Valle), as well as “Samba do Carioca” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes), “Until the end” (Carlos Lyra and Marcos Valle), “Sextante” (Carlos Lyra), “Gente” (Marcos Valle and Paulo Sérgio Valle), “Vagmente” (Roberto Menescal and Ronaldo Bôscoli), “Ciúme” (Carlos Lyra), “Balansamba” (Roberto Menescal and Ronaldo Bôscoli), “Bossa entre friends” (Roberto Menescal and Marcos Valle), “Tereza da praia” (Tom Jobim and Billy Blanco), is singing in a duet with Roberto Menescal, and the medley “Bewitched, bothered and bewildered” (Richard Rodgers and Lorenz Hart), ” This look of yours” (Tom Jobim), “Only in your arms” (Tom Jobim). The musicians Jorge Helder (bass), Paulo Braga (drums), Jessé Sadoc (trumpet), Dirceu Leite (sax and flute), Jaques Morelenbaum (cello) and Carlos Bala (drums) also participated in the album.

In 2009, he performed at Teatro Rival (RJ), with the repertoire of the album “A bad Donato”, recorded in 1972, in the United States. The show was included in the list “The Best Shows of 2009” by the newspaper “O Globo”, published at the end of the year.

In 2010, he released the CD “Sambolero”, with Luiz Alves (bass) and Robertinho Silva (drums) by his side. The album, which featured the participation of Zeca Pagodinho, on the track “Sambou, Sambou”, the only one with vocals, and also Sidinho (percussion on “Surpresa”) and Ricardo Pontes (flute on “Lugar Comum”), was awarded with the Latin Grammy, in the Best Latin Jazz Album category. That same year, he inaugurated, at Espaço Tom Jobim (RJ), the “Circuito Bossa Nova”, showing the album’s repertoire. In partnership with Paula Morelenbaum, he released, also in 2010, the CD “Água”, containing his songs “Flor de maracujá”, “Coffee with bread”, “Very comfortable”, “Mentiras” and “And much more”, all with Lysias Ênio, “Lugar comum”, “A paz” and “Tudo tem”, all with Gilberto Gil, “A rã” (w/ Caetano Veloso), “Ahiê” (w/ Paulo César Pinheiro), “Entre amigos” (w/ Mongo Santamaria) and “Everyday” (w/ Norman Gimbel). That same year, he shared the stage at Espaço Tom Jobim in Jardim Botânico (RJ) with João Donato, in a concert to launch the CD “Água”. The show featured the participation of the group Paraphernalia. Also in 2010, he received the Latin Academy Grammy Award for Musical Excellence.

The list of performers of his songs includes artists such as Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Leny Andrade, Walter Wanderley, Nara Leão, Roberto Menescal, Luís Carlos Vinhas, Milton Banana, Luiz Eça, Tito Madi, Maysa, Dóris Monteiro, Raul de Souza, Tamba Trio, Victor Assis Brasil, Maogani, Joyce, Bebel Gilberto, Os Cariocas, Simone, Fafá de Belém, Miúcha, Fagner, Leila Pinheiro, Baden Powell, Ithamara Koorax, Lisa Ono, Zizi Possi, Adriana Calcanhoto , Angela Ro Ro and Nana Caymmi and Leo Gandelman, among others.

Sharing the stage with the singer Maíra Freitas, he performed in 2011 at the Oi Futuro space (RJ), through the project “A Bossa do Samba”, conceived and directed by Solange Kafuri, curated by Rildo Hora and Marco Antonio Bompet, arrangements and musical direction by Itamar Assiere, video presentation by Tárik de Souza, research by Heloisa Tapajós, general coordination and production direction by Giselle Kafuri, and executive production by Humberto Braga. The show featured Marcio Almeida (guitar), Jorge Helder (bass), Zé Canuto (sax and flute) and Robertinho Silva (drums).

In 2012, he performed at Studio RJ (RJ), within the series “Noite Jazzmania”, accompanied by Luiz Alves (bass), Ricardo Pontes (sax and flute) and Robertinho Silva (drums). That same year, he shared the stage at Teatro Sesc Ginástico with his son Donatinho. Also in 2012, he released, in partnership with Joyce, the CD “Aquarius”, with his songs “No Fundo do Mar”, “Luz da Canção” and “E Passa o Carrossel”, partnerships between both, and “Amazonas, Pt. 2” (with Arnaldo Antunes and Péricles Cavalcanti), as well as “Chama o Donato” (Jorge Helder and Joyce) and even “Caymmi visita Tom”, “Tardes cariocas” and “Guarulhos Cha Cha Cha”, all by Joyce, among others. Also in 2012, he released, in partnership with Joyce, the CD “Aquarius”, with his songs “No Fundo do Mar”, “Luz da Canção” and “E Passa o Carrossel”, partnerships between both, and “Amazonas, Pt. 2” (with Arnaldo Antunes and Péricles Cavalcanti), as well as “Chama o Donato” (Jorge Helder and Joyce) and even “Caymmi visita Tom”, “Tardes cariocas” and “Guarulhos Cha Cha Cha”, all by Joyce, among others.

In 2013, he was nominated for the Brazilian Music Award, in the Best Song category, with "I don't know your whole name", from his partnership with João Bosco and Francisco Bosco, included on the CD "40 years later", by João Bosco. That same year, he performed at Studio RJ, for the recording of a live CD, “Donato Jazz”, with the trio formed by Luiz Alves (bass), Ricardo Pontes (sax and flute) and Robertinho Silva (drums). In the repertoire, partnerships with Gabriel Moura, Nelson Motta, Moacyr Luz and Ronaldo Bastos, in addition to Tom Jobim (“When the memory comes to me”).

In 2014 he performed at Espaço Furnas, in Rio de Janeiro, in a show that celebrated his 80 years of life and 65 of his career. He played accompanied by musicians Luiz Alves (double bass), Robertinho Silva (drums) and Ricardo Pontes (wind instruments).

The concert gave rise to the albums “Live Jazz in Rio”, volumes 1 and 2. The CDs had as some of the compositions the already known “Nasci para bailar” and “Emoriô” and the new ones “Porai” (with Moacyr Luz) and “Digital Bolero” (with Nelson Motta). The release of the work relied on a marketing strategy employed by the artist: only volume 1 was made available for sale on the market; volume 2 could only be purchased at their concerts.

In 2016, he released the album “Donato Elétrico” with, as the title suggests, an electric sound brought by musicians Fender Rhodes, Farfisa, Clavinet, Pro-One and Moog. With production by Ronaldo Evangelista, the album was composed of 10 tracks: “Here´s J. D.”, “Urbano”, “Frequência de onda”, “Espalhado”, “Tartaruga”, “Soneca do marreco”, “Combustão spontaneous”, “Resort”, “Xaxado de Hércules” and “G8”. After 14 years, the musician released a CD of unpublished songs again and, according to critics, he did very well in all the sound experiments that the work proposed.

In December, the CD was on the list of the best albums of the year selected by the newspaper O Globo. According to the review published at the time of release "it is an album that Daft Punk and Kendrick Lamar would listen to with a smile on their face".

In 2017, he debuted at Sala Baden Powell, in Rio de Janeiro, an artistic residency, a project created by Ivone Belem and named “Toda esse bossa”. The proposal was to occupy the space throughout the year, varying the guests and the musical style. At the premiere, Moacyr Luz, Tulipa Ruiz, Bnegão and Donatinho. The repertoire, in his own words, brought only “music to shake the hips”.

Also in 2017, he released the album “Sintetizamor”, through the Deck Disc label, in partnership with his son, Donatinho. The work of 10 unreleased tracks featured compositions in partnership with Donatinho and other authors, in addition to special guest appearances. The songs included on the CD were “De all the way” (w/ Donatinho and Davi Moraes), “Surreal” (w/ Donatinho, Domenico Lancelotti and Julia Bosco), “Quem é quem” (w/ Donatinho and Jean Kuperman), “Interstellar” (w/ Donatinho, Davi Moraes and Gabriela Riley), “Lei do amor” (w/ Donatinho and Rogê), “Climate flirting” (w/ Donatinho), “Luz negra” (w/ Donatinho and Jonas Sá ), “Let's go out French style” (w/ Donatinho and Ronaldo Bastos), “Ilusion of us” (w/ Donatinho and João Capdeville) and “Hao chi” (w/ Donatinho). The arrangements and musical production of the record were by Donatinho. Soon after, still in 2017, he performed the album “Bluchanga” (2014), at Sala Baden Powell, in Copacabana, South Zone of Rio de Janeiro. The show featured versions of classic world jazz themes such as “Morning” (Clare Fisher) and “The Mochican and the great spirit” (Horace Silver), in addition to songs written in 1960, when it was one of the attractions of the Jazz club. Trident, in Sausualito, California, where he shared the stage with names like Chet Baker and Bud Shank. The night also had a special appearance by Angela Ro Ro.

In February 2018, alongside his son, Donatinho, he performed in Rio de Janeiro at Bar dos Descasados, in the Santa Teresa neighborhood. The repertoire included songs from the Sintetizamor album, with the special appearances of Domenico Lancellotii, Rogê and David Moraes. They also performed the songs Lei do Amor, Luz Negra and Idições de Nós, in addition to the great classics of their career and songs from the album Zambê, Donatinho's award-winning authorial work. Later that year, he released three more unpublished albums, which were recorded in Brazil between 1978 and 1989, but never released. With a title that plays on the name of the North American album “A mad Donato” (1970), one of the most revered albums of his work, the “A mad Donato” box presented albums recorded in a period of lesser visibility of his: “Enjoying a Existence” (1978), “Naquela Base” (1988) and “Janela da Urca” (1989), and was the result of research initiated by producer Marcelo Fróes in the artist’s collection. In addition to the three albums, the CD box included an unprecedented collection of rare recordings with artists such as Alaíde Costa and Djavan.

In 2018, his first work album to have lyrics, “Quem é Quem” (1973), won a national tour. The disc was recorded and conceived with orchestrations by Lindolpho Gaya, Dori Caymmi, Ian Guest and Laércio de Freitas. At the time, the record had no investment from the Odeon label in distribution and promotion, and ended up without a release show. The show was part of the series “Historical Discs of MPB” at the Baden Powell room and was conceived and presented by Arnaldo De Souteiro, with the participation of Wanda Sá, Arthur Verocai and Leny Andrade.

In 2019, in celebration of his 70 years of career, he performed in a series of shows in Rio de Janeiro. On the occasion, he invited the carnival block from Cordão do Boitatá because it was a pre-carnival date. The band that accompanied him was formed by Robertinho Silva (drums), Luiz Alves (double bass), Ricardo Pontes (flute and saxophone) and José Arimatéa (trumpet). The repertoire included songs such as “A rã” (with Caetano Veloso), “I was born to dance” (with Paulo Andre Barata), “Bananeira” (with Gilberto Gil), as well as songs from his album “Donato Elétrico” (2016) and “Sintetizador” (2017), which he recorded with his son Donatinho. There were also songs by other composers such as “Coisa nº4” (Moacir Santos) and “Xodó” (Dominguinhos). Also in 2019, he performed at a benefit show alongside Roberto Menescal, Carlos Lyra and Marcos Valle at Parque Lage (RJ). The repertoire was formed by unpublished songs in addition to great classics. DJ Marcelinho da Lua and Rodrigo Sha also performed on the occasion.

In October 2021, he released, with Jards Macalé, on the Rocinante label, the album “Síntese do Lance”. The partnership between the musicians had Jards Macalé on voice and guitar and João Donato on voice and piano. The two were accompanied by Guto Wirtti (acoustic bass), José Arimatéa (trumpet), Kainã do Jêje (drums), Luizinho do Jêje (percussion), Marlon Sette (trombone) and Neném da cuíca (percussion). The songs recorded on the album were Côco Taxi (João Donato and Jards Macalé), Dona Castorina (João Donato), Yesterday and Today (Jards Macalé and Sylvio Fraga), Cururu (Marlon Sette and Sylvio Fraga), João Duke (Jards Macalé), Synthesis of the move (João Donato and Marlon Sette / Adaptation of a popular song), Saffron (João Donato, Marlon Sette and Sylvio Fraga), A hug from João (Jards Macalé and Joyce Moreno), Love Comes from Peace (Jards Macalé and Ronaldo Bastos) and Lídice (Jards Macalé). The album was produced by Marlon Sette, Sylvio Fraga and Pepê Monnerat; recorded by Pepê Monnerat, Edu Costa and Bráulio Passos at Estúdio Rocinante; mixed by Pepê Monnerat at Estúdio Rocinante and mastered by Alexandre Rabaço. The album spawned an eponymous show that was performed in 2021 and 2022.

In August 2022, he released “Serotonina”. The starting point for the album was a proposal by music producer Ronaldo Evangelista, who made a selection of musical manuscripts and demo tapes by the musician, reaching ten songs that were finished by João Donato. Afterwards, Evangelista invited some composers to write the lyrics, such as Rodrigo Amarante, Mauricio Pereira, Felipe Cordeiro, Jorge Andrade, Céu and Arruda. In addition to Donato on the Fender Rhodes piano, Allan Abbadia (trombone), Bruno Buarque (drums and percussion), Fábio Buarque (acoustic bass) and Will Bone (flute and trumpet) played on the work. Mixing was done by Gustavo Lenza, Alexandre Kassin and Bruno Buarque. The arrangements were by João Donato with production by Ronaldo Evangelista. Mastering was by Felipe Tichauer. In addition to “Serotonina” (João Donato), the songs “Floriu” (João Donato and Céu), “Azul Royal” (João Donato and Maurício Pereira), “Simbora” (Donato and Anastácia), “Doce de Amora” (João Donato and arruda), “Órbita” (João Donato and Ronaldo Evangelista), “Bonsbons” (João Donato and Ronaldo Evangelista), “Estrela do Mar” (Donato and Rodrigo Amarante), “I Like You” (João Donato, Felipe Cordeiro and Jorge Andrade), “Prata” (João Donato and Ronaldo Evangelista).

João Donato lived in the Urca neighborhood, in the South Zone of Rio de Janeiro. He has been married to journalist Ivone Belem since 2001. He is the father of Jodel, Joana and Donatinho.

He died on July 17, 2023, aged 88, in Rio de Janeiro. The artist faced a series of health problems and recently treated a lung infection. In June, as published by his son Donatinho, he was hospitalized at Casa de Saúde São José in Rio de Janeiro.

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