terça-feira, 11 de abril de 2023

Doces Bárbaros 1976

No ano de 1976, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia resolveram se reunir para comemorar 10 anos de carreira. O resultado dessa comemoração foi o projeto Doces Bárbaros, banda que reuniu os quatro músicos baianos e que gerou um documentário — dirigido por Jom Tob Azulay — e um disco duplo, gravado ao vivo.
 
Apesar do caráter comemorativo, o show não reuniu os sucessos da carreira dos músicos. O repertório é cheio de músicas até então inéditas, a maioria composta por Gil e Caetano. Além de canções da dupla baiana, aparecem composições de Herivelto Martins e David Nasser, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, e do poeta Waly Salomão. Todas elas recebem uma roupagem moderna, misturando seu caráter tradicional ao som jazz-rock da banda de apoio.

A parte instrumental do disco é bem elaborada, fazendo jus às letras. “São João, Xangô Menino”, por exemplo, tem todo o caráter de música nordestina, com um brilho a mais pela presença do piano elétrico. “Fé Cega, Faca Amolada”, lançada um ano antes, no disco “Minas”, de Milton Nascimento, aparece em uma versão roqueira totalmente desconstruída, para Rolling Stones nenhum botar defeito.

Também com caráter roqueiro, o disco traz “Chuckberry Fields Forever”, que tem um trocadilho com a famosa canção dos Beatles em seu título. Com instrumental totalmente calcado no hard rock, a composição de Gilberto Gil tem um baixo bastante agressivo e ótimos solos de guitarra e saxofone. Apesar do lado mais pesado, o disco também traz a vertente mais suave do som dos baianos. É o caso de “O Seu Amor”, “Atiraste Uma Pedra” e uma belíssima versão de “Esotérico”, também de Gil.

Antes de aparecer como um reggae no disco Um Banda Um (1982), de Gil, “Esotérico” recebeu uma versão envolvente, cantada por Gal e Bethânia. As baianas dividem maravilhosamente os vocais nessa aconchegante música de amor. Também são notáveis no disco as duas versões de ”Os Mais Doces Bárbaros“. A primeira é maior, com a letra completa. A segunda é curtíssima, com menos de dois minutos. A canção é de certa forma, uma apresentação da banda, feita como um genuíno rock baiano, do jeito que só a turma que originou a Tropicália sabe fazer.

Doces Bárbaros é um álbum histórico da música brasileira. Marcante não só por ser a comemoração de 10 anos da carreira desses quatro cavaleiros do após-calipso, o quarteto também pode ser considerado um dos primeiros “supergrupos” brasileiros, termo utilizado geralmente para definir bandas que reúnem músicos já famosos e respeitados no cenário musical.

Texto: A Voz da Serra


In 1976, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil and Maria Bethânia decided to meet to celebrate 10 years of career. The result of this celebration was the Sweet Bárbaros project, a band that brought together the four Bahian musicians and generated a documentary - directed by Jom Tob Azulay - and a double record, recorded live.

Despite the commemorative character, the show did not gather the successes of the musicians of the musicians. The repertoire is full of previously unpublished songs, mostly composed of Gil and Caetano. In addition to songs from the duo Bahia, compositions by Herivelto Martins and David Nasser, Milton Nascimento and Ronaldo Bastos, and poet Waly Salomão appear. They all receive a modern garment, mixing their traditional character with the sound band jazz-rock sound.

The instrumental part of the album is well elaborated, living up to the lyrics. “São João, Shango Boy”, for example, has all the character of northeastern music, with an extra shine by the presence of the electric piano. “Blind Faith, Little Knife”, released a year earlier, on Milton Nascimento's album “Minas”, appears in a fully deconstructed rocker version for Rolling Stones none defective.

Also with rocker character, the album features "Chuckberry Fields Forever", which has a pun with the famous Beatles song in its title. With a hard rock -based instrumental, Gilberto Gil's composition has a very aggressive bass and great guitar and saxophone soils. Despite the heavier side, the album also brings the smoother strand of the Bahians sound. This is the case of "Your Love", "You Throt on A Stone" and a beautiful version of "Esoteric", also of Gil.

Before appearing as a reggae on the album Um (1982) band, by Gil, "Esoteric" received an engaging version, sung by Gal and Bethânia. The Bahians wonderfully share the vocals in this cozy love song. Also notable on the album are the two versions of "the most sweet barbaric". The first is larger, with the full letter. The second is very short, with less than two minutes. The song is in a way, a performance of the band, made as a genuine Bahian rock, the way only the class that originated the tropicália knows how to do it.

Barbaric Sweets is a historic album of Brazilian music. Not only because it is the 10th anniversary of the career of these four knights of after-calipse, the quartet can also be considered one of the first Brazilian “supergroups”, a term usually used to define bands that bring together musicians already famous and respected in the music scene .

Text: The Voice of the Serra

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário