segunda-feira, 10 de abril de 2023

Nara Leão - Discografia

Cantora.

Com um ano de idade mudou-se com sua família de Vitória para o Rio de Janeiro. Estudou violão, na adolescência, com Solon Ayala e Patrício Teixeira. No final da década de 1950, atuou como repórter do jornal “Ultima Hora”. Seu apartamento, localizado na Avenida Atlântica, no bairro de Copacabana (RJ), abrigou reuniões musicais freqüentadas por compositores e intérpretes da emergente bossa nova. Ao lado desses artistas, participou, acompanhando-se ao violão, dos shows realizados nessa época nas universidades cariocas. Atuou também como professora de violão, lecionando na academia criada pelos compositores Carlos Lyra e Roberto Menescal, em Copacabana (RJ). Ficou conhecida como “a musa da bossa nova”, denominação dada pelo cronista Sérgio Porto.

Iniciou sua carreira profissional em 1963, integrando o elenco do musical “Pobre menina rica”, de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, apresentado na Boate Au Bon Gourmet (RJ). Nesse mesmo ano, gravou as faixas “É tão triste dizer adeus” e “Promessas de você”, ambas de Carlos Lyra e Nélson Lins de Barros, no disco “Depois do Carnaval”, de Carlos Lyra. Também em 1963, participou da trilha sonora de “Ganga Zumba, rei dos Palmares”, filme de Cacá Diégues, com quem viria a se casar mais tarde, interpretando a canção “Nanã” (Moacir Santos). Ainda nesse ano, apresentou-se na França e no Japão com o trio de Sérgio Mendes.

Em 1964, lançou seu primeiro LP, “Nara”, gravando obras de compositores da bossa nova e de representantes do chamado “samba de morro”. No repertório, “Marcha da quarta-feira de cinzas” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), “Diz que fui por aí” (Zé Kéti e Hortêncio Rocha), “O morro (Feio não é bonito)” (Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri), “Canção da terra” (Edu Lobo e Ruy Guerra), “O sol nascerá” (Cartola e Élton Medeiros), “Luz negra” (Nélson Cavaquinho e Hiraí Barros), “Berimbau” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Vou por aí” (Baden Powell e Aloysio de Oliveira), “Maria Moita” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), “Réquiem por um amor” (Edu Lobo e Ruy Guerra), “Consolação” (Baden Powell e Vinicius de Moraes) e “Nanã” (Moacyr Santos e Vinicius de Moraes). Nesse mesmo ano, lançou mais um LP, “Opinião de Nara”, contendo as canções “Opinião” e “Acender as velas”, ambas de Zé Kéti, “Derradeira primavera” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Berimbau (Ritmo de capoeira)” (João Mello e Codó), “Sina de caboclo” (João do Vale e J. B. de Aquino), “Deixa” e “Labareda”, ambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes, “Esse mundo é meu” (Sérgio Ricardo e Ruy Guerra), “Em tempo de adeus” (Edu Lobo e Ruy Guerra), “Chegança” (Edu Lobo e Oduvaldo Vianna Filho), “Na roda da capoeira” (Folclore baiano) e “Malmequer” (Newton Teixeira e Cristóvão de Alencar). Ainda em 1964, integrou, ao lado de Zé Kéti e João do Vale, o elenco do histórico espetáculo “Opinião”, de autoria de Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, com direção de Augusto Boal. O show, realizado no Teatro Opinião (RJ), tematizava questões sociais e políticas do Brasil, então sob ditadura militar, e foi registrado em disco, contendo canções como “Peba na pimenta” (João do Vale, J. Batista e Rivera), “Pisa na fulô” (João do Vale, E. Pires e Silveira Júnior), “Samba, samba, samba” (Zé Kéti), “Borandá” (Edu Lobo), “Carcará” (João do Vale e José Cândido), “Guantanamera” (P.Seeger), “Malvadeza Durão” (Zé Kéti), “Esse mundo é meu” (Sérgio Ricardo e Ruy Guerra) e “Marcha da quarta-feira de cinzas” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), entre outras.

Em 1965, lançou o LP “O canto livre de Nara”, no qual registrou as canções “Corisco” (Sérgio Ricardo e Glauber Rocha), “Samba da legalidade” (Carlos Lyra e Zé Kéti), “Não me diga adeus” (Paquito, L. Soberano e J. C. Silva), “Uricuri” (João do Vale e José Cândido), “Canto livre” (Bené Nunes e Dulce Nunes), “Suíte dos pescadores” (Dorival Caymmi), “Carcará” (João do Vale e José Cândido), “Malvadeza Durão” e “Nega Dina”, ambas de Zé Kéti, “Aleluia” (Edu Lobo e Ruy Guerra), “Minha namorada” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e “Incelença” (Folclore). Ainda nesse ano, convidou Maria Bethânia para substituí-la no show “Opinião”, registro da primeira atuação profissional da cantora baiana no cenário artístico carioca. Atuou, em seguida, no espetáculo “Liberdade liberdade”, de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, também apresentado no Teatro Opinião (RJ). O show gerou disco homônimo, lançado pelo selo Forma no ano seguinte, contendo a gravação do “Hino da Proclamação da República” (Leopoldo Miguez e Osório Duque Estrada), além das canções “Marcha da quarta-feira de cinzas” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), “Aruanda” (Carlos Lyra e Geraldo Vandré), “Acertei no milhar” (Wilson Batista e Geraldo Pereira), “Eu não tenho onde morar” (Dorival Caymmi), “Com que roupa” (Noel Rosa), “Estatuto da gafieira” (Billy Blanco), “Tempo feliz” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Nobody knows the troubles Ive seen” (Burleigh), “If you miss me at the back of the bus” (Adpt. arr. P. Seeger), “Summertime” (G. Gershwin e D. Heyward), “Leilão” (Heckel Tavares e Joracy Camargo) “Zumbi” (D. de Oliveira), “Jota dos três irmãos” (Folclore espanhol), “Cara al sol” (Folclore – adpt. Millôr Fernandes e Flávio Rangel), “Rumba la rumba” (Folclore espanhol), “Marinera” (Folclore espanhol), “Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier” (Mano Décio da Viola, E. Silva e Penteado) e “Marcha da quarta-feira de cinzas” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes). Ainda em 1965, apresentou-se, ao lado de Edu Lobo e do Tamba Trio, na Boate Zum Zum (RJ) e no Teatro Paramount (SP), onde o show, “Cinco na bossa. Nara Leão, Edu Lobo e Tamba Trio”, foi gravado ao vivo e lançado em LP homônimo, contendo as canções “Carcará” (João do Vale e José Cândido), “Reza” (Edu Lobo e Ruy Guerra), “O trem atrasou” (Vilarinho, Estanislau Silva e Paquito), “Zambi” (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), “Consolação” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Aleluia” (Edu Lobo e Ruy Guerra), “Cicatriz” (Zé Kéti e Hermínio Bello de Carvalho), “Estatuinha” (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri),” Minha história” (João do Vale e Raymundo Evangelista) e “O morro não tem vez” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

Em 1966. gravou o LP “Nara pede passagem”, lançando os compositores Sidney Miller (“Pede passagem”) e Chico Buarque (“Olê-olá”, “Pedro pedreiro” e “Madalena foi pro mar”). O disco incluiu, ainda, “Amei tanto” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Palmares” (Noel Rosa de Oliveira, Anescar do Salgueiro e Walter Moreira), “Recado” (Paulinho da Viola e Casquinha), “Amo tanto” (Jards Macalé), “Quatro crioulos” (Élton Medeiros e Joacyr Santana), “Pranto de poeta” (Nélson Cavaquinho e Guilherme de Brito), “Pecadora” (Jair do Cavaquinho e Joãozinho) e “Deus me perdoe” (Humberto Teixeira e Lauro Maia). Também nesse ano, participou do II Festival da Música Popular Brasileira (TV Record), interpretando “A Banda” (Chico Buarque), canção que dividiu a primeira premiação com “Disparada” (Geraldo Vandré), defendida por Jair Rodrigues. A canção de Chico Buarque foi registrada em seu LP “Manhã de liberdade”, lançado ainda em 1966. O repertório do disco incluiu, também, “Morena dos olhos d’água” e “Funeral de um lavrador” (c/ João Cabral de Mello Neto), do mesmo compositor, “Ana vai embora” (Franklin Dario), “Como dois e dois são quatro” (Denoy de Oliveira e Ferreira Gullar), “Favela” (Padeirinho e Jorginho), “Menina de Hiroxima” (Luis Carlos Sá e Francisco de Assis), “Ladainha” (Gilberto Gil e Capinam), “Canção do bicho” (Geni Marcondes, Denoy de Oliveira, Ferreira Gullar e Oduvaldo Vianna Filho), “Canção da primavera” (Carlos Elias) e “Faz escuro mas eu canto” (Monsueto e Thiago de Mello), além da faixa-título (Nélson Lins de Barros e Marco Antônio).

Em 1967, gravou o LP “Vento de maio”, contendo canções de Chico Buarque (“Quem te viu, quem te vê”, “Com açúcar e com afeto”, “Noite dos mascarados” e “Um chorinho”) e Sidney Miller (“Maria Joana”, “A praça”, “O circo”, “Passa passa gavião” e “Fui bem feliz”, essa última com Jorginho), além de “Morena do mar” (Dorival Caymmi), “Rancho das namoradas” (Ary Barroso e Vinicius de Moraes) e “Vento de maio” (Gilberto Gil e Torquato Neto). Participou, também nesse ano, do III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record), interpretando “A estrada e o violeiro”, ao lado do autor da música, Sidney Miller. A canção foi contemplada com o prêmio de Melhor Letra. Nessa época, apresentou, com Chico Buarque, “Pra ver a banda passar”, programa transmitido semanalmente pela TV Record. Ainda em 1967, lançou o LP “Nara”, com as faixas “Tique-taque do meu coração” (Alcyr Pires Vermelho e Valfrido Silva), “Lancha nova” (João de Barro e Antônio Almeida), “Por exemplo você” (Sueli Costa e João Medeiros Filho), primeiro registro de uma canção da compositora, “Corrida de jangada” (Edu Lobo e Capinam), “De onde vens” (Dori Caymmi e Nélson Motta), “Se você quiser saber” (Cristóvão de Alencar e Silvio Pinto), “Camisa amarela” (Ary Barroso), “Cabra macho” (Guto e Mariozinho Rocha), “No cordão da saideira” (Edu Lobo), “Inspiração” (Ubenor Santos), “Soneto de separação” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). O disco contou com a participação de Oscar Castro Neves, como arranjador e violonista.

Em 1968, gravou o LP “Nara Leão”, contendo músicas de Caetano Veloso (“Lindonéa”, “Mamãe, coragem” e “Deus vos salve esta casa santa”, as duas últimas com Torquato Neto), além das canções “Quem é?” (Custódio Mesquita e Joracy Camargo), “Donzela por piedade não perturbes” (J. S. Arvelos), “Anoiteceu” (Francis Hime e Vinicius de Moraes), “Modinha” (Villa-Lobos e Manuel Bandeira), “Infelizmente” (Lamartine Babo e Ari Pavão), “Odeon” (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes), “Mulher” (Custódio Mesquita e Sadi Cabral), “Medroso de amor” (Alberto Nepomuceno e Juvenal Galeno) e “Tema de Os Inconfidentes” (Chico Buarque e Cecília Meirelles). Ainda nesse ano, interpretou a faixa “Lindonéa” (Caetano Veloso) no disco “Tropicália ou Panis et Circensis”, emblemático registro do movimento tropicalista.

Em 1969, gravou o LP “Coisas do mundo”, no qual registrou as versões de sua autoria para “Parabién la paloma” (Rolando Alarcón), “Little boxes” (Reynolds) e “La colombe” (Jacques Brel), seus versos sobre “Apanhei-te cavaquinho” (Ernesto Nazareth) e as canções “Coisas do mundo minha nega” (Paulinho da Viola), “Me dá… me dá…” (Cícero Nunes e Portelo Juno), “Atrás do trio elétrico” (Caetano Veloso), “Azulão” (Jaime Ovalle e Manuel Bandeira), “Tambores da paz” (Sidney Miller), “Pisa na fulô” (João do Vale, Ernesto Pires e Silveira Júnior), “Fez bobagem” (Assis Valente) e “Poema da rosa” (Jards Macalé e Augusto Boal), primeiro registro em disco de uma canção de Jards Macalé. Ainda nesse ano, já casada com o cineasta Cacá Diégues, mudou-se para Paris.

Em 1971, gravou o LP “Dez anos depois”, uma retrospectiva da bossa nova, em que incluiu as canções de Tom Jobim “Insensatez”, “Garota de Ipanema”, “Chega de saudade”, “O grande amor”, “Por toda minha vida” e “O amor em paz”, todas com Vinicius de Moraes, “Samba de uma nota só”, “Desafinado” e “Meditação”, todas com Newton Mendonça, “Retrato em branco e preto”, “Pois é” e “Sabiá”, todas com Chico Buarque, “Demais” (c/ Aloysio de Oliveira), “Estrada do sol” (c/ Dolores Duran), “Corcovado”, “Fotografia”, “Este seu olhar”, “Outra vez” e “Bonita” (em versão de Ray Gilbert), além de “Você e eu”, “Minha namorada” e “Primavera”, todas de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, “Rapaz de bem” (Johnny Alf) e “Vou por aí” (Baden Powell e Aloysio de Oliveira). Nesse mesmo ano, voltou para o Brasil.

Em 1972, No ano seguinte, como cantora e atriz, integrou, ao lado de Chico Buarque e Maria Bethânia, o elenco do filme de Cacá Diégues “Quando o Carnaval chegar”, cuja trilha sonora foi registrada em LP.

Ainda no começo da década de 1970, realizou algumas apresentações e participou de discos de outros artistas, como Fagner, ao mesmo tempo em que cursou Psicologia, na PUC-Rio. Lançou, nessa época, o compacto simples “A senha do novo Portugal” contendo “Grândola Vila Morena”, canção-hino da Revolução dos Cravos, e “Maio, maduro maio”, ambas do compositor português José Afonso.

Em 1975, gravou o LP “Meu primeiro amor”, contendo as canções “Atirei um pau no gato” (folclore), “Marcha dos gafanhotos” (Roberto Martins e Frazão), “Canta Maria” (Ary Barroso), “Sabiá laranjeira” (Milton de Oliveira e Max Bulhões), “Andorinha preta” (Breno Ferreira), “Menino de Braçanã” (Luiz Vieira e Arnaldo Passos), “Trevo de quatro folhas (Im looking over a four leaf clover)” (Dixon-Woods – vrs. Nilo Sergio), “Fiz a cama na varanda” (Dilu Melo e Ovídio Chaves), “Prenda minha” (folclore), “Colar de estrelas” (Breno Ferreira), “Casinha pequenina” (folclore), “Cabecinha no ombro” (Paulo Borges), “Upa! Upa! (Meu trolinho)” (Ary Barroso), “A saudade mata a gente” (Antônio Almeida e João de Barro) e “Meu primeiro amor (Lejania)” (Gimenez – vrs. José Fortuna e Pinheirinho Júnior).

Em 1977, lançou o LP “Meus amigos são um barato”, que contou com a participação de Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Erasmo Carlos, entre outros. No repertório, as canções “Sarará miolo” (Gilberto Gil), “Odara” (Caetano Veloso), “Meu ego” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), “Chegando de mansinho” (Dominguinhos e Anastácia), “Repente” (Edu Lobo e Capinam), “Nonó” (Nélson Rufino), “João e Maria” (Chico Buarque e Sivuca), “Amazonas” (João Donato e Lysias Ênio), “Flash back” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Cara bonita” (Carlos Lyra), “Fotografia” (Tom Jobim).

Em 1978, gravou o LP “Que tudo mais vá pro inferno”, homenageando a obra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Registrou no disco as canções “Como é grande o meu amor por você” (Roberto Carlos), além de “As curvas da estrada de Santos”, “Além do horizonte”, “Dia de chuva”, “Olha”, “Cavalgada”, “Proposta”, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, “A cigana”, “O divã”, “Se você pensa” e a faixa-título, parcerias dos dois compositores.

Em 1980, lançou o LP “Com açúcar, com afeto”, registrando as composições de Chico Buarque “A Rita”, “Onde é que você estava”, “Ela desatinou” “Trocando em miúdos” (c/ Francis Hime), “O que será (À flor da pele)”, “Baioque”, “Dueto”, “Vence na vida quem diz sim” (c/ Ruy Guerra), “Samba e amor”, “Homenagem ao malandro”, “Olhos nos olhos” e “Mambembe”.

No ano seguinte, gravou o LP “Romance popular”, contendo as canções de Fausto Nilo “Amor nas estrelas” (c/ Roberto de Carvalho), “Laranja da China” (c/ Fagner), “Bloco do prazer” (c/ Moraes Moreira), “Romance popular” (c/ Stélio do Vale e Xico Chaves) e “Luz brasileira” (c/ Nonato Luis), além de sua parceria com Fagner e Fausto Nilo “Cli-Clé-Cló” e das canções “Moça bonita” (Geraldo Azevedo e Capinam), “Seja o meu céu” (Robertinho do Recife e Capinam), “Por um triz” (Clodô, Climério e Clésio), “Traduzir-se” (Fagner e Ferreira Gullar) e “Marinheira” (Fernando Falcão e Fausto), com destaque para “Penas do tiê” (folclore – adpt. Fagner).

Em 1982, lançou o LP “Nasci para bailar”, com arranjos de João Donato e Antonio Adolfo. No repertório, a faixa título (João Donato e Paulo André), “Pede passagem” (Sidney Miller), “Luz do sol” (Caetano Veloso), “Maravilha curativa” (Miltinho e Kledir Ramil), “Tô com o diabo no corpo” (Sivuca e Paulinho Tapajós), “Questão de tempo” (Kleiton Ramil), “Manto negro” (Élton Medeiros e Antônio Valente), “Gaiolas abertas” (João Donato e Martinho da Vila), “Caso do acaso” (David Tygel), “Penar” (Antonio Adolfo e Paulinho Tapajós) e “A primeira sentença” (Túlio Mourão), além das versões de Chico Buarque “Supõe” e “Imagina só” para as canções de Sílvio Rodrigues “Supon” e “Imaginate”.

Em 1983, gravou o LP “Meu samba encabulado”, registrando as músicas “Meu cantar” (Noca da Portela e Joel Menezes), “14 anos” (Paulinho da Viola), “Relembrando” (Luiz Carlos da Vila), “De mal pra pior” (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho), “Há música no ar” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), “Eu e a brisa” (Johnny Alf), “Como será o ano 2000?” (Padeirinho), “Isso é Brasil” (José Maria de Abreu e Luís Peixoto), “Fundo azul” (Nelson Sargento), “Firuliu” (Teca Calazans), “Brasileirinho” (João Pernambuco e José Leal) e “Quando a saudade apertar” (Jayme Florence e Leonel Azevedo). Participou, também do Projeto Pixinguinha, acompanhada pelo conjunto Camerata Carioca, quando foram apresentados shows nas cidades de Niterói, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Brasília, registrando o recorde de público de toda a história do projeto.

Em 1984, lançou o LP “Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim…”, com a participação de César Camargo Mariano, como arranjador e pianista. No repertório, as canções de Tom Jobim “Outra vez”, “Eu preciso de você” (c/ Aloysio de Oliveira), “Por causa de você” (c/ Dolores Duran), “Mágoa” (c/ Marino Pinto), “Este seu olhar”, “Wave” e “Caminhos cruzados”, além de “Você e eu” e “Sabe você”, ambas de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, “Lá vem você” e “Até quem sabe”, ambas de João Donato e Lysias Ênio, “Sublime tortura” (Bororó) e “Telefone” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli).

Em 1985, lançou, com Roberto Menescal, seu amigo do começo da bossa nova, o LP “Um cantinho, um violão”, contendo “Transparências” (Roberto Menescal e Abel Silva), “Blusão” (Roberto Menescal e Xico Chaves), “O negócio é amar” (Carlos Lyra e Dolores Duran), “Tristeza de nós dois” (Durval Ferreira, Maurício Einhorn e Bebeto), “Sabor a mi” (Álvaro Carrilho), “Da cor do pecado” (Bororó), “Resignação” (Geraldo Pereira e Arnô Provenzano), “Vestígios” (Marcos Valle e Paulo Sergio Valle), “There will never be another you” (Mack Gordon e HarryWarren), “Comigo é assim” (Luiz Bittencourt e José Menezes), “Mentiras” (João Donato e Lysias Ênio) e “Inclinações musicais” (Geraldo Azevedo e Renato Rocha).

Em 1986, gravou, no Japão, onde sempre foi muito admirada, o CD “Garota de Ipanema”, primeiro registro de disco de um artista brasileiro nesse suporte. No repertório, as canções de Tom Jobim “Garota de Ipanema”, “A felicidade”, “Chega de saudade” e “Água de beber”, todas com Vinicius de Moraes, “Meditação”, “Samba de uma nota só” e “Desafinado”, todas com Newton Mendonça, “Wave”, “Corcovado”, “Águas de março” e “Samba do avião”, além de “O barquinho” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Manhã de carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria), “Berimbau” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Você e eu” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e “O que será” (Chico Buarque).

Em 1987, lançou o LP “Meus sonhos dourados”, contendo clássicos da música norte-americana, em versões escritas por autores brasileiros. No repertório, as versões de sua autoria “Um sonho de verão” (“Moonlight serenade”, de Miller e Parish), “Além do arco-íris” (“Over the rainbow”, de Arlen-Harburg), “Me abraça” (“Embraceable you”, de George e Ira Gershwin) e “Como vai você?” (“Whats new”, de Haggart-Burke), e as versões “Eu gosto mais do Rio” (“How about you”, de Lane e Freed), de Pacífico Mascarenhas, “Garoto levado” (“Lullaby of birdland”, de Shearing e Foster), de Carlos Colla, “Milagre” (“Misty”, de Garner e Burke), de Ronaldo Bôscoli, “Bobagens de amor” (“Tea for two”, de Youmans e Caesar), de Paulo Sérgio Valle, “Jamais” (“The boy next door”, de Martin e Blane), de Fátima Guedes, “Aqui no mesmo bar” (“As time goes by”, de Hupfeld), de Edmundo Souto, e “Coisas que lembram você” (“These foolishing things”, de Stracey. Marvell e Link), de Aloysio de Oliveira.

Em 1989, lançou o LP “My foolish heart”, dando seqüência ao tema do disco anterior. No repertório, “Maravilha” (“Wonderful”, de George e Ira Gershwin), “Adeus no cais” (“My funny valentine”, de R.Rodgers e L.Hart), “Mas não pra mim” (“But not for me”, de George e Ira Gershwin), “Só você” (“Night and day”, de Cole Porter), “Onde e quando” (“Where or when”, de R.Rodgers e L.Hart) e “A saudade me bateu” (“Sentimental journey”, de B.Gree, L.Brown e B.Homer), todas de sua autoria, e as versões assinadas por Nélson Motta “Cartas de amor” (“Love letters”, de E.Heyman e V.Youngrs), “Sonhos” (“Dream”, de J.Mercer), “E se depois” (“Tenderly”, de J.Lawrence e W.Gross), “Descansa coração” (“My foolish heart”, de N.Washington e V.Young), “Pleno verão” (“Summertime”, de George Gershwin, Ira Gershwin e D.B.Heyword), “Fumaça nos olhos” (“Smoke gets in your eyes”, de J.Kern e O.Harbach), “Sem querer” (“Youll never know”, de M.Gordon e H.Warren) e “Um beijo” (“Kiss”, de H.Gillespie e L.Newman), além da versão de Zé Rodrix “Alguém que olhe por mim” (“Someone to watch over me”, de George e Ira Gershwin).

Considerada “a musa da bossa nova”, esteve ligada a outros movimentos musicais, como o tropicalismo, tendo sido responsável, ao longo de sua carreira, pelo lançamento de vários compositores novos e pelo resgate de outros veteranos, realizando um mapeamento da música popular brasileira e destacando-se pela excelência do seu repertório.

Faleceu no dia 7 de junho de 1989.


Singer.

When she was one year old, she moved with her family from Vitória to Rio de Janeiro. She studied guitar, in her teens, with Solon Ayala and Patrício Teixeira. In the late 1950s, she worked as a reporter for the newspaper “Ultima Hora”. Her apartment, located on Avenida Atlântica, in the Copacabana neighborhood (RJ), hosted musical meetings attended by composers and performers of the emerging bossa nova. Alongside these artists, she participated, accompanying herself on the guitar, in concerts held at the universities of Rio de Janeiro at that time. She also acted as a guitar teacher, teaching at the academy created by composers Carlos Lyra and Roberto Menescal, in Copacabana (RJ). She became known as “the muse of bossa nova”, a name given by the chronicler Sérgio Porto.

She began her professional career in 1963, joining the cast of the musical “Pobre Menina Rica”, by Vinicius de Moraes and Carlos Lyra, presented at the Au Bon Gourmet Nightclub (RJ). That same year, she recorded the tracks “It's so sad to say goodbye” and “Promessas de você”, both by Carlos Lyra and Nélson Lins de Barros, on the album “Depois do Carnaval”, by Carlos Lyra. Also in 1963, she participated in the soundtrack of “Ganga Zumba, rei dos Palmares”, a film by Cacá Diégues, with whom she would later marry, performing the song “Nanã” (Moacir Santos). That same year, she performed in France and Japan with Sérgio Mendes' trio.

In 1964, she released her first LP, “Nara”, recording works by bossa nova composers and representatives of the so-called “samba de morro”. In the repertoire, “Ash Wednesday March” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes), “Say I went that way” (Zé Kéti and Hortêncio Rocha), “The hill (Ugly is not beautiful)” (Carlos Lyra and Gianfrancesco Guarnieri), “Song of the Earth” (Edu Lobo and Ruy Guerra), “The Sun Will Rise” (Cartola and Élton Medeiros), “Black Light” (Nélson Cavaquinho and Hiraí Barros), “Berimbau” (Baden Powell and Vinicius de Moraes), “Vou por lá” (Baden Powell and Aloysio de Oliveira), “Maria Moita” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes), “Réquiem por um amor” (Edu Lobo and Ruy Guerra), “Consolação” (Baden Powell and Vinicius de Moraes) and “Nanã” (Moacyr Santos and Vinicius de Moraes). That same year, he released another LP, “Opinião de Nara”, containing the songs “Opinião” and “Acender as vela”, both by Zé Kéti, “Derradeira Primavera” (Tom Jobim and Vinicius de Moraes), “Berimbau (Ritmo de capoeira)" (João Mello and Codó), "Sina de caboclo" (João do Vale and J. B. de Aquino), "Deixa" and "Labareda", both by Baden Powell and Vinícius de Moraes, "This world is mine" ( Sérgio Ricardo and Ruy Guerra), “In time of goodbye” (Edu Lobo and Ruy Guerra), “Chegança” (Edu Lobo and Oduvaldo Vianna Filho), “Na roda da capoeira” (Baiano folklore) and “Maralmequer” (Newton Teixeira and Cristovao de Alencar). Also in 1964, alongside Zé Kéti and João do Vale, he joined the cast of the historic show “Opinião”, by Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho and Paulo Pontes, directed by Augusto Boal. The show, held at Teatro Opinião (RJ), focused on social and political issues in Brazil, then under the military dictatorship, and was recorded on disk, containing songs such as “Peba na Pepper” (João do Vale, J. Batista and Rivera), “Pisa na fulô” (João do Vale, E. Pires and Silveira Júnior), “Samba, samba, samba” (Zé Kéti), “Borandá” (Edu Lobo), “Carcará” (João do Vale and José Cândido), “Guantanamera” (P.Seeger), “Malvadeza Durão” (Zé Kéti), “This world is mine” (Sérgio Ricardo and Ruy Guerra) and “Ash Wednesday March” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes), among others.

In 1965, he released the LP “O Canto Livre de Nara”, in which he recorded the songs “Corisco” (Sérgio Ricardo and Glauber Rocha), “Samba da Legalidade” (Carlos Lyra and Zé Kéti), “Don't tell me goodbye” ( Paquito, L. Soberano and J. C. Silva), “Uricuri” (João do Vale and José Cândido), “Canto Livre” (Bené Nunes and Dulce Nunes), “Suite dos Pescadores” (Dorival Caymmi), “Carcará” (João do Vale and José Cândido), “Malvadeza Durão” and “Nega Dina”, both by Zé Kéti, “Aleluia” (Edu Lobo and Ruy Guerra), “My girlfriend” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes) and “Incelença” (Folklore ). Later that year, he invited Maria Bethânia to replace her in the show “Opinião”, a record of the Bahian singer’s first professional performance in the Rio de Janeiro artistic scene. She then acted in the show “Liberdade Liberdade”, by Flávio Rangel and Millôr Fernandes, also presented at Teatro Opinião (RJ). The show spawned the homonymous album, released by the Forma label the following year, containing the recording of the “Anthem of the Proclamation of the Republic” (Leopoldo Miguez and Osório Duque Estrada), in addition to the songs “Wednesday March of Ashes” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes), “Aruanda” (Carlos Lyra and Geraldo Vandré), “I hit a thousand” (Wilson Batista and Geraldo Pereira), “I have nowhere to live” (Dorival Caymmi), “With what clothes” (Noel Rosa) , “Estatuto da gafieira” (Billy Blanco), “Tempo Feliz” (Baden Powell and Vinicius de Moraes), “Nobody knows the troubles Ive seen” (Burleigh), “If you miss me at the back of the bus” (Adpt . arr. P. Seeger), “Summertime” (G. Gershwin and D. Heyward), “Leilão” (Heckel Tavares and Joracy Camargo) “Zumbi” (D. de Oliveira), “Jota dos Três Irmãos” (Spanish Folklore ), “Cara al sol” (Folklore – adpt. Millôr Fernandes and Flávio Rangel), “Rumba la rumba” (Spanish folklore), “Marinera” (Spanish folklore), “Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier” (Mano Décio da Viola, E. Silva and Penteado) and “Ash Wednesday March” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes). Still in 1965, she performed, alongside Edu Lobo and the Tamba Trio, at the Zum Zum Club (RJ) and at the Paramount Theater (SP), where the show, “Cinco na bossa. Nara Leão, Edu Lobo e Tamba Trio", was recorded live and released on an LP of the same name, containing the songs "Carcará" (João do Vale and José Cândido), "Reza" (Edu Lobo and Ruy Guerra), "O Trem Delayed ” (Vilarinho, Estanislau Silva and Paquito), “Zambi” (Edu Lobo and Vinicius de Moraes), “Consolação” (Baden Powell and Vinicius de Moraes), “Aleluia” (Edu Lobo and Ruy Guerra), “Cicatriz” (Zé Kéti and Hermínio Bello de Carvalho), “Estatuinha” (Edu Lobo and Gianfrancesco Guarnieri), “My story” (João do Vale and Raymundo Evangelista) and “The hill has no time” (Tom Jobim and Vinicius de Moraes).

In 1966, he recorded the LP “Nara Pede Passaga”, featuring composers Sidney Miller (“Pede Passaga”) and Chico Buarque (“Olê-olá”, “Pedro Pedreiro” and “Madalena foi pro mar”). The disc also included “I loved it so much” (Baden Powell and Vinicius de Moraes), “Palmares” (Noel Rosa de Oliveira, Anescar do Salgueiro and Walter Moreira), “Recado” (Paulinho da Viola and Casquinha), “I love so much ” (Jards Macalé), “Quatro creoles” (Élton Medeiros and Joacyr Santana), “Crying for a poet” (Nélson Cavaquinho and Guilherme de Brito), “Sinner” (Jair do Cavaquinho and Joãozinho) and “God forgive me” (Humberto Teixeira and Lauro Maia). Also that year, he participated in the II Festival of Brazilian Popular Music (TV Record), performing “A Banda” (Chico Buarque), a song that shared the first prize with “Disparada” (Geraldo Vandré), defended by Jair Rodrigues. Chico Buarque's song was recorded on his LP “Manhã de Liberdade”, released in 1966. The album's repertoire also included “Morena dos Olhos D'água” and “Funeral de um lavrador” (with João Cabral de Mello Neto), by the same composer, “Ana goes away” (Franklin Dario), “As two and two make four” (Denoy de Oliveira and Ferreira Gullar), “Favela” (Padeirinho and Jorginho), “Menina de Hiroxima” ( Luis Carlos Sá and Francisco de Assis), “Ladainha” (Gilberto Gil and Capinam), “Canção do Bicho” (Geni Marcondes, Denoy de Oliveira, Ferreira Gullar and Oduvaldo Vianna Filho), “Song of Spring” (Carlos Elias) and “It's dark but I sing” (Monsueto and Thiago de Mello), in addition to the title track (Nélson Lins de Barros and Marco Antônio).

In 1967, he recorded the LP “Vento de Maio”, containing songs by Chico Buarque (“Who saw you, who saw you”, “With sugar and with affection”, “Night of the masked people” and “Um chorinho”) and Sidney Miller (“Maria Joana”, “A Praça”, “O circo”, “Passa passa gavião” and “Fui bem Feliz”, the latter with Jorginho), as well as “Morena do mar” (Dorival Caymmi), “Rancho das ” (Ary Barroso and Vinicius de Moraes) and “Vento de Maio” (Gilberto Gil and Torquato Neto). He participated, also that year, in the III Festival of Brazilian Popular Music (TV Record), performing “A Estrada e o Violeiro”, alongside the author of the song, Sidney Miller. The song won the Best Lyrics award. At that time, she presented, with Chico Buarque, “To see the band pass”, a program transmitted weekly by TV Record. Still in 1967, he released the LP “Nara”, with the tracks “Tique-taque do meu Coração” (Alcyr Pires Vermelho and Valfrido Silva), “Lancha nova” (João de Barro and Antônio Almeida), “For example you” ( Sueli Costa and João Medeiros Filho), the first recording of a song by the composer, “Corrida de jangada” (Edu Lobo and Capinam), “Where do you come from” (Dori Caymmi and Nélson Motta), “If you want to know” (Cristóvão de Alencar and Silvio Pinto), “Yellow Shirt” (Ary Barroso), “Male Goat” (Guto and Mariozinho Rocha), “No Cordon da Saideira” (Edu Lobo), “Inspiration” (Ubenor Santos), “Separation Sonnet” (Tom Jobim and Vinicius de Moraes). The album had the participation of Oscar Castro Neves, as arranger and guitarist.

In 1968, he recorded the LP “Nara Leão”, containing songs by Caetano Veloso (“Lindonéa”, “Mamãe, courage” and “Deus vos salve esta casa santa”, the last two with Torquato Neto), in addition to the songs “Quem é ?” (Custódio Mesquita and Joracy Camargo), “Maiden by pity do not disturb” (J. S. Arvelos), “Anoiteceu” (Francis Hime and Vinicius de Moraes), “Modinha” (Villa-Lobos and Manuel Bandeira), “Unfortunately” (Lamartine Babo and Ari Pavão), “Odeon” (Ernesto Nazareth and Vinicius de Moraes), “Mulher” (Custódio Mesquita and Sadi Cabral), “Medroso de amor” (Alberto Nepomuceno and Juvenal Galeno) and “Theme from Os Inconfidentes” (Chico Buarque and Cecília Meirelles). That same year, she performed the track “Lindonéa” (Caetano Veloso) on the album “Tropicália ou Panis et Circensis”, an emblematic record of the tropicalist movement.

In 1969, he recorded the LP “Coisas do mundo”, in which he recorded his own versions of “Parabién la paloma” (Rolando Alarcón), “Little boxes” (Reynolds) and “La colombe” (Jacques Brel), his verses on “Apanhei-te cavaquinho” (Ernesto Nazareth) and the songs “Coisas do mundo minha nega” (Paulinho da Viola), “Me da… dam…” (Cícero Nunes and Portelo Juno), “Behind the electric trio” ( Caetano Veloso), “Azulão” (Jaime Ovalle and Manuel Bandeira), “Drums of peace” (Sidney Miller), “Pisa na fulô” (João do Vale, Ernesto Pires and Silveira Júnior), “Fez silly” (Assis Valente) and “Poema da rosa” (Jards Macalé and Augusto Boal), the first disc record of a song by Jards Macalé. That same year, already married to filmmaker Cacá Diégues, she moved to Paris.

In 1971, he recorded the LP “Ten years later”, a bossa nova retrospective, which included Tom Jobim’s songs “Insensatez”, “Garota de Ipanema”, “Chega de saudade”, “O grande amor”, “Por all my life” and “O amor em paz”, all with Vinicius de Moraes, “Samba de uma nota só”, “Desafinado” and “Meditação”, all with Newton Mendonça, “Portrait in white and black”, “Yeah ” and “Sabiá”, all with Chico Buarque, “Demais” (w/ Aloysio de Oliveira), “Estrada do sol” (w/ Dolores Duran), “Corcovado”, “Photography”, “This look of yours”, “Another time” and “Bonita” (in a version by Ray Gilbert), as well as “You and I”, “My girlfriend” and “Primavera”, all by Carlos Lyra and Vinicius de Moraes, “Rapaz de bem” (Johnny Alf) and “I'm going around” (Baden Powell and Aloysio de Oliveira). That same year, she returned to Brazil.

In 1972, the following year, as a singer and actress, she joined, alongside Chico Buarque and Maria Bethânia, the cast of the film by Cacá Diégues “When Carnival arrives”, whose soundtrack was recorded on LP.

Still in the early 1970s, she gave some presentations and participated in albums by other artists, such as Fagner, while studying Psychology at PUC-Rio. At that time, she released the single “A senha do novo Portugal” containing “Grândola Vila Morena”, an anthem song from the Carnation Revolution, and “Maio, Maduro Maio”, both by Portuguese composer José Afonso.

In 1975, he recorded the LP “Meu Primeiro Amor”, containing the songs “I threw a stick at the cat” (folklore), “Marcha dos gafanhotos” (Roberto Martins and Frazão), “Canta Maria” (Ary Barroso), “Sabiá orange " (Milton de Oliveira and Max Bulhões), "Andorinha preta" (Breno Ferreira), "Menino de Braçanã" (Luiz Vieira and Arnaldo Passos), "Trevo de Quatro Folhas (I'm looking over a four leaf clover)" (Dixon- Woods – vrs. Nilo Sergio), “I made the bed on the balcony” (Dilu Melo and Ovídio Chaves), “Prenda Minha” (folklore), “Necklace of stars” (Breno Ferreira), “Little house” (folklore), “ Little head on the shoulder” (Paulo Borges), “Wow! Wow! (My little troll)” (Ary Barroso), “Saudade kills us” (Antônio Almeida and João de Barro) and “My first love (Lejania)” (Gimenez – vrs. José Fortuna and Pinheirinho Júnior).

In 1977, she released the LP “Meus amigos são um livre”, with the participation of Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Caetano Veloso, Gilberto Gil and Erasmo Carlos, among others. In the repertoire, the songs “Sarará Miolo” (Gilberto Gil), “Odara” (Caetano Veloso), “Meu ego” (Roberto Carlos and Erasmo Carlos), “Chegando de mansinho” (Dominguinhos and Anastácia), “Repente” (Edu Lobo and Capinam), “Nonó” (Nélson Rufino), “João and Maria” (Chico Buarque and Sivuca), “Amazonas” (João Donato and Lysias Ênio), “Flash back” (Roberto Menescal and Ronaldo Bôscoli), “Cara beautiful” (Carlos Lyra), “Photography” (Tom Jobim).

In 1978, he recorded the LP “Que tudo mais vai pro inferno”, honoring the work of Roberto Carlos and Erasmo Carlos. He recorded the songs “How great is my love for you” (Roberto Carlos), in addition to “As curves on the road to Santos”, “Beyond the horizon”, “Rainy day”, “Olha”, “Cavalgada” , “Proposta”, “Underneath the curls of your hair”, “A cigana”, “O divan”, “If you think” and the title track, partnerships between the two composers.

In 1980, he released the LP “With sugar, with affection”, recording the compositions of Chico Buarque “A Rita”, “Onde é que você estar”, “Ela desatinou” “Trocando em kids” (w/ Francis Hime), “ What will it be (À flor da pele)”, “Baioque”, “Duet”, “He who says yes wins in life” (with Ruy Guerra), “Samba and love”, “Homage to the malandro”, “Eyes in the eyes ” and “Mambembe”.

The following year, he recorded the LP “Romance Popular”, containing Fausto Nilo’s songs “Amor nas Estrelas” (w/ Roberto de Carvalho), “Laranja da China” (w/ Fagner), “Bloco do Pleasure” (w/ Moraes Moreira), “Popular Romance” (with Stélio do Vale and Xico Chaves) and “Brazilian Light” (with Nonato Luis), in addition to his partnership with Fagner and Fausto Nilo “Cli-Clé-Cló” and the songs “ Beautiful girl” (Geraldo Azevedo and Capinam), “Be my sky” (Robertinho do Recife and Capinam), “By a close call” (Clodô, Climério and Clésio), “Translate” (Fagner and Ferreira Gullar) and “ Sailor” (Fernando Falcão and Fausto), with emphasis on “Penas do tie” (folklore – adpt. Fagner).

In 1982, he released the LP “Nasci para bailar”, with arrangements by João Donato and Antonio Adolfo. In the repertoire, the title track (João Donato and Paulo André), “Pede passage” (Sidney Miller), “Luz do sol” (Caetano Veloso), “Curative wonder” (Miltinho and Kledir Ramil), “I'm with the devil in the body” (Sivuca and Paulinho Tapajós), “Questão de tempo” (Kleiton Ramil), “Black mantle” (Élton Medeiros and Antônio Valente), “Open cages” (João Donato and Martinho da Vila), “Caso do chance” ( David Tygel), “Penar” (Antonio Adolfo and Paulinho Tapajós) and “A Primeira Sentence” (Túlio Mourão), in addition to Chico Buarque’s versions of “Supunha” and “Imagina Só” for Sílvio Rodrigues’ songs “Supon” and “ Imagine”.

In 1983, he recorded the LP “Meu samba encabulado”, recording the songs “Meu cantar” (Noca da Portela and Joel Menezes), “14 anos” (Paulinho da Viola), “Relembrando” (Luiz Carlos da Vila), “De from bad to worse” (Pixinguinha and Hermínio Bello de Carvalho), “There is music in the air” (Dona Ivone Lara and Délcio Carvalho), “Me and the breeze” (Johnny Alf), “What will the year 2000 be like?” (Padeirinho), “This is Brazil” (José Maria de Abreu and Luís Peixoto), “Blue Background” (Nelson Sargento), “Firuliu” (Teca Calazans), “Brasileirinho” (João Pernambuco and José Leal) and “When I miss squeezing” (Jayme Florence and Leonel Azevedo). She also participated in the Pixinguinha Project, accompanied by the Camerata Carioca ensemble, when concerts were presented in the cities of Niterói, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador and Brasília, recording the public record in the entire history of the project.

In 1984, he released the LP “Abraços e beijinhos e affections sem ter fim…”, with the participation of César Camargo Mariano, as arranger and pianist. In the repertoire, Tom Jobim's songs "Outra vez", "Eu need you" (w/ Aloysio de Oliveira), "Because of you" (w/ Dolores Duran), "Mágoa" (w/ Marino Pinto), “This look of yours”, “Wave” and “Caminhos crossed”, in addition to “You and I” and “You know”, both by Carlos Lyra and Vinicius de Moraes, “Lá vem você” and “Até quem saber”, both by João Donato and Lysias Ênio, “Sublime Torture” (Bororó) and “Telefone” (Roberto Menescal and Ronaldo Bôscoli).

In 1985, with Roberto Menescal, his friend from the beginning of bossa nova, he released the LP “Um cantinho, um viola”, containing “Transparências” (Roberto Menescal and Abel Silva), “Blulus” (Roberto Menescal and Xico Chaves), “The thing is to love” (Carlos Lyra and Dolores Duran), “Tristeza de nos dois” (Durval Ferreira, Maurício Einhorn and Bebeto), “Sabor a mi” (Álvaro Carrilho), “Da cor do sin” (Bororó), “Resignação” (Geraldo Pereira and Arnô Provenzano), “Vestígios” (Marcos Valle and Paulo Sergio Valle), “There will never be another you” (Mack Gordon and HarryWarren), “With me it's like this” (Luiz Bittencourt and José Menezes) , “Mentiras” (João Donato and Lysias Ênio) and “Musical Inclinations” (Geraldo Azevedo and Renato Rocha).

In 1986, she recorded, in Japan, where she was always greatly admired, the CD “Girl from Ipanema”, the first album by a Brazilian artist on this medium. In the repertoire, the songs by Tom Jobim “Girl from Ipanema”, “A happiness”, “Chega de saudade” and “Água de Drink”, all with Vinicius de Moraes, “Meditação”, “Samba de uma nota só” and “ Desafinado", all with Newton Mendonça, "Wave", "Corcovado", "Águas de Março" and "Samba do Avião", in addition to "O Barquinho" (Roberto Menescal and Ronaldo Bôscoli), "Manhã de Carnaval" (Luiz Bonfá and Antônio Maria), “Berimbau” (Baden Powell and Vinicius de Moraes), “You and I” (Carlos Lyra and Vinicius de Moraes) and “What will be” (Chico Buarque).

In 1987, he released the LP “Meus Sosão Dourados”, containing classics of North American music, in versions written by Brazilian authors. In the repertoire, the versions of his authorship “A dream of summer” (“Moonlight serenade”, by Miller and Parish), “Beyond the rainbow” (“Over the rainbow”, by Arlen-Harburg), “Embrace me” (“Embraceable you,” by George and Ira Gershwin) and “How are you?” ("What's new", by Haggart-Burke), and the versions "I like more of Rio" ("How about you", by Lane and Freed), by Pacífico Mascarenhas, "Garoto taken" ("Lullaby of birdland", by Shearing and Foster), by Carlos Colla, “Milagre” (“Misty”, by Garner and Burke), by Ronaldo Bôscoli, “Bobagens de amor” (“Tea for two”, by Youmans and Caesar), by Paulo Sérgio Valle , “Jamais” (“The boy next door”, by Martin and Blane), by Fátima Guedes, “Aqui no meu bar” (“As time goes by”, by Hupfeld), by Edmundo Souto, and “Coisas que reminds you ” (“These foolishing things”, by Stracey. Marvell and Link), by Aloysio de Oliveira.

In 1989, he released the LP “My foolish heart”, continuing the theme of the previous album. In the repertoire, “Maravilha” (“Wonderful”, by George and Ira Gershwin), “Goodbye on the pier” (“My funny valentine”, by R.Rodgers and L.Hart), “But not for me” (“But not for me", by George and Ira Gershwin), "Only you" ("Night and day", by Cole Porter), "Where or when", by R.Rodgers and L.Hart) and " Saudade hit me” (“Sentimental journey”, by B.Gree, L.Brown and B.Homer), all of his authorship, and the versions signed by Nélson Motta “Cartas de amor” (“Love letters”, by E .Heyman and V.Youngrs), “Dream” (“Dream”, by J.Mercer), “What if later” (“Tenderly”, by J.Lawrence and W.Gross), “Rest heart” (“My foolish heart”, by N.Washington and V.Young), “Pleno Verão” (“Summertime”, by George Gershwin, Ira Gershwin and D.B.Heyword), “Fumaça nos Olhos” (“Smoke gets in your eyes”, by J. Kern and O.Harbach), “Without wanting” (“Youll never know”, by M.Gordon and H.Warren) and “A kiss” (“Kiss”, by H.Gillespie and L.Newman), in addition to the version by Zé Rodrix “Alguém que look por mim” (“Someone to watch over me”, by George and Ira Gershwin).

Considered “the muse of bossa nova”, she was linked to other musical movements, such as tropicalism, having been responsible, throughout her career, for launching several new composers and for rescuing other veterans, carrying out a mapping of Brazilian popular music and standing out for the excellence of its repertoire.

She passed away on June 7, 1989.

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Um comentário:

  1. Quero deixar por aqui a minha gratidão, por nos disponibilizar através de sua rica página, excelentes e maravilhosas raridades que nos faz voltar no tempo! Valeu! Parabéns...

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