Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
* 25/1/1927 Rio de Janeiro, RJ
+ 8/12/1994 Nova York, EUA
Filho de Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida. Nascido na Tijuca, mudou-se para Ipanema em 1931. Lá viveu com os avós maternos, Mimi e Azor, os pais e sua única irmã, Helena Jobim. Depois da morte prematura do pai, sua mãe casou-se com Celso Frota Pessoa, que lhe deu muito incentivo para a vida musical, chegando a lhe presentear com um piano. Em 1940, sua mãe fundou o Colégio Brasileiro de Almeida.
Iniciou seus estudos de música em 1941, com aulas de piano com o professor Hans Joachim Koellreuter. Estudou, ainda, com Lúcia Branco, Tomás Terán, Leo Peracchi e Alceu Bocchino. Cursou a Faculdade de Arquitetura, chegando a trabalhar em um escritório, por um curto período.
Em 1949, casou-se com Thereza Hermanny e, no ano seguinte, nasceu seu primeiro filho, Paulo Jobim, que se tornaria músico como o pai.
DADOS ARTISTICOS
No início de sua carreira, trabalhou como pianista em casas noturnas cariocas, como Drink, Bambu Bar, Arpège, Sacha's, Monte Carlo, Night and Day, Casablanca, Tasca e Alcazar. Muitas vezes revezava com Newton Mendonça de quem se tornou grande amigo e com quem iniciou uma bem sucedida parceria musical, que gerou canções como "Desafinado" e "Samba de uma nota só", entre outras.
Em 1952 foi contratado pela Continental Discos, com a função de fazer transcrições de músicas para registro. Decidido a trocar a vida boêmia e noturna pela diurna, declarou: "Resolvi mudar de vida, de repente. Para ser bicho diurno, arranjei emprego na Continental Discos. Levava a minha pastinha, com algumas partituras. Alguém cantava uma música, batendo na caixa de fósforo, e eu punha a melodia no papel" (JOBIM, Helena p.85).
O primeiro registro fonográfico de uma composição de sua autoria ocorreu em 1953, quando sua canção "Incerteza" (parceria com Newton Mendonça) foi lançada pela gravadora Sinter, no disco de 78 rpm de Mauricy Moura. Nesse mesmo ano, Ernâni Filho gravou, também pela Sinter, "Pensando em você" e "Faz uma semana" (c/ Juca B. Stockler). Em seguida, atuou como arranjador, auxiliado, no início, pelo maestro Radamés Gnattali.
Seus primeiros arranjos gravados pela Continental foram em discos de 78 rpm. O primeiro foi para a composição "Outra vez", também de sua autoria, gravada por Dick Farney, em 1954. Fez arranjo, ainda, para músicas gravadas por Dóris Monteiro, Nora Ney, Orlando Silva e Dalva de Oliveira, entre vários outros. Seu primeiro sucesso foi "Tereza da praia" (c/ Billy Blanco), gravada em 1954 por Dick Farney e Lúcio Alves. Também nesse ano, lançou, com Billy Blanco, o LP "Sinfonia do Rio de Janeiro", pela Continental, com arranjos de Radamés Gnattali. Essa obra foi incluída, mais tarde, na trilha do filme "Esse Rio que eu amo", de Carlos Hugo Christensen. Ainda em 1954, teve músicas gravadas por Nora Ney, Elizeth Cardoso e Lúcio Alves, entre outros. A partir de então, suas músicas vêm sendo gravadas, ano após ano, por centenas de artistas nacionais e estrangeiros. Com o prestígio cada vez maior, foi chamado para comandar, em São Paulo, o programa "Bom Tom", no qual recebia convidados como Lúcio Alves e Silvinha Telles, entre outros.
Em 1956, foi apresentado a Vinicius de Moraes, que viria a se tornar seu parceiro mais importante. O encontro se deu através de Lúcio Rangel, no Bar Gouveia, em frente à Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, foi convidado por Vinicius a musicar a peça "Orfeu da Conceição". O espetáculo estreou no dia 25 de setembro de 1956, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, no mesmo ano, foi lançado o LP da peça. Ainda em 1956, começou a trabalhar na gravadora Odeon, como diretor artístico. Além de Vinicius, teve outros parceiros importantes. Com Dolores Duran compôs "Se é por falta de adeus", "Estrada do Sol" e "Por causa de você", um repertório pequeno, mas bastante expressivo na MPB.
Em 1957, foi lançado, pela Odeon, o LP "Carícia", de Sylvia Telles, com o samba-canção "Foi a Noite", que compôs com Newton Mendonça. Nesse ano, recebeu, da prefeitura do Distrito Federal, o prêmio de Melhor Compositor.
Compôs, com Vinicius de Moraes, a canção "Chega de saudade", que marcou o início da bossa nova e que foi lançada por Elizeth Cardoso, em 1958, no emblemático LP "Canção do amor demais", para o qual assinou os arranjos e a direção musical. Nesse disco, João Gilberto aparece pela primeira vez em gravação, tocando, no violão, a batida que caracterizaria a bossa nova - nas faixas "Chega de saudade" e "Outra vez". Também nesse ano, compôs a trilha sonora para o filme de Haroldo Costa "Pista de Grama", no qual apareceu tocando piano ao lado de João Gilberto (ao violão) e Elizeth Cardoso, interpretando a música "Eu não existo sem você", de sua parceria com Vinícius. Ainda em 1958, Sylvia Telles gravou o LP "Amor de gente moça", contendo nove composições inéditas de sua autoria, e a soprano Lenita Bruno lançou o LP "Por toda a minha vida", contendo canções de sua parceria com Vinicius de Moraes. Também nesse ano, recebeu diversos prêmios como compositor, entre eles o "Microfone de Ouro", da Radiolândia.
Compôs, em 1960, com Vinicius de Moraes, a pedido do então presidente Juscelino Kubitscheck, "Brasília, Sinfonia da Alvorada" e, no ano seguinte, a trilha sonora para o filme "Porto das Caixas", de Paulo César Saraceni.
Ainda com Vinicius de Moraes, compôs, em 1962, uma das músicas mais gravadas em todo o mundo: "Garota de Ipanema". Nesse mesmo ano, realizou show no restaurante "Au Bon Gourmet", em Copacabana (RJ), ao lado de Vinicius, João Gilberto, Os Cariocas e dos músicos Otávio Bailly (baixo) e Milton Banana (bateria). Nesse show, suas músicas "Só danço samba" e "Garota de Ipanema", ambas com Vinicius de Moraes, e "Samba do avião", entre outras, foram ouvidas pela primeira vez pelo público. Recebeu prêmio conferido por The National Academy of Recordings Arts and Sciences, na categoria Best Background Arrangement, pelo disco "João Gilberto". Ainda em 1962, viajou pela primeira vez aos Estados Unidos, onde participou, ao lado de outros artistas brasileiros, do Show da Bossa Nova, apresentado no Carnegie Hall de Nova York.
Lançou, nos Estados Unidos, os LPs "The composer of Desafinado plays" (Verve/1963), com arranjos de Claus Oggerman, e "The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim" (Warner Bros/1964). Seu sucesso nos Estados Unidos foi tão grande que, ainda no início da década de 1960, teve uma versão instrumental de "Desafinado" gravada por Stan Getz e Charles Byrd, que chegou a vender um milhão de cópias.
Em 1964, foi para Los Angeles encontrar-se com Ray Gilbert, que faria as versões de suas músicas para o inglês.
No ano seguinte, lançou os LPs "Antônio Carlos Jobim" e "A certain Mr. Jobim", pela Warner Bros, ambos com arranjos de Claus Ogerman.
Em 1967 gravou com Frank Sinatra o LP "Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim". Ainda nesse ano, compôs a trilha sonora para o filme "Garota de Ipanema", de Leon Hirszman. Também em 1967 recebeu indicação para o Grammy.
Em 1968 venceu o III Festival Internacional da Canção (FIC), realizado no Rio de Janeiro, com a música "Sabiá" (c/ Chico Buarque), tirando o primeiro lugar na fase nacional e na fase internacional (sob vaias do público, que torcia pela canção "Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré). Ainda nesse ano, logo depois de chegar de uma bem sucedida viagem aos Estados Unidos, gravou depoimento para o Museu da Imagem e do Som, coordenado pelo então diretor Ricardo Cravo Albin, auxiliado por Vinicius de Moraes, Dori Caymmi, Chico Buarque e Oscar Niemeyer.
Em 1969, compôs mais uma trilha para o cinema, desta vez para o filme "Os Aventureiros". A trilha foi gravada em Londres, com arranjos e regência de Eumir Deodato. Em seguida, assinou a trilha sonora dos filmes "Tempo de mar", dirigido por Pedro de Moraes, filho de Vinicius de Moraes, e "A casa assassinada", de Paulo César Saraceni.
Em 1970, Jobim lançou o LP "Stone Flower", com arranjos de Eumir Deodato, que também foi o arranjador do LP de Frank Sinatra, "Sinatra & Cia", lançado no ano seguinte, que continha cinco músicas de sua autoria.
Uma das canções mais representativas de sua trajetória como compositor é "Águas de março", cuja primeira gravação saiu em um compacto encartado no semanário "O Pasquim", em 1972. A música contaria depois com a célebre gravação que fez em dueto com Elis Regina, no disco "Elis & Tom", gravado em Los Angeles e lançado em 1974.
Recebeu, por três vezes, o prêmio da BMI - Broadcast Music Inc., como Great National Popularity, com "The Girl From Ipanema" (versão de "Garota de Ipanema"), em 1970, "Meditation" (versão de "Meditação"), em 1974, e "Desafinado", em 1977. Gravou, com Miúcha, em 1978, o LP "Miúcha & Antônio Carlos Jobim".
Sua composição "Luiza" foi tema de abertura da novela "Brilhante" (Rede Globo) em 1981.
Ainda na década de 1980, compôs a trilha sonora dos filmes "Eu te amo", de Arnaldo Jabor, e "Gabriela", dirigido por Bruno Barreto. Com Chico Buarque, compôs, ainda, a trilha do filme "Para viver um grande amor", de Miguel Faria. Recebeu o prêmio Shell na categoria Melhor Compositor do ano de 1982, na festa realizada na Sala Cecília Meireles (RJ).
Em 1984, foi convidado pelo diretor Marco Altberg para fazer a trilha sonora do filme "Fonte da Saudade", baseado no romance "Trilogia do Assombro", de Helena Jobim. Com esta trilha, ganhou o Kikito de Melhor Música no Festival de Gramado. Nesse mesmo ano, fez a trilha para o filme "O tempo e o vento", baseado no romance homônimo de Érico Veríssimo. Ainda em 1984, formou a Banda Nova, grupo que o acompanharia em shows e gravações até o fim de sua vida. Ao lado de Paulo Jobim (violão), Danilo Caymmi (flauta e voz), Jaques Morelenbaum (violoncelo), Tião Neto (baixo), Paulo Braga (bateria) e do coro formado por Ana Jobim, Elizabeth Jobim, Paula Morelenbaum, Maucha Adnet e Simone Caymmi, realizou show no Carnegie Hall, em Nova York.
Em 1985, junto com a Banda, apresentou-se, com João Gilberto, na abertura do Festival de Montreux, na Suíça. Nesse ano, ganhou o título de "Grand Commandeur da Ordre des Arts et des Lettres", concedido pelo governo francês, através de seu Ministério da Cultura.
Em 1986, recebeu o prêmio "Millionaired Songs", conferido pela BMI aos autores de canções que foram ao ar mais de um milhão de vezes. Nesse mesmo ano, compôs a trilha sonora para o filme "Brasa adormecida", dirigido por Djalma Limonji Batista. Ainda em 1986, compôs "Anos dourados", que foi tema de abertura da minissérie homônima exibida pela Rede Globo e que, posteriormente, ganhou letra de Chico Buarque. Também nesse ano, lançou com a Banda Nova, o LP "Passarim", pelo qual recebeu o primeiro Disco de Ouro de sua carreira e os Prêmios Sharp de Melhor Disco MPB e Melhor Música do ano.
Em 1987, participou do disco "Há sempre um nome de mulher", álbum duplo dedicado à campanha do aleitamento materno e do qual se venderam 600.000 cópias apenas nas agências do Banco do Brasil. A gravação foi realizada em sua própria casa, tocando apenas ao piano a canção "Luiza", registro considerado um dos seus melhores momentos como cantor. No encarte do disco, o produtor Ricardo Cravo Albin escreveu: "Tom é hoje uma coleção completa de boa parte do que ocorreu com a MPB de 1956 para cá".
Em 1990, tornou-se membro da Academia Nacional de Música Popular Americana. Foi ainda nomeado reitor e, depois, presidente do Conselho Diretor da Universidade Livre de Música, situada em São Paulo, e Doutor Honoris-causa pela UERJ. Mais tarde, recebeu o mesmo título da Universidade de Lisboa.
Foi homenageado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira (RJ), em 1992, com o samba-enredo "Se todos fossem iguais a você", título da canção que fez em parceria com Vinicius de Moraes.
Gravou inúmeros programas para as TVs brasileira e americana, entre os quais o especial com Milton Nascimento, exibido, em 1993, pela TV Bandeirantes.
Em 1994, realizou mais uma apresentação no Carnegie Hall, desta vez ao lado do guitarrista Pat Metheny e do pianista Herbie Hancock, e lançou o último trabalho de sua carreira: o CD "Antônio Brasileiro", pelo qual recebeu os Prêmios Sharp de Melhor Disco MPB e Melhor Música-samba, com "Piano na Mangueira", composta em parceria com Chico Buarque. O CD foi, também, contemplado com o Prêmio Grammy, na categoria Best Latin Jazz Performance. Ainda em 1994, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro concedeu-lhe a Medalha Pedro Ernesto. Morreu no dia 8 de dezembro desse ano.
Son of Jorge de Oliveira Jobim and Nilza Brasileiro de Almeida. Born in Tijuca, moved to Ipanema in 1931. There he lived with his maternal grandparents, Mimi and Azor, parents and her only sister, Helena Jobim. After the premature death of his father, his mother married Celso Fleet Person, who gave him much encouragement to the musical life, reaching present you with a piano. In 1940, his mother founded the Brazilian College of Almeida.
He began his music studies in 1941, with piano lessons with Professor Hans Joachim Koellreuter. He studied also with Lucy White, Thomas Terán, Leo Peracchi and Alceu Bocchino. He studied at the Faculty of Architecture, arriving to work in an office, for a short period.
In 1949, he married Theresa Hermanny and the following year, their first child was born, Paulo Jobim, who would become a musician like his father.
Early in his career, he worked as a pianist in Rio nightclubs, as Drink, Bamboo Bar, Arpège, Sacha's, Monte Carlo, Night and Day, Casablanca, Tasca and Alcazar. Often alternated with Newton Mendonça who became great friend and with whom he began a successful musical partnership that generated songs like "Desafinado" and "One Note Samba", among others.
In 1952 he was hired by Continental Records, with the function of making music transcriptions for registration. Determined to change the bohemian life and night for daytime, said: "I decided to change his life, suddenly to be diurnal animal, got a job at Continental Disc It took my briefcase, with some scores Someone sang a song, hitting the box... phosphorus, and I put the melody on paper "(Jobim, Helena p.85).
The first phonograph record of a composition of his own was in 1953, when his "Uncertainty" song (partnership with Newton Mendonça) was launched by the Sinter label on the disc of 78 rpm Mauricy Moura. That same year, Ernâni Son recorded also by Sinter, "Thinking of you" and "A week ago" (w / Joey B. Stockler). Then acted as arranger, aided at first by maestro Radames Gnattali.
His first arrangements recorded by Continental were on 78 rpm discs. The first was for the composition "Again," also of his own, written by Dick Farney in 1954. He arrangement also to songs recorded by Doris Monteiro, Nora Ney, Orlando Silva and Dalva de Oliveira, among many others. His first success was "Tereza Beach" (w / Billy Blanco), recorded in 1954 by Dick Farney and Lucio Alves. Also that year, launched with Billy Blanco, the LP "Symphony of Rio de Janeiro," by Continental, with arrangements by Radames Gnattali. This work was included later in the movie "Rio This I Love" by Carlos Hugo Christensen. Even in 1954, had songs recorded by Nora Ney, Elizeth Cardoso and Lucio Alves, among others. Since then, his songs have been recorded, year after year, hundreds of national and international artists. With the increasing prestige, was called to command, in São Paulo, the "Good Tone" program, which have guests as Lúcio Alves and Silvia Telles, among others.
In 1956, he was introduced to Vinicius de Moraes, who was to become his most important partner. The meeting was held by Lúcio Rangel, the Bar Gouveia, in front of the Brazilian Academy of Letters in Rio de Janeiro. On that occasion, he was invited by Vinicius to music to the play "Orfeu da Conceição". The show premiered on September 25, 1956, the Municipal Theater of Rio de Janeiro and in the same year, it launched the LP part. Even in 1956, started working at Odeon, as artistic director. In addition to Vinicius, had other important partners. With Dolores Duran wrote "If it's for lack Farewell", "Road of the Sun" and "Because of You", a small repertoire, but very expressive in MPB.
In 1957, was released by Odeon, the LP "Caress" by Sylvia Telles, with samba-song "was the Night," which he composed with Newton Mendonça. This year, received the Prefecture of the Federal District, the Best Composer award.
Composed with Vinicius de Moraes, the song "Chega de saudade", which marked the beginning of bossa nova and was launched by Elizeth Cardoso, in 1958, the emblematic LP "Song of love too," for which signed the arrangements and the musical direction. On this album, João Gilberto first appears in recording, playing the guitar, the beat that characterize the bossa nova - the bands "Chega de saudade" and "Again". Also that year, he composed the soundtrack for the movie Haroldo Costa "Grass Track," which appeared on piano alongside Joao Gilberto (on guitar) and Elizeth Cardoso, playing the song "I do not exist without you" by its partnership with Vinicius. Even in 1958, Sylvia Telles recorded the LP "We love girl", containing nine new compositions of his own, and the soprano Lenita Bruno released the album "All my life", containing songs from their partnership with Vinicius de Moraes. Also that year, he received several awards as a composer, including "Golden Microphone", the Radiolândia.
Composed in 1960, with Vinicius de Moraes, at the request of President Juscelino Kubitschek, "Brasilia Alvorada Symphony" and the following year, the soundtrack for the film "Port of Boxes" by Paulo Cesar Saraceni.
Even with Vinicius de Moraes, composed in 1962, one of the most recorded songs in the world, "Girl from Ipanema". That same year, show held in the restaurant "Au Bon Gourmet", in Copacabana (RJ), next to Vinicius, João Gilberto, Os Cariocas and musicians Octavio Bailly (bass) and Milton Banana (drums). In this show, their songs "Just dance samba" and "The Girl from Ipanema", both with Vinicius de Moraes, and "Samba plane," among others, were heard for the first time by the public. Received the award given by The National Academy of Recordings Arts and Sciences in the category Best Background Arrangement, the album "João Gilberto". Even in 1962, first traveled to the United States, where he participated, along with other Brazilian artists, Show of Bossa Nova, presented at Carnegie Hall in New York.
Launched in the United States, the LPs "The composer of plays Desafinado" (Verve / 1963), with arrangements by Claus Oggerman, and "The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim" (Warner Bros. / 1964). His success in the United States was so great that even in the early 1960s, had an instrumental version of "Desafinado" recorded by Stan Getz and Charles Byrd, who went on to sell a million copies.
In 1964, he went to Los Angeles to meet with Ray Gilbert, who would versions of their songs into English.
The following year released the EPs "Antonio Carlos Jobim" and "A Certain Mr. Jobim," Warner Bros., both with arrangements by Claus Ogerman.
In 1967 he recorded with Frank Sinatra LP "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim". Later that year, he composed the soundtrack for the movie "The Girl from Ipanema" by Leon Hirszman. Also in 1967 was nominated for a Grammy.
In 1968 won the III International Song Festival (FIC), held in Rio de Janeiro, with the song "Sabia" (c / Chico Buarque), taking first place in the national phase and the international phase (boos from the public, which twisted by the song "not to say I did not speak of flowers", Geraldo Vandre). Later that year, shortly after arriving from a successful trip to the US, recorded testimony to the Museum of Image and Sound, coordinated by the then director Ricardo Cravo Albin, aided by Vinicius de Moraes, Dori Caymmi, Chico Buarque and Oscar Niemeyer .
In 1969, he composed another track for the film, this time for the film "The Adventurers". The track was recorded in London with arrangements and conducted by Eumir Deodato. Then signed the soundtrack of the film "Sea of Time" directed by Pedro de Moraes, son of Vinicius de Moraes, and "The murdered house" by Paulo Cesar Saraceni.
In 1970, Jobim released the album "Stone Flower", with arrangements by Eumir Deodato, who was also the arranger of Frank Sinatra LP, "Sinatra & Co.", released the following year, which contained five songs of his own.
One of the most representative songs of his career as a composer is "Waters of March", whose first record came out in a compact chartered in the weekly "The Quibbler" in 1972. The music then tell with the famous recording that did a duet with Elis Regina in the disk "Elis & Tom", recorded in Los Angeles and released in 1974.
Received three times the pot BMI - Broadcast Music Inc., as Great National Popularity, with "The Girl From Ipanema" (version of "Girl from Ipanema") in 1970, "Meditation" (version of "Meditation" ) in 1974, and "Desafinado" in 1977. Recorded with Miúcha in 1978, the LP "Miúcha & Antonio Carlos Jobim".
His composition "Luiza" was the opening theme of the novel "Bright" (Globo) in 1981.
Even in the 1980s, he composed the soundtrack of the movie "I Love You" by Arnaldo Jabor, and "Gabriela", directed by Bruno Barreto. With Chico Buarque, composed also the soundtrack "To live a great love", by Miguel Faria. Shell received the award for Best Composer of the year 1982, the party held at the Sala Cecília Meireles (RJ).
In 1984, he was invited by the director Marco Altberg to the soundtrack of the movie "Fonte da Saudade", based on the novel "Trilogy of Wonder" by Helena Jobim. With this track, won the Kikito Best Music Festival in Singapore. That same year, made the track for the film "The weather and the wind," based on the novel by Erico Verissimo. Also in 1984 formed the New Band, a group that would accompany him in concerts and recordings until the end of his life. Beside Paulo Jobim (guitar), Danilo Caymmi (flute and vocals), Jaques Morelenbaum (cello), Tiao Neto (bass), Paulo Braga (drums) and the choir formed by Ana Jobim, Elizabeth Jobim, Paula Morelenbaum, Maucha Adnet and Simone Caymmi, held concert at Carnegie Hall in New York.
In 1985, along with the band, he performed with João Gilberto, at the opening of the Montreux Festival in Switzerland. This year, won the title of "Grand Commandeur of the Ordre des Arts et des Lettres", awarded by the French government, through its Ministry of Culture.
In 1986, received the award "Millionaired Songs", given by the BMI songwriters that aired more than a million times. That same year, he composed the soundtrack for the film "asleep Brasa" directed by Djalma Limonji Baptist. Still in 1986, he composed "Golden Years" which was the opening theme of the eponymous miniseries aired by Rede Globo and later earned lyrics by Chico Buarque. Also that year, launched with New Band, the LP "Passarim" for which he received the first Gold Record of his career and Sharp's Best Awards Disc MPB and Best Song of the year.
In 1987, participated in the album "There's always a woman's name," double album dedicated to the campaign of breastfeeding and which sold 600,000 copies only in Banco do Brazil. The recording was made in your own home, playing only the piano the song "Luiza" record considered one of his best moments as a singer. In the album booklet, the producer Ricardo Cravo Albin wrote: "Tom is now a complete collection of much of what happened with the 1956 MPB here."
In 1990, he became a member of the National American Popular Music Academy. Was also appointed rector and then Chairman of the Board of the Free University of Music, located in São Paulo, and Doctor Honoris cause-UERJ. Later, received the same degree from the University of Lisbon.
Was honored by the samba school Mangueira (RJ) in 1992, with the samba "If everyone were like you," the title song made in partnership with Vinicius de Moraes.
He recorded several programs for Brazilian and American TVs, including the special with Milton Nascimento, displayed in 1993 by TV Bandeirantes.
In 1994, held another performance at Carnegie Hall, this time next to the guitarist Pat Metheny and pianist Herbie Hancock, and released the last job of his career: the "Antonio Brasileiro" CD, for which he received the Sharp Best Album Awards MPB and Best Music-samba, with "Piano in the hose", made in partnership with Chico Buarque. The CD was also awarded the Grammy Award in the category Best Latin Jazz Performance. In 1994, the City of Rio de Janeiro City awarded him the Medal Pedro Ernesto. He died on December 8 that year.
O link do Jobim nao esta funcionando, poderia consertalo por favor! desde ja muito obrigado!
ResponderExcluirOla Mauro Correa, o MAGNET-LINK esta fucionando perfeitamente.
ExcluirA diferença é que você tem que copia-lo e colar para download em um programa "Torrent".
Grande abraço.
Maravilhosa postagem, sobretudo porque nos permite um encontro com os tesouros que nos trazia Jobim.
ResponderExcluirObrigado!!! Link ainda estaativo, que maravilha!
ResponderExcluirPreciso vir aqui e elogiar seu blog, amigo... É maravilhoso e organizado! Tudo que busquei aqui consegui! OBRIGADA! Elogio e recomendo!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirSalve nossa boa música!