Em meados dos anos 1950, quando o Brasil vivia uma efervescência cultural, um grupo de músicos virtuosos se reuniu para reinventar o som das gafieiras. Assim nasceram dois álbuns históricos: Turma da Gafieira (1956) e Samba em HI-FI – Turma da Gafieira (1957).
O primeiro disco apresentou ao público um time de mestres: Altamiro Carrilho (flauta), Zé Bodega (sax), Raul de Souza (trombone), Jorge Marinho (baixo), Édison Machado (bateria), Nestor (guitarra), Britinho e Paulinho (piano), Santos (trompete) e Sivuca (acordeon). O resultado foi uma fusão contagiante de samba tradicional com arranjos ousados e improvisação.
Já em 1957, com o álbum Samba em HI-FI, a ousadia foi ainda maior. A formação incluiu nomes como Cipó (sax), Altamiro Carrilho, Baden Powell (violão), Sivuca e Édison Machado, além de outros convidados. O disco trouxe releituras de clássicos como Maracangalha (Dorival Caymmi), Vai Com Jeito (João de Barro) e Não Diga Não (Tito Madi/Georges Henry). Foi esse trabalho que entrou para a história como o primeiro álbum de samba-jazz, um marco definitivo da música instrumental brasileira.
Combinando a cadência irresistível do samba com a liberdade criativa do jazz, a Turma da Gafieira abriu caminho para uma geração de músicos que transformaria o cenário musical do país. Mais que discos, são registros atemporais de uma revolução sonora que segue influenciando artistas até hoje.
Turma da Gafieira: the genesis of samba-jazz
In the mid-1950s, during a period of cultural effervescence in Brazil, a group of brilliant musicians came together to reinvent the sound of the dancehalls. This encounter gave birth to two historic albums: Turma da Gafieira (1956) and Samba em HI-FI – Turma da Gafieira (1957).
The first record introduced a lineup of masters: Altamiro Carrilho (flute), Zé Bodega (sax), Raul de Souza (trombone), Jorge Marinho (bass), Édison Machado (drums), Nestor (guitar), Britinho and Paulinho (piano), Santos (trumpet) and Sivuca (accordion). The result was an infectious fusion of traditional samba with bold arrangements and improvisation.
In 1957, the second album Samba em HI-FI pushed the boundaries even further. The lineup featured musicians such as Cipó (sax), Altamiro Carrilho, Baden Powell (guitar), Sivuca and Édison Machado, among others. It included new interpretations of classics like Maracangalha (Dorival Caymmi), Vai Com Jeito (João de Barro) and Não Diga Não (Tito Madi/Georges Henry). This recording became known as the very first samba-jazz album, a landmark in Brazilian instrumental music.
By blending the irresistible swing of samba with the creative freedom of jazz, Turma da Gafieira paved the way for a new generation of musicians who would transform Brazil’s musical landscape. More than albums, these are timeless records of a sonic revolution that continues to inspire artists today.
LINK
LINK
Nenhum comentário:
Postar um comentário