O DIA EM QUE O TIO SAM BOTOU BEBOP COM O SAMBA, pegou no tamborim, no pandeiro e na zabumba e entendeu que o samba não é rumba
Dizzy Gillespie é uma lenda do jazz norte-americano, um dos criadores do bebop e deixou canções momoráveis como ‘Salt peanuts’ e ‘A night in Tunisia’.
Durante uma de suas passagens pelo Brasil, Dizzy tinha a idéia de gravar um disco com uma bateria de Escola de Samba, mas diante dificuldades de colocar essa turma toda num estúdio, optou por uma banda que tocasse o ritmo. A escolha foi acertada, Dizzy gravou o disco com o Trio Mocotó.
Depois de três dias no Estúdio Eldorado, João Parahyba (percussão), Nereu Gargalho (pandeiro) e Fritz Escovão (cuíca) puderam se gabar por ter tocado com o pai do bebop. Mas não por muito tempo, porque as gravações jamais viram a luz do dia. Dizzy voltou para casa com todo material embaixo do braço e perdeu as masters.
Toda essa história já havia virado lenda do mercado brasileiro. Haviam testemunhas oculares, mas prova nenhuma dessas gravações. Até que um velho amigo de Dizzy, o produtor suíço Jacques Muyal, da LaserSwing Productions, encontrou o material e resolveu lançá-lo em disco.
Rezava a lenda que Dizzy fazia sessões intermináveis de meditação no chão do estúdio e que Parahyba havia se re-encontrado com Dizzy num festival de jazz em Estocolmo e o trumpetista não se lembrava das gravações.
Essas gravações, que além do Trio Mocotó, também contaram com a guitarra de Al Gafa, o baixo de Earl May, a bateria de Mickey Roker e os vocais de Mary Stallings em 'Evil gal Blues', dueto com Dizzy.
O disco abre com ‘Samba’ que pode lembrar um pouco o velho clássico samba-rock, ‘Coqueiro verde’, tem uma levada sensacional que seria impossível sem o suingue do Trio Mocotó. Além de seguir uma linha iniciada com ‘Winter samba’ que havia sido gravada em 1966.
A faixa seguinte começa com um inconfundível grito de guerra do Trio Mocotó “vamô s’imbora uau!”, ‘The truth’ (‘a verdade’ em inglês). Pois o álbum perdido de Dizzy Gillespie com o Trio Mocotó é mesmo verdade... ‘Dizzy’s shout (Brazilian improvisation) é bossa nova com Dizzy no trumpete – e o nome já diz tudo.
‘Behind the moonbean’ é composição do guitarrista Al Gafa, mas não passa de uma bela colagem de vários riffs da música brasileira. Será que é o primeiro mash-up de que se tem notícia? Talvez não...
A última faixa é uma pérola que tem toda a malemolência de Parahyba, Gargalo e Escovão, que brilha com seus solos de cuíca endiabrada duelando com o trumpete “Gillerspiano”. Putaqueospariram!!! Anos depois, Dizzy gravaria o disco ‘Dizzy’s Party’, em 1976, com o percussionista brasileiro Paulinho da Costa, que também fez um maravilhoso solo de cuíca. Mas essa faixa ‘Rocking with Trio Mocotó’, é um manifesto da cuíca no jazz norte-americano.
THE DAY UNCLE SAM PUT BEBOP TOGETHER WITH SAMBA, picked up the tamborim, the pandeiro, and the zabumba, and understood that samba is not rumba
Dizzy Gillespie is a legend of American jazz, one of the creators of bebop, and left behind memorable songs like Salt Peanuts and A Night in Tunisia.
During one of his trips to Brazil, Dizzy had the idea of recording an album with a samba school’s percussion section. However, faced with the difficulty of fitting all those musicians into a studio, he opted for a band that could play the rhythm instead. It was a great choice—Dizzy recorded the album with Trio Mocotó.
After three days at Estúdio Eldorado, João Parahyba (percussion), Nereu Gargalho (pandeiro), and Fritz Escovão (cuíca) could boast about having played with the father of bebop. But not for long, because the recordings never saw the light of day. Dizzy went back home with all the material under his arm—and lost the master tapes.
This whole story had already become a legend in the Brazilian music industry. There were eyewitnesses, but no actual proof of the recordings. That is, until an old friend of Dizzy, the Swiss producer Jacques Muyal from LaserSwing Productions, found the material and decided to release it as an album.
According to legend, Dizzy would have endless meditation sessions on the studio floor, and Parahyba had reunited with him at a jazz festival in Stockholm—where the trumpeter did not even remember the recordings.
These recordings, besides featuring Trio Mocotó, also included Al Gafa on guitar, Earl May on bass, Mickey Roker on drums, and Mary Stallings on vocals in Evil Gal Blues, a duet with Dizzy.
The album opens with Samba, which might remind listeners of the classic samba-rock Coqueiro Verde, featuring an amazing groove that would be impossible without Trio Mocotó’s swing. It follows a style first introduced with Winter Samba, recorded back in 1966.
The next track begins with Trio Mocotó’s unmistakable war cry: “Vamô s’imbora uau!”—The Truth. And yes, the lost album of Dizzy Gillespie with Trio Mocotó is real... Dizzy’s Shout (Brazilian Improvisation) is pure bossa nova with Dizzy on trumpet—the title says it all.
Behind the Moonbeam is a composition by guitarist Al Gafa, but it’s really a beautiful collage of various riffs from Brazilian music. Could this be the first-ever mash-up? Maybe not...
The final track is a true gem, showcasing all the swagger of Parahyba, Gargalho, and Escovão—who shines with his wicked cuíca solos, dueling against Dizzy’s “Gillerspiano” trumpet. Putaqueospariram!!!
Years later, in 1976, Dizzy would record the album Dizzy’s Party with Brazilian percussionist Paulinho da Costa, who also delivered a stunning cuíca solo. But this track, Rocking with Trio Mocotó, is a true manifesto of the cuíca in American jazz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário