quinta-feira, 4 de abril de 2024

Claudio Nucci - 10 Dsicos

Data de nascimento
9/6/1956

Cantor. Compositor. Violonista. Produtor musical.

Sua relação com a música começou em 1967, como integrante de um grupo musical orientado pelo professor Reinaldo Leanza, no Colégio Culto à Ciência (SP). No ano seguinte, representou sua escola em um festival estudantil de música, obtendo o primeiro lugar com a marcha-rancho de sua autoria “Samba, flor, cabrocha e amor”. Nos anos seguintes, dedicou-se ao estudo de violão.

Em 1971, mudou-se para o Rio de Janeiro, cursando, com Mu Carvalho, Lobão, Zé Renato, Cláudio Infante e Zé Luís Oliveira, entre outros, o segundo grau no Colégio Rio de Janeiro.

Entre 1972 e 1975, participou dos festivais promovidos pelo colégio, vencendo dois deles. Com um grupo de colegas da escola, viajou para Miami (EUA), apresentando-se em shows nesta cidade durante um mês. Freqüentou, na Pró-Arte, os cursos da professora Felícia Wang (teoria musical e percepção) e do professor Luíta (violão popular).

Iniciou sua carreira profissional em 1976, com o show “Pensamento de momento”, acompanhado do Pessoal Levanta, grupo formado por Mu Carvalho (teclados), Fernando Barroso (violão e voz) e Zé Luís Oliveira (flauta), com composições próprias, sendo o roteiro e direção de Mauro Assumpção. O show foi realizado inicialmente na Aliança Francesa e, em seguida, acrescido da participação de Cláudio Infante (percussão), no Teatro Santa Rosa (RJ). Ainda nesse ano, teve registrada pela primeira vez uma canção de sua autoria, “Sapato velho” (com Mu Carvalho e Paulinho Tapajós), gravada pelo Quarteto em Cy.

De 1977 a 1979, fez parte, juntamente com Mario Adnet, Zé Luís Oliveira, Paulinho Soledade, Cláudio Infante, Márcio Resende e Ricardo Mará (Tetê), do grupo Semente, com o qual se apresentou em shows no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Paralelamente ao trabalho com este conjunto, formou, em 1978, com Zé Renato, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, do qual fez parte até 1980.

Em 1979, sua carreira de compositor ganhou destaque com a gravação de suas músicas “Toada” (com Zé Renato e Juca Filho) e “Quem tem a viola” (com Zé Renato, Xico Chaves e Juca Filho), faixas do primeiro LP do Boca Livre. Ainda nesse ano, o grupo Roupa Nova relançou, com grande sucesso, sua canção “Sapato velho” (com Mu Carvalho e Paulinho Tapajós).

Em 1980, desligando-se do Boca Livre, partiu para a carreira individual, gravando seu primeiro disco solo, um compacto simples contendo suas canções “Quero quero” (com Mauro Assumpção) e “Acontecência” (com Juca Filho).

No ano seguinte, gravou seu primeiro LP, “Clsudio Nucci”, lançado pela EMI-Odeon. Participou, ainda, do Projeto Pixinguinha, ao lado de Nana Caymmi e João Bosco.

Em 1982, teve seu LP lançado em Lisboa (Portugal) e apresentou-se em temporada de shows no Algarves (Portugal). Atuou ainda, como músico, com Nana Caymmi, e participou, ao lado de Danilo Caymmi, de um espetáculo realizado no Teatro Paiol, em Curitiba. Nesse mesmo ano, sua música “Meu silêncio” (c/ Luís Fernando Gonçalves), gravada por Nana Caymmi no disco “Mudança dos ventos”, fez parte do repertório do show de Simone realizado no Canecão (RJ).

Em 1983, a EMI-Odeon lançou “Volta e vai”, segundo LP de sua carreira solo. Atuou, também, como produtor musical do disco “E a gente nem deu nome”, de Nana Caymmi, e teve sua música “Aventureiro”, em versão de Regina Werneck para a língua inglesa, gravada por César Camargo Mariano e Debby McGlendon, em Los Angeles (Califórnia, EUA).

Participou, em 1984, do disco e especial infantil de televisão “Casa de brinquedos”, de Toquinho e Vinicius de Moraes, e gravou seu terceiro LP, “Melhor de Três”. Em seguida, formou, com Zé Renato, a dupla Claudio Nucci & Zé Renato, atuando com o parceiro até 1986. Neste ano, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista se juntaram à dupla, formando a banda Zil.

Em 1987, retomou sua carreira individual, apresentando-se no SOB’s, em Nova York (EUA), e participou, como compositor, cantor e diretor musical, das peças “Amizade de rua” e “Estúdio Nagasaki”, de Hamilton Vaz Pereira. Atuou, ainda, na produção e gravação do disco da banda Zil, lançado pela Continental no ano seguinte.

Em 1988, apresentou-se em shows individuais e com outros artistas como Flávio Venturini, Marcos Viana, Túlio Mourão, Luli e Lucina, Nilson Chaves, Marco André, Eudes Fraga e Dudu Falcão, entre outros.

Em 1990, sua canção “Song for a rainforest” (c/ Zé Renato), incluída no CD da banda Zil, lançado no mercado norte-americano, foi destaque em execução durante duas semanas, segundo a revista especializada Billboard.

No ano seguinte, iniciou um trabalho didático-musical na Escola Parque (RJ), atuando durante quatro anos na criação e execução de projetos de musicalização para crianças e adolescentes. Participou, também, do disco de Iuri Popov, lançado pela Leblon Records.

Em 1992, gravou duas faixas do songbook de Dorival Caymmi, produzido por Almir Chediak. Atuou, ainda, em shows, ao lado de Ithamara Koorax, e participou do CD “Simples e absurdo”, de Guinga e Aldir Blanc, lançado pela gravadora Velas.

Em 1993, participou dos discos de Robertinho Brant e Torrinho e gravou a faixa “Chorado”, de Guinga, no CD “Brasileiro”, de Sérgio Mendes, disco premiado com o Grammy na categoria World music” desse ano. Atuou, ainda, no CD “No Tom da Mangueira”, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, ao lado de Tom Jobim, Cartola, Carlos Cachaça e Paulinho da Viola, entre outros.

Gravou, em 1994, no CD de Eudes Fraga, apresentando-se, com esse artista, nas cidades de Fortaleza e Belém, e ainda em temporada solo no Teatro Rival (RJ). Ministrou, também, workshop no Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam).

Em 1995, participou, com Clara Sandroni, do songbook de Ary Barroso, indicado para o Prêmio Sharp como melhor disco na categoria MPB. Atuou, ainda, ao lado de Eliana Printes, no Projeto Pixinguinha, em shows pelo Sul do país. Gravou, ao lado do grupo vocal mineiro Nós e Voz, o CD “Ê boi”, indicado para o Prêmio Sharp, como Melhor Cantor e Melhor Disco, na categoria regional.

No ano seguinte, participou do Iº Encontro de Gravadoras e Artistas Independentes (Engai). Em seguida, apresentou-se, pelos projetos “Menu cultural”, da Secretaria Municipal de Cultura, e “Happy hour”, do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em shows realizados em diversas cidades do país. Desenvolveu o Projeto Gravando, constituído de workshops sobre produção musical e gravação de disco, na Universidade Gama Filho (RJ).

Participou, em 1998, do disco “Boca Livre, 20 anos, convida”, apresentando-se, com o grupo, no Teatro Rival (RJ) e no Palace (SP). Finalizou, ainda, o CD instrumental “Rio”, em parceria com Márcio Resende e Alexandre Carvalho, com participação dos músicos Marcelo Martins, Proveta, Jorge Hélder, Jorjão e Tutty Moreno, entre outros.

Como compositor, teve canções gravadas por Nana Caymmi, Emílio Santiago, Roupa Nova, César Camargo Mariano, Zizi Possi, Mario Adnet, Simone, Cauby Peixoto, Quarteto em Cy, Joyce, Pery Ribeiro e Olívia Hime, entre outros. Como intérprete, contou com arranjos musicais de Dori Caymmi, Jaques Morelenbaum, Gilson Peranzzetta, Wagner Tiso, Eduardo Souto Neto, César Camargo Mariano e Paulo Bellinati.

Em 1999, gravou o CD “Casa da lua cheia”, com participação de Guinga, Paulinho Moska e Paulo Bellinati, entre outros. Neste disco, gravou pela primeira vez suas canções “Sapato Velho” (com Mú Carvalho e Paulinho Tapajós) e “Toada” (c/ Zé Renato e Juca Filho), já lançadas em discos de outros artistas.

Em 2000, paralelamente à sua atuação como artista solista, voltou a integrar o conjunto Boca Livre, no lugar de Zé Renato.

Lançou, em 2004, o CD “Ao mestre, com carinho”, contendo exclusivamente canções de Dorival Caymmi, em tributo ao 90º aniversário do compositor baiano.

Em 2012, participou, ao lado de Renato Braz e dos grupos Boca Livre e Cobra Coral, do espetáculo musical “Semente”, concebido e dirigido por Cáudia Brandão e Marcio Borges. Com arranjos assinados por Wagner Tiso, Maurício Maestro e Túlio Mourão, o espetáculo contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do Maestro Marcelo Ramos, da Companhia de Dança Palácio das Artes, de Helena Borges e do Coral Infanto-Juvenil Palácio das Artes.

Em 2013, apresentou-se no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”.



Date of birth
6/9/1956

Singer. Composer. Guitarist. Musical productor.

His relationship with music began in 1967, as a member of a musical group guided by Professor Reinaldo Leanza, at Colégio Culto à Ciência (SP). In the following year, he represented his school in a student music festival, winning first place with the march-rancho of his own authorship “Samba, flor, cabocha e amor”. In the following years, he devoted himself to studying the guitar.

In 1971, he moved to Rio de Janeiro, attending high school with Mu Carvalho, Lobão, Zé Renato, Cláudio Infante and Zé Luís Oliveira, among others, at Colégio Rio de Janeiro.

Between 1972 and 1975, he participated in festivals promoted by the college, winning two of them. With a group of schoolmates, he traveled to Miami (USA), performing in concerts in that city for a month. He attended, at Pró-Arte, courses given by Professor Felícia Wang (musical theory and perception) and Professor Luíta (popular guitar).

He began his professional career in 1976, with the show “Pensamento de momento”, accompanied by Equipe Leva, a group formed by Mu Carvalho (keyboards), Fernando Barroso (guitar and voice) and Zé Luís Oliveira (flute), with his own compositions, being script and direction by Mauro Assumpção. The show was initially held at the French Alliance and then added to the participation of Cláudio Infante (percussion) at the Santa Rosa Theater (RJ). That same year, a song of his own was recorded for the first time, “Sapato Velho” (with Mu Carvalho and Paulinho Tapajós), recorded by the Quarteto em Cy.

From 1977 to 1979, he was part, along with Mario Adnet, Zé Luís Oliveira, Paulinho Soledade, Cláudio Infante, Márcio Resende and Ricardo Mará (Tetê), of the Semente group, with which he performed in shows in Rio de Janeiro and Belo Horizonte. Horizon. Parallel to his work with this group, he formed, in 1978, with Zé Renato, David Tygel and Maurício Maestro, the vocal and instrumental quartet Boca Livre, of which he was a member until 1980.

In 1979, his career as a composer gained prominence with the recording of his songs “Toada” (with Zé Renato and Juca Filho) and “Quem tem a viola” (with Zé Renato, Xico Chaves and Juca Filho), tracks from the first LP of Free mouth. That same year, the group Camisa Nova re-released, with great success, their song “Sapato Velho” (featuring Mu Carvalho and Paulinho Tapajós).

In 1980, leaving Boca Livre, he embarked on an individual career, recording his first solo album, a simple compact containing his songs “Quero Quero” (with Mauro Assumpção) and “Acontecência” (with Juca Filho).

The following year, he recorded his first LP, “Clsudio Nucci”, released by EMI-Odeon. He also participated in the Pixinguinha Project, alongside Nana Caymmi and João Bosco.

In 1982, he had his LP released in Lisbon (Portugal) and performed in concerts in the Algarves (Portugal). He also acted, as a musician, with Nana Caymmi, and participated, alongside Danilo Caymmi, in a show held at Teatro Paiol, in Curitiba. That same year, his song “Meu Silence” (with Luís Fernando Gonçalves), recorded by Nana Caymmi on the album “Mudança dos ventos”, was part of the repertoire of Simone's show held in Canecão (RJ).

In 1983, EMI-Odeon released “Volta e vai”, the second LP of his solo career. He also acted as music producer for the album “E a gente nem nome”, by Nana Caymmi, and had his song “Aventureiro”, in a version by Regina Werneck for the English language, recorded by César Camargo Mariano and Debby McGlendon, in Los Angeles (California, USA).

In 1984, he participated in the album and children's television special “Casa de Toys”, by Toquinho and Vinicius de Moraes, and recorded his third LP, “Melhor de Três”. He then formed, with Zé Renato, the duo Claudio Nucci & Zé Renato, working with his partner until 1986. This year, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira and João Batista joined the duo, forming the band Zil .

In 1987, he resumed his individual career, performing at SOB's, in New York (USA), and participated, as a composer, singer and musical director, in the plays "Amizade de rua" and "Estúdio Nagasaki", by Hamilton Vaz Pereira. He also acted in the production and recording of the album by the band Zil, released by Continental the following year.

In 1988, he performed in individual shows and with other artists such as Flávio Venturini, Marcos Viana, Túlio Mourão, Luli e Lucina, Nilson Chaves, Marco André, Eudes Fraga and Dudu Falcão, among others.

In 1990, his song “Song for a rainforest” (w/ Zé Renato), included on the CD by the band Zil, released in the North American market, was highlighted in execution for two weeks, according to the specialized magazine Billboard.

In the following year, he started a musical-didactic work at Escola Parque (RJ), working for four years in the creation and execution of musicalization projects for children and adolescents. He also participated in Iuri Popov's album, released by Leblon Records.

In 1992, he recorded two tracks from the Dorival Caymmi songbook, produced by Almir Chediak. She also performed in concerts, alongside Ithamara Koorax, and participated in the CD “Simples e absurd”, by Guinga and Aldir Blanc, released by the Velas label.

In 1993, she participated in the albums of Robertinho Brant and Torrinho and recorded the track “Chorado”, by Guinga, on the CD “Brasileiro”, by Sérgio Mendes, a Grammy-winning album in the “World music” category that year. She also acted on the CD “No Tom da Mangueira”, produced by Hermínio Bello de Carvalho, alongside Tom Jobim, Cartola, Carlos Cachaça and Paulinho da Viola, among others.

In 1994, she recorded on Eudes Fraga's CD, performing with this artist in the cities of Fortaleza and Belém, and also in a solo season at Teatro Rival (RJ). She also taught a workshop at the Ian Guest Musical Improvement Course (Cigam).

In 1995, she participated, with Clara Sandroni, in Ary Barroso's songbook, nominated for the Sharp Prize as best album in the MPB category. She also acted alongside Eliana Printes, in Projeto Pixinguinha, in shows in the south of the country. He recorded, alongside the Minas Gerais vocal group Nós e Voz, the CD “Ê boi”, nominated for the Sharp Award, as Best Singer and Best Album, in the regional category.

The following year, he participated in the 1st Meeting of Independent Record Companies and Artists (Engai). Then, he performed, through the projects “Menu cultural”, from the Municipal Secretariat of Culture, and “Happy hour”, from the Science and Culture Forum of the Federal University of Rio de Janeiro, in shows held in several cities in the country. She developed the Gravando Project, consisting of workshops on music production and disc recording, at Universidade Gama Filho (RJ).

In 1998, he participated in the album “Boca Livre, 20 anos, chama”, performing with the group at Teatro Rival (RJ) and at the Palace (SP). He also finished the instrumental CD “Rio”, in partnership with Márcio Resende and Alexandre Carvalho, with the participation of musicians Marcelo Martins, Proveta, Jorge Hélder, Jorjão and Tutty Moreno, among others.

As a composer, he had songs recorded by Nana Caymmi, Emílio Santiago, Camisa Nova, César Camargo Mariano, Zizi Possi, Mario Adnet, Simone, Cauby Peixoto, Quarteto em Cy, Joyce, Pery Ribeiro and Olívia Hime, among others. As a performer, he featured musical arrangements by Dori Caymmi, Jaques Morelenbaum, Gilson Peranzzetta, Wagner Tiso, Eduardo Souto Neto, César Camargo Mariano and Paulo Bellinati.

In 1999, he recorded the CD “Casa da Lua Cheva”, with the participation of Guinga, Paulinho Moska and Paulo Bellinati, among others. On this album, he recorded for the first time his songs “Sapato Velho” (with Mú Carvalho and Paulinho Tapajós) and “Toada” (with Zé Renato and Juca Filho), already released on albums by other artists.

In 2000, parallel to his work as a solo artist, he returned to join the Boca Livre ensemble, replacing Zé Renato.

In 2004, he released the CD “Ao mestre, com affection”, containing exclusively songs by Dorival Caymmi, in tribute to the 90th anniversary of the composer from Bahia.

In 2012, he participated, alongside Renato Braz and the groups Boca Livre and Cobra Coral, in the musical show “Semente”, conceived and directed by Cáudia Brandão and Marcio Borges. With arrangements signed by Wagner Tiso, Maurício Maestro and Túlio Mourão, the show had the participation of the Minas Gerais Symphony Orchestra, conducted by Maestro Marcelo Ramos, Companhia de Dança Palácio das Artes, Helena Borges and the Coral Infanto- Youth Palace of Arts.

In 2013, he performed at Espaço Vizta (RJ), for the project “Bossa, jazz and much more”.

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