quinta-feira, 29 de junho de 2023

Banda Metalurgica 1982

Em alguns momentos do que é debatido no atual momento da música brasileira, parece nunca antes ter havido música independente. Esse tabu é quebrado, dentre outras, com as produções da Vanguarda Paulistana, de Itamar (Assumpação), Arrigo (Barnabé), Língua de Trapo, etc., além do “instrumental operário” da Banda Metalurgia. Com espírito e formação de ‘Bernô City”, vulgo São Bernardo do Campo – região metropoliatana de São Paulo -, a Banda Metalurgia representou muito bem a música independente brasileira, numa época em que as grandes gravadoras estavam de olho somente nas composições do BRock.

Os tais “metalúrgicos”: Marcelo Munari (guitarra), Leão (piano), Edu (baixo), Claudinho (bateria), Lino Simão (sax e flauta), Bocato (trombone), Nonô (trompete), Faria (flugelhorn), Jacaré (saxofone) e Da Júlia (saxofone) se destacam pela riqueza de sua música. Uma mistura potente de música brasileira, latina e jazz rock permeia o disco, trazendo referências experiemtais de Arrigo e Itamar e somando-a aos improvisos e temas livres do jazz. Esse disco, homônimo e lançado em 1982 é o único da banda, que em seu nome homenageia a capital dos metalúrgicos brasileiros.
Texto: Boca Fechada


At times of what is debated in the current moment of Brazilian music, it never seems to have been independent music before. This taboo is broken, among others, with the productions of the Vanguard Paulistana, from Itamar (AssumPação), Arrigo (Barnabas), Trapo Language, etc., besides the “instrumental worker” of the band Metalurgia. With spirit and formation of ‘Bernô City”, aka São Bernardo do Campo -Metropolitan Region of São Paulo -the band Metallurgia represented very well the Brazilian independent music, at a time when the great record labels were keeping an eye on Brock compositions.

Such “metallurgists”: Marcelo Munari (guitar), lion (piano), Edu (bass), Claudinho (drums), Lino Simão (sax and flute), bocato (thrombone), nononi (trumpet), Faria (Flugelho), Jacaré (Saxophone) and Julia (Saxophone) stand out for the richness of their music. A powerful mix of Brazilian music, Latin and Jazz Rock permeates the album, bringing experimental references from Arrigo and Itamar and adding it to the jazz free and free themes. This album, namedly and released in 1982 is the only one of the band, which in his name honors the capital of Brazilian metallurgists.

Text: Mouth Closed

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